A Atuação do Pedagogo dentro do Ambiente Hospitalar: O Papel do Pedagogo além da Sala de Aula / The Performance of the Pedagogue within the Hospital Environment: The Role of the Pedagogue beyond the Classroom
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v15i57.3249Keywords:
Pedagogia, Atendimento Hospitalar, Saúde e EducaçãoAbstract
Resumo: A criança e o adolescente que permanecem hospitalizados por muito tempo, necessitam do acompanhamento de um pedagogo que atue no hospital em conjunto com outros profissionais de saúde, buscando garantir que o paciente melhore clinicamente, através de atividades desenvolvidas pelo pedagogo, como também continue a desenvolver a aprendizagem. Assim, o artigo se fundamenta na importância de desmistificar a ideia de que a atuação do pedagogo se limita apenas a sala de aula, sendo perceptível que há outros campos de atuação, como por exemplo, o ambiente hospitalar, foco da pesquisa. O objetivo do trabalho é analisar como o pedagogo pode atuar no campo hospitalar. A metodologia adotada para a realização do trabalho se deu através de uma pesquisa bibliográfica. Os resultados encontrados apontaram que a Pedagogia Hospitalar corresponde ao atendimento diferenciado cujo objetivo é dar continuidade ao ensino escolar dentro dos hospitais, em que é importante levar em consideração os conhecimentos que o paciente possui, continuando assim o trabalho que precisou ser interrompido devido á internação. Nesse contexto, o atendimento hospitalar aborda aspectos psicológicos e fisiológicos de cada paciente, em que se pretende elevar a autoestima deles, permitindo-lhes a oportunidade de continuar o processo ensino e aprendizagem mesmo diante do afastamento da escola. Diante do exposto, foi possível concluir que o atendimento hospitalar precisa ser ofertado como garantia dos direitos à saúde e educação, e por isso deve haver a preocupação em oferecer os meios para que o pedagogo hospitalar possa atuar de maneira responsável e tranquila. É válido ressaltar que este profissional carece ter capacidade e autonomia para elaborar suas atividades a partir da análise da realidade de cada paciente, a fim de criar planejamentos diferenciados que contemple a aprendizagem individual deles, levando em consideração as condições clínicas de cada um, faixa etária, ano escolar e seus saberes já adquiridos, buscando desta forma o melhor para o paciente, tanto na saúde como na educação.Palavras-Chave: Pedagogia; Atendimento Hospitalar; Saúde e Educação.
Abstract: Children and adolescents who remain hospitalized for a long time need to be monitored by an educator who works in the hospital together with other health professionals, seeking to ensure that the patient improves clinically, through activities developed by the educator, as well as continuing to develop the Learn. Thus, the article is based on the importance of demystifying the idea that the pedagogue's role is limited to the classroom, and it is noticeable that there are other fields of action, such as the hospital environment, which are the focus of the research. The objective of the work is to analyze how the pedagogue can act in the hospital field. The methodology adopted to carry out the work was through bibliographical research. The results showed that Hospital Pedagogy corresponds to differentiated care whose objective is to continue school education within hospitals, in which it is important to take into account the knowledge that the patient has, thus continuing the work that had to be interrupted due to hospitalization. In this context, hospital care addresses the psychological and physiological aspects of each patient, aiming to raise their self-esteem, allowing them the opportunity to continue the teaching and learning process even when they leave school. Given the above, it was possible to conclude that hospital care needs to be offered as a guarantee of the rights to health and education, and therefore there must be a concern to offer the means so that the hospital educator can act responsibly and calmly. It is worth noting that these professional lacks the capacity and autonomy to develop their activities based on the analysis of the reality of each patient, in order to create differentiated plans that include their individual learning, taking into account the clinical conditions of each one, age group, school year and their knowledge already acquired, thus seeking the best for the patient, both in health and in education.
Keywords: Pedagogy; Hospital Care; Health and Education.
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