Estudo de Implícitos para a Interpretação de Texto: Uma Análise de Questões de Livros Didáticos / Study of Implicit for Text Interpretation: An Analysis of Didatic Books
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v15i54.3004Keywords:
Interpretação textual, Pressuposição, Implicaturas Conversacionais, Semântica, Pragmática.Abstract
Este artigo analisa, em livros didáticos, atividades cujo objetivo é explorar a interpretação textual do aluno. A partir dessas atividades, explicaremos como o estudo dos implícitos de cunho semântico e pragmático – pressuposição e implicatura conversacional – é importante para a interpretação textual. Para analisar os implícitos semânticos, fundamentamo-nos em Moura (1999), Santos e Trindade (2009), Cançado (2012) e Aragão Neto (2020); para o estudo dos implícitos pragmáticos, baseamo-nos em Grice (1982), Espíndola (2010) e Oliveira e Basso (2014). O corpus desta pesquisa constitui-se de quatro atividades de interpretação textual, que exigem a realização de inferências textuais; a partir disso, fizemos a análise linguística das atividades e verificamos quais tipos de inferências deveriam ser realizadas para respondê-las adequadamente. A partir das nossas análises, constatamos a relevância do aprendizado das noções de pressuposição e implicatura conversacional na escola e como elas se constituem como importantes estratégias para o ensino de interpretação de texto.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os autores detêm os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.