Principais Metodologias de Gerenciamento de Riscos: Uma Revisão Bibliográfica / Main Risk Management Methodologies: A Bibliographic Review
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v15i56.3175Keywords:
Gerenciamento de Riscos, Análise Preliminar de Riscos, Série de Riscos, Árvore de Análise de FalhasAbstract
Resumo: O gerenciamento de riscos é de extrema importância para as organizações, ao passo em que permite a antecipação aos riscos, através de sua identificação, análise e tomada de decisão acerca de medidas corretivas e, principalmente, preventivas, constituindo a principal ferramenta de apoio à garantia da saúde e segurança dos colaboradores. Dito isto, temos o presente estudo com o objetivo de identificar os principais métodos de gerenciamento de riscos, a partir de fontes nacionais, e com base nas normas de regulamentação brasileiras. As ferramentas apresentadas neste estudo serão a Análise Preliminar de Riscos (APR), a Série de Riscos e a Análise de Árvore de Falhas. A metodologia se constituiu na pesquisa bibliográfica, fundamentada na análise de livros, dissertações, artigos de profissionais da área, entre outras fontes compreendidas, em grande maioria, em períodos posteriores a 2010. Desta forma, foi possível conhecer as principais ferramentas, bem como a construção e aplicação que cada uma delas, colaborando para a disseminação deste conhecimento e demonstrando como as metodologias de gerenciamento de riscos auxiliam na promoção da saúde e segurança no ambiente laboral.
Downloads
References
AMORIM. E.L.C. Apostila de Ferramentas de Análise de Risco. Maceió: UFAL, 2013.
BANDO, F. M. Análise fuzzy de árvore de falhas na gestão de segurança de barragens – bloco D38 da barragem de Itaipu. 2016. 148f. Tese (doutorado em Métodos Numéricos em Engenharia) - Universidade Federal do Paraná - UFPR. Curitiba, 2016.
BARROS, S. S. de. Análise de Riscos. Curitiba-PR: Instituto Federal do Paraná; Rede e-Tec Brasil, 2013. 159 p.
BLOG SEGURANÇA DO TRABALHO. Modelo de APR – Análise Preliminar de Risco. Disponível em: https://www.blogsegurancadotrabalho.com.br/modelo-de-apr/. Acesso em: 15 maio 2021.
BRASIL. PORTARIA SEPRT N.º 915, 30 DE JULHO DE 2019. Norma Regulamentadora n.º 01 – Disposições Gerais e Gerenciamento de Riscos Ocupacionais. BRASÍLIA, DF, JUL. 2019.
BRASIL. PORTARIA SEPRT N.° 6.730, 9 DE MARÇO DE 2020. Norma Regulamentadora n.º 01 – Disposições Gerais e Gerenciamento de Riscos Ocupacionais. BRASÍLIA, DF, MAR. 2020.
BRASIL. PORTARIA SEPRT N.º 6.735, 10 DE MARÇO DE 2020. NR 9 – Avaliação e Controle das Exposições Ocupacionais a Agentes Físicos, Químicos e Biológicos. BRASÍLIA, DF, MAR. 2020.
BRASIL. PORTARIA SSST N.º 25, 29 DE DEZEMBRO DE 1994. NR 9 - programa de prevenção de riscos ambientais. BRASÍLIA, DF, DEZ. 1994.
BRISTOT, V. M. Introdução à Engenharia de Segurança do Trabalho. Criciúma, SC: ediunesc, 2019.
CARVALHO, H. Análise de causa raiz: Análise de Árvores de Falhas. Disponível em: https://vidadeproduto.com.br/analise-da-arvores-de-falhas/#A_estrutura_da_Arvore_de_Falhas. Acesso em: 01 jun. 2021.
CATAI, R. E. Ferramentas de Gerência de Riscos. Apostila elaborada para o Curso de Engenharia de Segurança do Trabalho. UTFPR, Curitiba, PR, 2012.
FARIA, M. T. Gerência de Riscos: Apostila do curso de Especialização em
Engenharia de Segurança do Trabalho. Curitiba, Paraná. UTFPR, 2011.
FINOCCHIO, M. A. F. Gerência de riscos. Cornélio Procópio-PR: Curso de Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho. UTFPR – Universidade de Tecnológico Federal do Paraná, 2013, 97 p.
GOMES, P. C. DOS R.; OLIVEIRA, P. R. A. de. Introdução à Engenharia de Segurança do Trabalho. Brasília: W Educacional e Cursos, 2012.
MATTOS, U. A. de O. et al. Higiene e Segurança do Trabalho. Rio de Janeiro: Elsevier / ABEPRO, 2011.
OLIVEIRA, M. de P.; QUALHARINI, E. Gestão de riscos na operação de plataformas de petróleo. In: Congresso Nacional de Excelência em Gestão, 5., 2009, Niterói-RJ. Anais eletrônicos... Niterói, 2009.
PROCORO, A.; DUARTE, D. Uma nova maneira de pensar sobre o gerenciamento de riscos de incêndios em espaços urbanos históricos. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção (ENEGEP), 26., 2006, Fortaleza. Anais eletrônicos... Fortaleza, 2006.
REVISTA PROTEÇÃO. Anuário Brasileiro de Proteção 2020: Acidentes aumentam. Disponível em: https://www.protecao.com.br/acidentes-de-trabalho-brasil-2020/ . Acesso em: 28 maio 2021.
RUPPENTHAL, J. E. Gerenciamento de riscos. Santa Maria-RS: Universidade Federal de Santa Maria, Colégio Técnico Industrial de Santa Maria; Rede e-Tec Brasil, 2013. 120 p.
SCIATH. Acidentes de trabalho: prevenção no ambiente corporativo. Disponível em: https://sciath.com.br/acidentes-de-trabalho-prevencao/#about. Acesso em: 20 maio 2021.
SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Cortez, 2007.
SISTEMA ESO. Confira as mudanças da nova NR1 para 2021. Disponível em: https://sistemaeso.com.br/blog/seguranca-no-trabalho/confira-as-mudancas-da-nova-norma-regulamentadora-nr-01-prevista-para-marco-de-2021. Acesso em: 18 maio 2021.
SOUZA, C. R. C. Análise e gerenciamento de riscos de processos industriais. Pós graduação em engenharia de segurança. UFF-Universidade Federal Fluminense, 2012, 121 p. [Apostila].
TAVARES, J. da C. Noções de prevenção e controle de perdas em Segurança do Trabalho. São Paulo: Senac, 2007.
W NETO, N. Nova NR 9 – Entenda os pontos mais importantes. Disponível em: https://segurancadotrabalhonwn.com/nova-nr-9-entenda-os-pontos-mais-importantes/. Acesso em: 30 maio 2021.
VERGARA, S. C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1998.
ZAGUINI, T. de A. Avaliação das metodologias de gerenciamento de riscos ambientais e de segurança de incêndio em uma fábrica de pneus no Rio de Janeiro- RJ. 2012, 105f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) – Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, Rio de Janeiro, 2012.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os autores detêm os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.