O Lúdico no Processo de Ensino e Aprendizagem na Educação Infantil / The Ludic in the Teaching and Learning Process in Early Childhood Education
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v14i53.2822Keywords:
Aprendizagem. Educação Infantil. Ludicidade. Prática PedagógicaAbstract
Resumo: O trabalho em questão trata-se de um estudo teórico que tem como temática a ludicidade nas aulas de Educação Infantil e suas implicações no desenvolvimento da criança. Esse estudo pautou-se em materiais já publicados e as discussões estão sedimentadas em autores como: Luckesi (2009), Friedmean (1996), Maluf (2009), além de autores que discutem o tema em tela. Este estudo tem como objetivo analisar a importância do lúdico no processo de desenvolvimento das crianças na Educação Infantil e suas implicações na aprendizagem. Apresentamos uma breve discussão sobre a importância do lúdico no processo de ensino e aprendizagem na Educação Infantil numa perspectiva contemporânea enquanto instrumento recreativo e facilitador da aprendizagem e da construção do conhecimento; ao mesmo tempo, analisamos criticamente sobre o tema em questão e apresentamos alguns benefícios que o brincar proporciona à criança e seus efeitos na vida adulta. Concluímos ratificando que o lúdico é extremamente importante no processo pedagógico tendo em vista os efeitos na vida da criança e no seu desenvolvimento - em todos os aspectos, sejam eles afetivos, sociais, cognitivos, físicos etc. Compreendemos que essa discussão é relevante e necessária, uma vez que aborda a prática pedagógica na perspectiva da ludicidade.
Downloads
References
BRASIL. Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF: 20 de dezembro de 1996.
BRASIL. Ministério da Educação. Educação Infantil. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=12579:educacao-infantil Acesso em: 28 out. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base nacional comum curricular. Brasília, DF, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ Acesso em: 10 out. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC, 2010.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Dicionário da língua portuguesa. 5. ed. Curitiba: Positivo, 2010.
FRIEDMANN, Adriana. O desenvolvimento da criança através do brincar. São Paulo: Moderna, 2006.
KISHIMOTO, T. M. O. Jogos Infantis: o jogo, a criança e a educação.
KISHIMOTO, T. M.: Jogo, Brinquedo, Brincadeira e a Educação – 11ª ed. São Paulo: Cortez. 2008.
LUCKESI. Cipriano. Avaliação da Aprendizagem na escola reelaborando conceitos e recriando a prática. Salvador: Malabares. Comunicação e Eventos, 2003.
MALUF, Ângela Cristina Munhoz. Atividades lúdicas para a Educação Infantil-conceitos, orientações e práticas. 2. ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2009.
MACEDO, Rodolfo Alves de. O jogo como recurso lúdico e Motivacional para a aprendizagem. Id on Line Rev.Mult.Psic., Outubro/2020, vol.14, n.52, p. 131-140.
MONTEIRO, Borges. Epistemologia da prática: o professor reflexivo e a pesquisa colaborativa. São Paulo: Cortez, 2002.
PERNAMBUCO. Secretaria de Educação de Pernambuco. Currículo de Pernambuco. 2019. Disponível em: http://www.educacao.pe.gov.br/portal/?pag=1&cat=18&art=4419. Acesso em: 28 out. 2020.
Petrópolis: Vozes, 1993. 127 p.
SANTOS, Iramar. Educação Infantil . Porto Seguro, BA. 2011.
TEIXEIRA, Sirlândia . Jogos, brinquedos, brincadeiras e brinquedoteca: implicações no processo de aprendizagem e desenvolvimento. Rio de Janeiro: Walk editora, 2012.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os autores detêm os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.