Escola e Família: Desafios e Harmonia Durante o Período Pandêmico de 2020 no Contexto dos Anos Iniciais / School and Family: Challenges and Harmony During the 2020 Pandemic Period in the Context of the Early Years
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v15i54.2961Keywords:
Escola. Família, Pandemia, Parceria, TICs.Abstract
Resumo: O mundo sabe que o ano de 2020 foi repleto de problemas causados pela pandemia do Covid-19. O planeta se viu diante de um vírus que necessitava ser repelido. Outras pandemias já aconteceram, mas muitos que hoje vivem, jamais conheceram de perto os danos causados por uma. Entre tantos afetados, a educação precisou buscar altenativas para que o ano letivo não fosse prejudicado. Sendo assim, escola e família, como partes fundamentais para o desenvolvimento e trajetória de vida das pessoas, enfrentaram os desafios e se harmonizaram em prol de objetivos comuns. Neste trabalho, foram destacadas as contribuições da parceria entre escola e família no contexto dos anos iniciais, enfatizando o trabalho dos professores, o uso das (TICs) tecnologias de informação e comunicação, a nova realidade dos estudantes e a ausência de recursos para o acompanhamento das aulas remotas, assim como a falta de internet. Esta pesquisa tem como objetivo, analisar a parceria entre escola e família durante a pandemia de 2020. Como metodologia, este trabalho é bibliográfico, com natureza qualitativa e descritiva.
Downloads
References
ASSIS, Renato. Convivência familiar na quarentena: laços colocados à prova. 2020, p.01. Disponível em https://www.em.com.br/app/noticia/bem-viver/2020/04/05/interna_bem_viver, 1134690/convivencia-familiar-na-quarentena-lacos-colocados-a-prova.shtml
CARVALHO, Rone. Alunos sem acesso a internet encontram dificuldades para acompanhar as aulas. 2020, p.01. Disponível em https://www.diariodaregiao.com.br/cidades/ 2020/05/1193773-alunos-sem-acesso-a-internet-encontram-dificuldades-para-acompanhar-as-aulas-online.html
EVOLUA. Os desafios da educação em tempos de pandemia da Covid-19. 2020. Acessado em https://ensinointerativo.com.br/desafios-da-educacao-em-tempos-de-pandemia-da-covid-19/
JUNQUEIRA, Alice. Da pandemia nasce uma nova relação entre escola e família. https://novaescola.org.br/conteudo/19474/da-pandemia-nasce-uma-nova-relacao-entreescola-e-familia. Revista NOVA ESCOLA. 2020, p.03.
RAMOS, Mozart Neves. 2020. Disponível em https://www.correiobraziliense.com.br/ app/noticia/opiniao/2020/04/02/internas_opiniao,841850/artigo-a-educacao-em-tempos-de-covid-19.shtml
SANCHES, Raquel. Da pandemia nasce uma nova relação entre escola e família. https://novaescola.org.br/conteudo/19474/da-pandemia-nasce-uma-nova-relacao-entreescola-e-familia. Revista NOVA ESCOLA. 2020.p.03.
SANTAELA, L. Da cultura de massa às interfaces na era digital. Revista Faced, Salvador, n.14, p.105-118, jul./dez. 2008. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/ bitstream/ri/1185/1/2657.pdf.
SCUISATO, Dione Aparecida Sanches. Mídias na educação: uma proposta de potencialização e dinamização na prática docente com a utilização de ambientes virtuais de aprendizagem coletiva e colaborativa. 2016, p.20. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao. pr.gov.br/ portals/pde/arquivos/2500-8.pdf.
SILVA, Luiz Alessandro da. PETRY, Zaida Jeronimo Rabello. UGGIONI, Natalino. 2020. p.17. Desafios da educação em tempos de Pandemia: como conectar Professores desconectados, Relato da Prática do Estado de Santa Catarina. Disponível em https://www.passeidireto.com/arquivo/85641692/livro-desafios-da-educacao-em-tempos-de-pandemia-1.
VAZ SERRA, A. O stress na vida de todos os dias. Coimbra: De Auto, 1999, p.04.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os autores detêm os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.