Alfabetização e a inclusão das crianças com TDAH: Os desafios e as possibilidades / Literacy and inclusion of children with ADHD: The challenges and possibilities
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v14i53.2840Keywords:
Inclusão. Criança. Escola. Família. SociedadeAbstract
Resumo: Este trabalho tem o objetivo de apresentar o transtorno de crianças com TDAH, e assim, apontar caminhos que norteia a inclusão na sala de aula, buscando e analisando entender os fatores que impedem de incluí-lo no ambiente e a razão de tanto despreparo dos professores. Com isso, buscando entender a resistência familiar e da sociedade em incluir essas crianças no ambiente escolar e no meio social. Busca-se descobrir os avanços da inclusão de crianças com TDAH, estudando as leis e os avanços mediados pela educação em oferecer um espaço digno e equilibrado aos pacientes deste transtorno que está muito presente na atualidade. Mesmo que seja pequenos números nas escolas, educadores têm receio e não sabem lidar com esse transtorno. A metodologia que foi utilizada nesse trabalho tem como real objetivo descobrir avanços de inclusão de aluno com esse transtorno e oferecer um ambiente escolar acolhedor e confortável faz toda diferença para que a criança possa assim, sentir-se protegida e confortável para se desenvolver melhor. Este artigo apresenta o que é o transtorno, sua evolução nas leis, bem como mostrar as angústias e falta de profissionais capacitados no meio escolar para atender com equidade esses alunos.
Downloads
References
AMORIM, E.B.O.S.; OLIVEIRA, G.F. Dislexia em Perspectiva: Contribuições da Psicopedagogia e da psicologia. Id on Line Revista Multidisciplinar e de Psicologia, Set-Out de 2016, vol.10, n.31, Supl 2, p. 135-146. ISSN 1981-1179.
BRASIL. BNCC (Base Nacional Comum Curricular), 1ª versão. Brasília: Ministério da Educação, 2015.
________. Lei de Diretrizes e Bases – Leiº 5.692. Brasilia: Ministério da Educação, 1971.
BARKLEY, R. A. Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Porto Alegre: Artmed, 2002.
CONNERS, C. Keith. Transtorno de Déficit de Atenção/ Hiperatividade: as mais recentes estratégias de avaliação e tratamento. 3ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
COUTINHO et al. Disfunção executiva como uma medida de funcionalidade em adultos com TDAH. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0047-20852007000500007&script=sci_arttext&tlng=andothers.
DECLARAÇÃO DE SALAMANCA, Espanha; 07 a 10 de junho de 1994.
REIS, G. V. Alunos Diagnosticados com TDAH: reflexões sobre a prática pedagógica utilizada no processo educacional. Parnaíba. 2011. Disponível em: < http://www.uems.br/portal/biblioteca/ repositorio/2011-12-15_13-12-05.pdf>. Acesso em: 22 outubro. 2020.
FERNANDES, Arlete M.M.; MARINHO, Gisanne de O.; BATISTA, Miriam D.; OLIVEIRA, Gislene F. O Construtivismo na Educação. Id on Line Rev.Mult. Psic., 2018, vol.12, n.40, p.138-150. ISSN: 1981-1179.
LOBATO, Alexia Lima; DA HORA, Ana Flávia Lima Teles. Apresentação dos sintomas de Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade em Crianças com Diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista. Id on Line Rev.Mult. Psic., Maio/2020, vol.14, n.50, p. 750-763.
LOPES, E.S.; OLIVEIRA, G.F. Por uma Pedagogia Inclusiva. Id on Line Revista Multidisciplinar e de Psicologia, Janeiro de 2017, vol.10, .33, Supl 2. p. 294-303. ISSN: 1981-1179.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os autores detêm os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.