O Olhar da Didática e o Ensino-Aprendizagem no Contexto Pedagógico / Didactics View and Teaching-Learning in the Pedagogical Context

Authors

  • Giselle Pupim Jorge Back Doutoranda pela Universidade Desarrollo Sustentable

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v15i58.3229

Keywords:

Palavras-chave, Didática – prática - formação

Abstract

Resumo: Alguns educadores e educandos estão descontentes com o atual sistema de ensino. Com as inúmeras transformações sociais a maneira de ensinar e aprender também foram modificando ao longo dos anos, assim tanto professores quanto alunos percebem algumas práticas pedagógicas como desatualizadas. Sabemos que as transformações são inevitáveis e necessárias, todavia o desafio fica estabelecido para os professores que necessitam adequar ensino, aprendizagem, tecnologias e sociedade às suas práticas diárias mudando ou reformulando sua didática. Dessa forma o presente artigo objetiva enfatizar a importância da didática, através de discussões acerca das linhas pedagógicas, da formação do professor e do papel da didática proporcionando reflexões que permitam novos olhares sobre o ensino-aprendizagem.  Mediante a esse contexto para lecionar é necessária formação didática? O domínio do conteúdo é mais importante para o desempenho do professor do que a didática? Apresenta-se um estudo de abordagem qualitativa através de uma pesquisa bibliográfica. Conclui-se, dessa forma, que como disciplina importante e fundamental a didática conduz o trabalho, unindo teoria e prática permitindo um processo de aprendizagem significativa.

Palavras-chave: Didática; prática; formação


Abstrat: Some educators and students are unhappy with the current education system. With the countless social changes, the way of teaching and learning have also changed over the years, so that both teachers and students perceive some pedagogical practices as outdated. We know that transformations are inevitable and necessary, however the challenge is established for teachers who need to adapt teaching, learning, technologies and society to their daily practices by changing or reformulating their didactics. Thus, this article aims to emphasize the importance of didactics, through discussions about pedagogical lines, teacher training and the role of didactics providing reflections that allow new perspectives on teaching-learning. Through this context, to teach is didactic training necessary? Is the mastery of content more important for teacher performance than didactics? A study with a qualitative approach is presented through a bibliographic search. It is concluded, therefore, that as an important and fundamental discipline, didactics conduct the work, uniting theory and practice allowing a meaningful learning process.

Keyword: Didactics - practice - training

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Giselle Pupim Jorge Back, Doutoranda pela Universidade Desarrollo Sustentable

Mestranda em educação

References

ALARCÃO, Isabel (Coord.). Formação reflexiva de professores: estratégias de supervisão. Porto: Porto Editora, 2005.

ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos em uma escola reflexiva.8 ed. São Paulo: Cortez, 2011.

BECKER, F. O que È construtivismo. IdÈias. S„o Paulo: FDE, n.20, p.87-93, 1993.

COLL, C.; MIRAS, M. A representação mútua professor/aluno e suas repercussões sobre o ensino e a aprendizagem. In COLL, C.; PALACIOS, J.; MARCHESI, A. (Orgs.). Desenvolvimento psicológico e educação:psicologia a educação, v.2. Porto Alegre: ArtMed. Tradução: Angélica Mello Alves. 1996.

DEW EY, John. Como Pensamos como se Relaciona o Pensamento Reflexivo com o Processo Educativo: uma reexposição. Tradução: Haydée Camargo Campos. 4. ed. São Paulo: Nacional, 1979a. Atualidades Pedagógicas, v. 2.

DEW EY, John. Democracia e Educação. Tradução de Godofredo Rangel e Anísio Teixeira. São Paulo: Nacional, 1979b. Atualidades Pedagógicas, vol. 21.

LANZ, Rudorf. Pedagogia Waldorf: caminhos para o ensino mais humano. 16ª ed. São Paulo: Antroposófica, 2016.

LIBÂNEO. José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1990.

LIBÂNEO, J. C.Didática:coleção magistério. São Paulo: Cortez, 1994.

MIZUKAMI, M. G. N. Ensino: as abordagens do processo. S„o Paulo: EPU, 1986.

MONTESSORI, Maria. Pedagogia científica: a descoberta da nova criança.São Paulo: Editora Flamboyant, 1965.

NÓVOA, A. (org). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1996.

OLIVEIRA-FORMOSINHO, J. Desenvolvimento Profissional dos Professores.

In FORMOSINHO, J. (Coord.) Formação de professores: Aprendizagem profissional e acção docente. Porto, Portugal: Ed. Porto, 2009.

PIMENTA, SELMA GARRIDO et al. A construção da didática no GT Didática–análise de seus referenciais.Revista Brasileira de Educação, v. 18, n. 52, 2013.

SAVIANI, D. Escola e democracia. 24. ed. S„o Paulo: Cortez, 1991.

SHÖN, Donald. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Published

2021-12-30

Issue

Section

Artigos