A Educação como um Instrumento de Transformação Social à Luz da Teoria das Janelas Quebradas / Education as an Instrument of Social Transformation in Light of the Broken Windows Theory

Authors

  • Docília Evangelista d Freitas FATEC
  • Felipe Neris Torres de Sousa FATEC

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v15i57.3185

Keywords:

Pobreza, Criminalidade, Teoria das Janelas Quebradas, Educação Emancipatória

Abstract

Resumo: Este artigo resulta de reflexões teóricas sobre o papel da educação na transformação social. O objetivo principal se expõe na busca, sintética e mais abrangente de compreender a função da educação emancipatória como um instrumento de transformação social à luz da Teoria das Janelas quebradas. Tendo como objetivos específicos: analisar a pobreza e criminalidade na sociedade capitalista do século XXI; analisar a pobreza e a criminalidade à luz da teoria das janelas quebradas e refletir sobre a Educação emancipatória e sobre a sua função na sociedade capitalista à luz da teoria das janelas quebradas. Inova-se por trazer essa teoria norte-americana sob outra perspectiva relacionada a educação, e não ao âmbito do direito e da criminalidade como os pesquisadores já o fizeram. Partiu-se de uma abordagem mais teórica e reflexiva, acessando fontes bibliográficas de autores clássicos em que suas ideias permanecem e autores contemporâneos que buscam compreender a sociedade capitalista, a pobreza, a criminalidade e a educação nesta sociedade capitalista. A revisão literária procurou seguir uma linha de pensamento apoiada na teoria social crítica, ponderando as análises sob um viés crítico e analítico. Com principal pressuposto, entendemos a partir do estudo que a teoria das janelas quebradas mostra a importância da presença do Estado no investimento em segurança pública mais rígida, prevenindo situações de desordem para não se transformar em criminalidade. No entanto, essa teoria apresenta algumas lacunas, não trata da ressocialização dessas pessoas punidas, não considera quão importante também são as demais políticas públicas, especialmente de forma equitativa. Sendo que o investimento na Política Pública de Educação, é instrumento que não só preveni a criminalidade, mas a partir de uma educação emancipatória possibilita compreender a complexidade das relações sociais, econômicas e políticas vigentes e encontrar estratégias e formas de organização para transformar a sociedade em prol do bem-comum.

 


 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Docília Evangelista d Freitas, FATEC

[1] Formada em Serviço Social pelo Centro Universitário e Faculdades Metropolitanas e Unidas/SP, Especialista em Serviço Social, Políticas Públicas e Direitos Sociais pela UECE – Universidade Estadual do Ceará; Cursa especialização em Docência do Ensino Superior pela FATEC, e-mail: docilia_eva@hotmail.com.

[

Felipe Neris Torres de Sousa, FATEC

2]Professor orientador, Graduado em Administração. Pós Graduado em Gestão de Marketing. MBA em Gestão Publica. Pesquisador com trabalhos aprovados em revistas Nacionais e internacionais e-mail: admfelipe.neris@gmail.com.

 

References

BEHRING, E. R. BOSCHETTI, I. Política Social: fundamentos e história. 9 ed. (Biblioteca Básica de Serviço Social; vol. 2) São Paulo: Cortez, 2011.

COUTINHO, J. N. M., CARVALHO E. R. Teoria das janelas quebradas: E se a pedra vem de dentro? 2015, disponível em <https://emporiododireito.com.br/leitura/teoria-das-janelas-quebradas-e-se-a-pedra-vem-de-dentro> Acesso em 16 de jul. de 2021

DEMO, P. Conhecimento e aprendizagem: atualidade de Paulo Freire. Revista da ABENO v. 7 n. 1, 2007. P. 20-37. Disponível em: <https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/1409/836 >. Acesso em 16 de jul. de 2021

ENGEL. Sobre o papel do trabalho na transformação do macaco em homem. 1896. In ANTUNES R. (ORG.) A dialética do trabalho: Escritos de Marx e Engels. 1° ed, 6° reimpressão São Paulo: Expressão Popular. 2004

FREIRE, P. Educação e mudança.12 ed. Tradução de Moacir Gadotti e Lilian Lopes Martins. São Paulo: Paz e terra. 1979. Disponível em: <https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=&ved=2ahUKEwjLlfO_sfzxAhUHq5UCHXaMDD4QFjAAegQIBRAD&url=https%3A%2F%2Fifbaiano.edu.br%2Fportal%2Fpos-eja-santa-ines%2Fwp-content%2Fuploads%2Fsites%2F99%2F2020%2F07%2FEduca%25C3%25A7%25C3%25A3o-e-Mudan%25C3%25A7a.pdf&usg=AOvVaw2ZmD0d0mXdxSDTxWWoygqB>. Acesso em: 24 de jul. de 2021.

FREIRE. P. Pedagogia do Oprimido 64 ed. Rio de janeiro/são Paulo: paz e terra 2017; 251 folhas.

GADOTTI, M. Educação popular, Educação social, Educação Comunitária: conceitos e práticas diversas, cimentadas por uma causa comum. v. 18, n. 2 (2012) Revista Diálogos: IV Congresso Internacional de Pedagogia Social: Domínio Epistemológico. UNB – Universidade católica de Brasília. Disponível em: < https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RDL/article/view/3909/2386> Acesso 16 de jul. de 2021

KILDUFF, F. O controle da pobreza operado através do sistema penal. Revista Katálysis. Florianópolis v. 13, n: 2, p: 240-249, jul/dez. 2010. Disponível em< https://www.scielo.br/j/rk/a/6hQGPZ5GczQCsZySM5MZb4C/?lang=pt> Acesso em 16 de jul. de 2021.

IAMAMOTO, M. V. O Serviço Social na contemporaneidade. P. 17-49, IN: O serviço social na contemporaneidade: o trabalho e formação profissional. 20 ed. São Paulo: Cortez, 2011.

IAMAMOTO, M.V. O capital fetiche, questão social e Serviço Social. P. 105-195. IN: Serviço Social em tempos de capital fetiche: capital financeiro, trabalho e questão social. 7 ed. São Paulo: Cortez 2012.

IAMAMOTO, Marilda V.; CARVALHO, Raul. Relações Sociais e Serviço Social no Brasil. Esboço de uma interpretação histórico/metodológica. 10. ed. São Paulo: Cortez/CELATS, 1995.

INÁCIO, A. A., PEREIRA, D. B. KOSOK M. M. O Sistema do Capital: reflexões sobre a criminalização da pobreza. Londrina PR, de 04 a 07 de Julho de 2017. IN: II congresso internacional de política social e serviço social: desafios contemporâneos III seminário nacional de território e gestão de políticas sociais e II congresso de direito à cidade e justiça ambiental. Direitos Humanos, estado penal e criminalização da pobreza. Disponível em< https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=&ved=2ahUKEwjnn7q0l-jxAhWjpZUCHXTxCy8QFnoECAQQAA&url=https%3A%2F%2Fwww.congressoservicosocialuel.com.br%2Fanais%2F2017%2Fassets%2F131611.pdf&usg=AOvVaw3QEgvkg9qxWW_WaSiIif5i> Acesso em 16 de jul. de 2021.

MACHADO, C. R. A teoria das janelas quebradas: uma visão jurídica e educacional 2019. Disponível em: < https://jus.com.br/artigos/76860/teoria-das-janelas-quebradas-uma-visao-juridica-e-educacional/4> Acesso em 16 de jul. de 2021

MARX, K. O Capital. 2011, Disponível em: <https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=&cad=rja&uact=8&ved=2ahUKEwiN1bi507rwAhVdILkGHRrAAHUQFjAAegQIAxAD&url=http%3A%2F%2Fwww.gepec.ufscar.br%2Fpublicacoes%2Flivros-e-colecoes%2Fmarx-e-engels%2Fo-capital-livro-1.pdf%2Fat_download%2Ffile&usg=AOvVaw0R6Rw2rMc2cYIojPXGGNA3> Acesso 16 de jul. de 2021.

MARX, Karl. O Dezoito Brumário de Louis Bonaparte. São Paulo: Centauro, 2006

MINAYO, Maria C. S. (org.) DESLANDES. Suely F. GOMES, Romeu. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 30. ed., Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

NUNES, A. A. S. A atualidade da Educação Freiriana. Revista Exitus, Santarém/PA, Vol. 7, n? 3 , p. 347-373, set./dez 2017. Disponível em: < https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=&ved=2ahUKEwjF-d_DoejxAhWLpZUCHTZtAAIQFnoECAIQAA&url=http%3A%2F%2Fufopa.edu.br%2Fportaldeperiodicos%2Findex.php%2Frevistaexitus%2Farticle%2Fdownload%2F359%2F282%2F731&usg=AOvVaw0i7Qk5JKxsPuU9DNfS5bIT> Acesso em 16 de jul. de 2021.

NETTO, J. P. BRAZ, M. Economia Política: uma introdução crítica. 7. Ed. São Paulo: Cortez. 2011 (Biblioteca básica de Serviço Social v. 1.)

OYAMADA, W. Y. A falibilidade da criminalização da pobreza à luz da teoria das janelas quebradas: um dilema para a efetivação do princípio da igualdade. In: II congresso internacional de política social e serviço social: desafios contemporâneos, III seminário nacional de território e gestão de políticas sociais, II Congresso de direito à cidade e justiça ambiental Direitos Humanos, estado penal e criminalização da pobreza. Londrina PR, de 04 a 07 de Julho de 2017. Disponível em: < https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=&ved=2ahUKEwjDmdfUoOjxAhWtqpUCHUsKA88QFnoECAIQAA&url=https%3A%2F%2Fwww.congressoservicosocialuel.com.br%2Fanais%2F2017%2Fassets%2F131550.pdf&usg=AOvVaw2_ugnISOwR8RQ7kulOXY_Z>. Acesso em 16 de jul. de 2021

ORQUESTRA DE RUA, Se eu fosse Presidente / If I Were President. 16 de nov. de 2018

YOUTUBE, Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=0uUL_kOjAzE> Acesso em 16 de jul. de 2021.

PASSOS, L. M. CARVALJO. A. M. P. O medo e inseguranças nas margens urbanas: uma interpretação do “viver acuado” em territórios estigmatizados do grande Bom Jardim. In: O público e o privado – n°: 26 – julho/ Dezembro, 2015.

PEREIRA, P. A. Capítulo IV: Para maior compreensão da política social: concepções básicas de Estado versus sociedade, In: Política sociais temas e questões. São Paulo: Cortez 2008.

SADER, Emir. In: MÉSZÁROS, István. A Educação para além do Capital, São Paulo: Boitempo, 2004.

SOUSA, C. R. L. ALVES, F. C. R. A teoria das janelas quebradas aplicadas na atualidade, 2018. [S.l; S.n].

Wacquant, L. Tradução de Suely Gomes Costa. Entrevista Loic Wacquant. A criminalização da pobreza. Mais Humana, dez, 1999. Disponível em

WACQUANT, L. traduzido do original em francês por Regina Guimarães revisão cientifica de Virgilio Borges Pereira. A estigmatização territorial na idade da marginalidade avançada. 2017. vol. 16 (2006): Sociologia, Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto Disponível em: < https://ojs.letras.up.pt/index.php/Sociologia/article/view/2365> Acesso em 10 de jul, 2021

TONET. Ivo. Artigo: Educação e Ontologia Marxiana. Revista: Histedbr On Line. Campinas, número especial, p. 135-145, abr2011 - ISSN: 1676-2584. Disponível em: <http://www.histedbr.fae.unicamp.br/revista/edicoes/41e/art10_41e.pdf.> Acesso em: 13 de out. de 2012

Published

2021-10-31

Issue

Section

Artigos