Reflexões sobre o Lúdico como Instrumentos de Resgate Cultural / Reflections on the Ludic as Instrument of Cultural Rescue
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v14i53.2908Keywords:
Brinquedo, Brincadeira, Lúdico, CulturaAbstract
Resumo: Objetivou-se discutir o papel da brincadeira, do brinquedo e do lúdico como ferramentas norteadoras no processo de entendimento e resgate da cultura de um povo. Percebe-se que as vivências lúdicas, o brincar e a brincadeira emergem no interior das organizações sociais, traduzem um repertório de saberes que, pela sua significação, são cultivados e transmitidos de geração a geração passando a compor o patrimônio cultural de uma comunidade. Portanto, as brincadeiras se revelam um espaço de cultura, espaço da totalidade das qualidades e produções do homem, distinto do mundo natural e possuidor de uma unidade axiológica que produz e veicula projetos da vida humana.
Downloads
References
ALVES AMP, GNOATO G. O brincar e a cultura: jogos e brincadeiras na cidade de morretes na década de 1960. Psicol Estud, 2003; 8(1):111-7.
BEZERRA FLO. Infância e brinquedos na contemporaneidade: experiências de crianças de 3 anos, 2013, 68f. Trabalho de Conclusão do Curso (Departamento de Pedagogia) – Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
BORBA AM. A brincadeira como experiência de cultura na educação infantil. In: BRASIL/MEC. Revista Criança do professor de educação infantil – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.
BROUGÈRE G. Brinquedo e Cultura. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
CORSARO WA. Reprodução interpretativa e cultura de pares. In: Müller F, Carvalho AMA. Teoria e prática na pesquisa com crianças: diálogos com William Corsaro. São Paulo: Cortez, 2009.
FUNARI PP, PINSK J. (Org.). Turismo e patrimônio cultural. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2005.
LAZAROTTO AF. Por uma cultura do brincar: experiências do Projeto de Extensão Pedagogia na Rua. Revista de Extensão do IFSC.2016; 4(3): 64-71.
LEANDRO AF, PANTALEÃO FVA, CAVALCANTE PR, ARARIPE FMA. A influência do brinquedo e do brincar na formação do leitor. In: ANAIS DO EREB N/NE - ENCONTRO REGIONAL DOS ESTUDANTES DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO, CIÊNCIA E GESTÃO DA INFORMAÇÃO, 1, 2012. UFMG. Anais...Belo Horizonte: UFMG, 2012.
LOPES WGR, ARAÚJO JLL, FERREIRA RC. Patrimônios cultural e natural no turismo: potencialidades do município de Piracuruca, Piauí, Brasil. Revista Iberoamericana de Turismo – RITUR, 2015; 5(2): 119-139, 2015.
PORTILHO EML, TOSATTO CC. A criança e o brincar como experiência de cultura Rev. Diálogo Educ. 2014; 14(43): 737-58.
PORTO, C. L. Jogos e Brincadeiras: Desafios e Descobertas. 2. Ed. Rio de Janeiro: Ministério da Educação, 2008.
SANT´ANNA A, NASCIMENTO PR. A história do lúdico na educação. REVEMAT, 2011; 6(2): 19-36.
SEIXAS AAC, BECKER B, BICHARA IB. Reprodução Interpretativa e Cultura de Pares nos Grupos de Brincadeira da Ilha dos Frades/BA. PSICO 2012; 43(4): 541-551.
SILVA DNH, COSTA MTMS, ABREU FSD. Imaginação no faz de conta: o corpo que brinca. In: Silva DNH, Abreu FSD. (Orgs). Vamos brincar de quê? Cuidado e educação no desenvolvimento infantil. 1 Ed. São Paulo: Summus, 2015.
TOMAZ PC. A preservação do patrimônio cultural e sua trajetória no Brasil. Revista de História e Estudos Culturais. 2010; 7(7): 7-12.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os autores detêm os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.