O Ensino da Libras na Educação Infantil: Uma Proposta Lúdica para Crianças Surdas e Ouvintes / The Teaching of Libras in Childhood Education: A Ludic Proposal for Deaf Children and Listeners

Authors

  • Elizonete Pereira Gomes Aguiar Faculdade do Sertão Central FACHUSC.
  • Aline Cássia Silva Araújo Faculdade do Sertão Central – FACHUSC

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v14i53.2862

Keywords:

LIBRAS, Educação Infantil, Ludicidade, Surdos, Ouvintes

Abstract

Resumo: O presente artigo é um estudo que visa apresentar ao leitor a importância do ensino da LIBRAS desde a Educação Infantil, tanto a alunos surdos como alunos ouvintes, visto que é nessa etapa em que a criança começa a ser inserida na sociedade como um todo, conhecendo culturas, valores e saberes diferentes dentro da escola. Tal possibilidade de investigação ocorre quando surge uma interrogação no que se diz respeito ao ensino da língua de Sinais e como se dá o processo na educação infantil. As bases teóricas discorrem com fundamentações que vão desde uma breve explanação sobre a origem e conceito da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS até seu aparato perante Lei reconhecida nacionalmente como a segunda língua oficial do Brasil. Logo mais uma ressalva sobre o professor intérprete de LIBRAS, que é o principal profissional formado para atuar e lecionar a língua nos ambientes educacionais. Mais adiante discorrerá um dos pontos mais importantes do estudo, que é o ensino da LIBRAS a crianças surdas e ouvintes na Educação Infantil, visto que o ensino da língua deve ocorrer desde a primeira etapa de ensino. Para finalizar e acometido a ludicidade o eixo norteador para a aplicação da LIBRAS a crianças surdas e ouvintes, visto que é em meio as brincadeiras que as crianças aprendem com mais facilidade algo tão novo para eles. Autores com ênfase no tema foram apontados com citações e argumentos, dentre eles estão Mantoan (2003), Silva (2014), Novais (2016), etc. Assim com o uso de Leis recorrentes da LIBRAS e conceitos através do MEC- Ministério da Educação e Cidadania. A metodologia aplicada para construção do artigo foi uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo onde busca estudar conceitos e argumentos para a resolução de um tema tão pertinente ainda na sociedade escolar. Sites de busca também serviram como fontes de pesquisa, assim como o Google Scholer. Os resultados encontrados abordam conceitos e sugestões sobre a inserção da LIBRAS na educação infantil, tendo por finalidade um olhar crítico e avaliativo em prol da educação de crianças do ensino infantil, visto que para eles tudo é novo.

 

 

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Author Biographies

Elizonete Pereira Gomes Aguiar, Faculdade do Sertão Central FACHUSC.

[1]  Graduanda em Licenciatura de Pedagogia pela Faculdade do Sertão Central  FACHUSC. Elizonete1983@outlook.com

Aline Cássia Silva Araújo, Faculdade do Sertão Central – FACHUSC

[2] Professora Especialista em LIBRAS. Orientadora do curso de Pedagogia da Faculdade do Sertão Central – FACHUSC. Aline.araujo@fachusc.com


 

References

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Published

2020-12-28

Issue

Section

Artigo de Revisão