A Morte como Representação Simbólica da Infância Roubada: Recepção do Conto “O Rio das Quatro das Luzes” de Mia Couto, em Sala de Aula / The Death as a Symbolic Representation of Stolen Childhood: Reception of the Story “The River of the Four of Lights” by Mia Couto, in the Classroom

Authors

  • Raneide Barbosa Sabino
  • Maria Marta dos Santos Silva Nóbrega

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v15i54.3013

Keywords:

Leitura literária, Mia Couto, Recepção, Morte.

Abstract

 

Resumo: A dicotomia vida e morte não abarca um simples acontecimento biológico, mas aponta para descoberta da finitude humana, dentro de uma perspectiva existencialista que envolve temporalidade e identidade. Neste sentido, esse trabalho analisa o conto “O rio das quatro luzes”, de Mia Couto, e descreve a recepção do conto por alunos de uma turma do 3º ano do Ensino Médio. Como resultado, constatou-se que os aspectos e simbolismos ligados à temática da morte e sua eufemização através do ato do menino protagonista desejar morrer, ao tempo em que soou como estranhamento para os alunos, ao final da experiência contribuiu para desfazer equívocos da percepção dos discentes acerca da cultura africana, notadamente a de Moçambique, ampliando-lhes, portanto, a compreensão intercultural.

 

 

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Author Biographies

Raneide Barbosa Sabino

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Na área de Estudos Literários, pela linha de pesquisa Ensino de literatura e formação de leitores, Campina Grande, Brasil.

Maria Marta dos Santos Silva Nóbrega

Professora Doutora, pertencente ao quadro docente permanente do Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino (PPGLE) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Campina Grande, Brasil

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Published

2021-02-28

Issue

Section

Artigos