Comportamento do Consumidor na Economia Digital: Uma Revisão da Literatura / Consumer Behavior in the Digital Economy: A Literature Review

Authors

  • José Amâncio da Silva Neto Centro Universitário Vale do Salgado (UniVS)

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v15i55.3034

Keywords:

Consumidor. Economia Digital. Marketing Digital.

Abstract

O atual cenário mundial apresenta um mundo em que se vive o mutável, cheio de transformações, graças ao advento das tecnologias. Essas mudanças são aspectos constantes, no aspecto econômico, por isso, empresas e clientes precisam estar perfeitamente informados a respeito de forças e variáveis como a globalização, a competitividade, o desenvolvimento tecnológico, as influências e as informações, que têm grande poder no ambiente econômico, para justificar as atividades de consumo da população. Assim, a pesquisa busca identificar e avaliar o comportamento do consumidor frente a economia digital, através um estudo bibliográfico, buscando compreender as variáveis que interferem no processo de escolha dos consumidores, bem como quais ferramentas utilizar para influenciar nesse processo de escolha.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

José Amâncio da Silva Neto, Centro Universitário Vale do Salgado (UniVS)

Concludente do MBA em Marketing, Varejo e Logística do Centro Universitário Vale do Salgado (UniVS). Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela UniVS. 

References

ALMEIDA, V. N. T; RAMOS, M. S. A. Os Impactos das reclamações On-line da lealdade dos Consumidores: Um estudo Experimental. Revista RAC - Revista de Administração Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 16, n. 5, p.664-683, set./out., 2012.

ASSIS. Daniela Alves Ferreira1. RAMALHO. Renato Costa. ZIVIANI. Fabricio. O Comportamento do Consumidor On-line: Análise bibliométrica de Dados. Scielo Qualitas Revista Eletrônica ISSN 1677 4280 v.19, n.2, agosto 2018.

FREITAS, Paulo Eduardo Figueiredo. “Satisfação dos clientes como indicador de desempenho nas MPEs”. Campo Limpo Paulista, SP: FACCAMP, 2016

KOTLER, Philip; KARTAJAYA, Hermawan; SETIAWAN, Iwan. Marketing 4.0: Do tradicional ao digital. Rio de Janeiro: Sextante, 2017.

LOUREIRO Junior, Leonardo Godóes. A Modernidade Líquida e o Comportamento do Consumidor na Era Digital. UFMT, Cuiabá, 2018.

SILVA, Isabela Celestino. A influência do marketing digital no comportamento do consumidor Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnólogo em Gestão Comercial) – Instituto Federal da Paraíba – Guarabira, 2019.

Published

2021-05-31

Issue

Section

Artigos