Práticas com o Profissional e Cuidador de Crianças Autistas / Practices with the Professional and Caregiver of Autistic Children
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v15i57.3207Keywords:
Treinamento, Transtorno Autístico, Fisioterapia, CuidadorAbstract
Resumo: A criança com Transtorno do Espectro Autístico (TEA) apresenta uma tríade caracterizada pela dificuldade e prejuízos qualitativos da comunicação verbal e não verbal, na interatividade social e na restrição do seu ciclo de atividades e interesses. O profissional tem uma grande importância na função de capacitar, instruir, supervisionar e orientar os cuidadores e familiares a realizar as atividades com as crianças com autismo. O objetivo deste estudo foi ensinar com aulas práticas voltadas para o desempenho neuropsicomotor a interação do profissional e cuidador com os autistas. O estudo foi composto por quatro etapas: (1) observação pré-intervenção; (2) elaboração dos materiais; (3) encontros para a implantação do treinamento; (4) interação do profissional e cuidador com os autistas. Após a interação proposta para os profissionais e cuidadores, foi possível observar o que pode ser modificado tanto no ambiente em que eles convivem com as crianças autistas quanto na prática do dia á dia. Pode-se concluir que a interação de uma equipe interdisciplinar, colabora para o maior e melhor desenvolvimento neuropsicomotor das crianças autistas, sendo estas como: motricidade fina, motricidade grossa, sensorial, coordenação, melhoria da deglutição, adaptação dessas crianças na sala de aula, melhoria quanto à marcha, equilíbrio, capacidade de concentração e comunicação.Downloads
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