Escola e Família: Desafios e Harmonia Durante o Período Pandêmico de 2020 no Contexto dos Anos Iniciais / School and Family: Challenges and Harmony During the 2020 Pandemic Period in the Context of the Early Years

Authors

  • Maria da Conceição da Silva Barros Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC).
  • Aurelania Maria de Carvalho Menezes Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC).

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v15i54.2961

Keywords:

Escola. Família, Pandemia, Parceria, TICs.

Abstract

 Resumo: O mundo sabe que o ano de 2020 foi repleto de problemas causados pela pandemia do Covid-19. O planeta se viu diante de um vírus que necessitava ser repelido. Outras pandemias já aconteceram, mas muitos que hoje vivem, jamais conheceram de perto os danos causados por uma. Entre tantos afetados, a educação precisou buscar altenativas para que o ano letivo não fosse prejudicado. Sendo assim, escola e família, como partes fundamentais para o desenvolvimento e trajetória de vida das pessoas, enfrentaram os desafios e se harmonizaram em prol de objetivos comuns. Neste trabalho, foram destacadas as contribuições da parceria entre escola e família no contexto dos anos iniciais, enfatizando o trabalho dos professores, o uso das (TICs) tecnologias de informação e comunicação, a nova realidade dos estudantes e a ausência de recursos para o acompanhamento das aulas remotas, assim como a falta de internet. Esta pesquisa tem como objetivo, analisar a parceria entre escola e família durante a pandemia de 2020.  Como metodologia, este trabalho é bibliográfico, com natureza qualitativa e descritiva.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Maria da Conceição da Silva Barros, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC).

 1 Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC). marial.conceicao.barros@gmail.com;

Aurelania Maria de Carvalho Menezes, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC).

2 Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC). lelamenezesluiza@yahoo.com.br.



References

ASSIS, Renato. Convivência familiar na quarentena: laços colocados à prova. 2020, p.01. Disponível em https://www.em.com.br/app/noticia/bem-viver/2020/04/05/interna_bem_viver, 1134690/convivencia-familiar-na-quarentena-lacos-colocados-a-prova.shtml

CARVALHO, Rone. Alunos sem acesso a internet encontram dificuldades para acompanhar as aulas. 2020, p.01. Disponível em https://www.diariodaregiao.com.br/cidades/ 2020/05/1193773-alunos-sem-acesso-a-internet-encontram-dificuldades-para-acompanhar-as-aulas-online.html

EVOLUA. Os desafios da educação em tempos de pandemia da Covid-19. 2020. Acessado em https://ensinointerativo.com.br/desafios-da-educacao-em-tempos-de-pandemia-da-covid-19/

JUNQUEIRA, Alice. Da pandemia nasce uma nova relação entre escola e família. https://novaescola.org.br/conteudo/19474/da-pandemia-nasce-uma-nova-relacao-entreescola-e-familia. Revista NOVA ESCOLA. 2020, p.03.

RAMOS, Mozart Neves. 2020. Disponível em https://www.correiobraziliense.com.br/ app/noticia/opiniao/2020/04/02/internas_opiniao,841850/artigo-a-educacao-em-tempos-de-covid-19.shtml

SANCHES, Raquel. Da pandemia nasce uma nova relação entre escola e família. https://novaescola.org.br/conteudo/19474/da-pandemia-nasce-uma-nova-relacao-entreescola-e-familia. Revista NOVA ESCOLA. 2020.p.03.

SANTAELA, L. Da cultura de massa às interfaces na era digital. Revista Faced, Salvador, n.14, p.105-118, jul./dez. 2008. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/ bitstream/ri/1185/1/2657.pdf.

SCUISATO, Dione Aparecida Sanches. Mídias na educação: uma proposta de potencialização e dinamização na prática docente com a utilização de ambientes virtuais de aprendizagem coletiva e colaborativa. 2016, p.20. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao. pr.gov.br/ portals/pde/arquivos/2500-8.pdf.

SILVA, Luiz Alessandro da. PETRY, Zaida Jeronimo Rabello. UGGIONI, Natalino. 2020. p.17. Desafios da educação em tempos de Pandemia: como conectar Professores desconectados, Relato da Prática do Estado de Santa Catarina. Disponível em https://www.passeidireto.com/arquivo/85641692/livro-desafios-da-educacao-em-tempos-de-pandemia-1.

VAZ SERRA, A. O stress na vida de todos os dias. Coimbra: De Auto, 1999, p.04.

Published

2021-02-28

Issue

Section

Artigos