A Importância da Matemática no Desenvolvimento da Criança na Educação Infantil / The Importance of Mathematics in Child Development in Early Childhood Education

Authors

  • Aywkslânia Nogueira de Souza Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)
  • Verônica Rejane Lima Teixeira Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC).

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v15i57.3257

Keywords:

Matemática, Infantil, Criança, Aprendizagem

Abstract

Resumo: O presente projeto tem como tema principal a ser abordado a importância da matemática na educação infantil, tendo como objetivos identificar os fatores que contribuem para essa aprendizagem e como as práticas lúdicas podem oferecer suporte para dinamizar e conscientizar dos benefícios de uma aprendizagem matemática. Para desenvolver esta pesquisa foi utilizada uma metodologia de caráter qualitativo com fontes de estudos bibliográficas, fundamentadas em autores que enfatizam a importância da aprendizagem matemática na educação infantil e em documentos que garantem os direitos de brincar da criança no âmbito escolar e em documentos como Referencial Curricular Nacional na Educação Infantil, A Lei de Diretrizes e Bases da Educação, Base Nacional Comum Curricular e Currículo de Pernambuco, com o intuito de aplicar uma visão aos educadores sobre a aprendizagem Matemática na Educação Infantil.

 Palavras chave: Matemática; Infantil; Criança; Aprendizagem.

 

 Abstract: This project has as at main theme the importance of mathematics in early childhood education, aiming to identify the factors that contribute to this learning and how playful practices can provide support to boost and raise awareness of the benefits of learning mathematics. To develop this research, a qualitative methodology was used with sources of bibliographical studies, based on authors who emphasize the importance of mathematics learning in early childhood education and on documents that guarantee the children's rights to play in the school environment and on documents such as Curriculum Reference National in Early Childhood Education, The Law of Guidelines and Bases of Education, Common National Curriculum Base and Curriculum of Pernambuco, with the aim of applying a vision to educators on the learning of Mathematics in Early Childhood Education.

Keywords: Mathematics; Children; Learning.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Aywkslânia Nogueira de Souza, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

1 Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC). ouzinhaaywkslania@gmail.com;

Verônica Rejane Lima Teixeira, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC).

2 Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC). veronica.teixeira@fachusc.com.

References

BRASIL. Ministério da educação e do desporto. Secretaria de educação fundamental. Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998.

. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Brasília: MEC, SEB, 2010.

. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Manual de orientação do professor. Brasília. MEC/ SEB, 2012.

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 1996.

Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017

PERNAMBUCO. Currículo da Educação Infantil. Secretaria de Estado de Educação. Recife, 2019.

D’AMBRÓSIO, U. Etnomatemática se ensina? BOLEMA, Rio Claro, n. 4, p. 13-16, 1988 FLICK, Uwe. Desenho da Pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009.

HALABAN, Sérgio; ZATZ, André e ZATZ, Sílva. Brinca Comigo! Editora Marco Zero: 2006

KISHIMOTO, TizucoMorchida. Jogo, brinquedo, brincadeiras e a educação. 4ª Ed. São Paulo, Editora Cortez: 2000.

OLIVEIRA, Zilma Ramos de Morais. Os primeiros passos da história da educação infantil no Brasil. In Educação Infantil: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, p.57- 70, 2002.

SMOLE, Kátia Cristina Stocco. A Matemática na Educação Infantil. A teoria das inteligências múltiplas na prática escolar. Porto Alegre, Editora Artes Médicas: 1996.

VIRGULINO, Carina Silvana. O ensino da matemática na educação infantil. Disponível em: .Acesso em: 14 out. de 2018.

Published

2021-10-31

Issue

Section

Comment