Política Pública Integradora da Rede Municipal de Ensino de Juazeiro do Norte-CE / Public Policy Integrating the Municipal Education Network of Juazeiro do Norte/CE

Authors

  • Maria Marilê Rodrigues Universidade Vale do Acaraú

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v15i54.2994

Keywords:

Política pública, escola integradora, rede municipal

Abstract

Resumo: A pesquisa hora apresentada busca analisar e compreender a Política Municipal de Educação Escola Integradora e Participação Social, com o objetivo de fortalecer e articular os mecanismos e as instâncias democráticas de diálogo, e a atuação conjunta entre a administração pública municipal e a sociedade civil, através do Sistema Municipal de Ensino, e como esta contribui para a melhoria da qualidade do ensino da rede. Procurou-se apresentar os resultados do estudo realizando discussões e observações, de como se constitui a Prática desse dispositivo nas Unidades de ensino. Percebe-se um amplo debate sobre como as escolas se organizam para construir seus espaços, obedecendo a critérios previstos no decreto 416(DOM, 2018) e os organismos que os compõe, administrativos, pedagógicos e humanos. A gestão compartilhada é responsável pelas ações positivas da instituição, dela depende o sucesso escolar e de todos que nela atuam. Buscou-se fundamentar a referida pesquisa em livros, (FREIRE, 2017). (GADOTTI, 2013) revistas, decretos e portarias, onde se verificou que o Programa Escola Integradora sistematizou a filosofia e a rotina didática pedagógica das escolas, visto que trabalha sob a ótica da integração pautado em três eixos distintos: Fortalecimento da gestão, Aprendizagem dez, Integração família/escola, expectativas, dificuldades, responsabilidades e, sobretudo as necessidades de atender as exigências de uma sociedade cuja transformação passa, necessariamente pela educação.

 

 

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Author Biography

Maria Marilê Rodrigues, Universidade Vale do Acaraú

 


 

1Universidade Vale do Acaraú – UVA, Ceará, Brasil. Professor na Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte CE. marile.relva@hotmail.com.

 

 

Introdução

 

Idealizado pela Professora Maria Loureto de Lima, e instituído na gestão do Prefeito José Arnon Bezerra, o Programa se fundamenta em três eixos distintos: fortalecimento da gestão, aprendizagem dez, parceria família/escola. O programa Escola Integradora é a nova diretriz pedagógica da política pública voltada para a educação da rede Municipal de ensino de Juazeiro do Norte-CE.

A Escola Integradora estabelece que a aprendizagem aconteça na ordem da disciplina, sua filosofia não se limita apenas em ensinar a ler e a escrever. O cronograma de formações,

 

 

 

1Licenciado (a) em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA. Especialista em Gestão Escolar- Faculdade de Juazeiro do Norte- FJN. Mestre em Educação pela ACU. Professora da Educação básica da rede de ensino (diretoramarile@gmail.com).

 

 

 

embasa o Programa, que inclui nas atividades educacionais do dia a dia das escolas, além dos professores, técnicos, merendeiras, porteiros, pais e responsáveis dos alunos.

Visa promover a organização, mobilização e a articulação de todas as condições materiais e humanos necessárias, para garantir o avanço dos processos socioeducacionais da Escola, orientandos para a promoção efetiva da aprendizagem dez, pelos alunos. O diálogo é uma das variantes presentes entre os membros que compõe o núcleo gestor, com rodas conversas freqüentes, para alinhar as informações e ações a serem desenvolvidas na escola.

Os organismos colegiados são pautas freqüentes nas formações de gestores como Conselho escolar, a Associação de Pais e Mestres, Grêmio estudantil e Unidades Executoras- Uexs, são dispositivos que garantem, a prática da participação na escola, a descentralização do poder e da busca por uma educação de qualidade.

 

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Published

2021-02-28

Issue

Section

Artigos