Impactos da Pandemia do Sars-Cov-2 no Comportamento de Crianças e Adolescentes / Impacts of the Sars-Cov-2 Pandemic on Children and Adolescents Behavior

Authors

  • Patrícia Bezerra de Souza Centro Universitário de Patos-PB https://orcid.org/0000-0002-5537-7919
  • Jéssica Benevides Santos Centro Universitário de Patos-PB
  • Vilma Raquel Lima Ramalho de Holanda Centro Universitário de Patos-PB
  • Thaiza Milaynne Gomes de Sá Gondim Centro Universitário de Patos-PB
  • Teodoro Araújo Dantas Centro Universitário de Patos-PB
  • Milena Nunes Alves de Sousa Centro Universitário de Patos-PB https://orcid.org/0000-0001-8327-9147

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v14i53.2811

Keywords:

Pandemia, Criança, Adolescente

Abstract

Objetivo: Analisar os impactos do distanciamento social decorrentes da pandemia do novo coronavírus no comportamento de crianças e adolescentes. 

Método: Revisão Integrativa, realizada a partir das plataformas de busca U.S. National Library of Medicine and the National Institutes Health, Biblioteca Virtual em Saúde Brasil e Scientific Electronic Library Online. Usaram-se os descritores pandemia, criança, adaptação psicológica, adolescente e saúde mental. Constituíram a amostra 17 publicações, conforme critérios de elegibilidade. 

Resultados: Houve falta de acesso a serviços de apoio e as crianças ficaram isoladas sem contato com os pares, indispensável ao processo de desenvolvimento neurológico e social. Aumentou-se o uso de mídias digitais e exposição a situações de violência, com grande potencial de gerar desregulação emocional e psicopatologias no grupo. 

Conclusão: O comportamento de crianças e adolescentes tem sido afetado de forma negativa. Houve acréscimo de transtornos emocionais/humor e comportamentais, do uso de tecnologias, alterações do sono, transtornos do estresse pós-traumático. 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Patrícia Bezerra de Souza, Centro Universitário de Patos-PB

Acadêmica de medicina

Jéssica Benevides Santos, Centro Universitário de Patos-PB

Acadêmica de medicina

Vilma Raquel Lima Ramalho de Holanda, Centro Universitário de Patos-PB

Acadêmica de medicina

Thaiza Milaynne Gomes de Sá Gondim, Centro Universitário de Patos-PB

Acadêmica de medicina

Teodoro Araújo Dantas, Centro Universitário de Patos-PB

Acadêmico de medicina

References

CRUZ, Roberto Moraes et al. COVID-19: emergência e impactosnasaúde e no trabalho. RevistaPsicologiaOrganizações e Trabalho, v. 20, n. 2, p. I-III, 2020.Disponívelem: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rpot/v20n2/v20n2a01.pdf. Acessoem: 19 nov 2020.

CUARTAS, Jorge. Heightened risk of child maltreatment amid the COVID-19 pandemic can exacerbate mental health problems for the next generation. Psychological trauma: theory, research, practice, and policy, v. 12, n. 1, p. 195-196, ago. 2020. Disponívelem: https://psycnet.apa.org/doiLanding?doi=10.1037%2Ftra0000597. Acessoem: 19 nov 2020.

DALTON, Louise; RAPA, Elizabeth; STEIN, Alan.Protecting the psychological health of children through effective communication about COVID-19. The Lancet Child & Adolescent Health, v. 4, n. 5, p. 346-347, 2020. Disponívelem:https://www.thelancet.com/action/showPdf?pii=S2352-4642%2820%2930097-3. Acessoem: 19 nov 2020.

DUAN, Li et al.An investigation of mental health status of children and adolescents in china during the outbreak of COVID-19. Journal of affective disorders, v. 275, p. 112-118, 2020.Disponívelem: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0165032720323879. Acessoem: 19 nov 2020.

FEGERT, Jörg M. et al. Challenges and burden of the Coronavirus 2019 (COVID-19) pandemicforchild and adolescent mental health: a narrativereviewtohighlightclinical and researchneeds in theacutephase and thelongreturntonormality. Childandadolescentpsychiatryand mental health, v. 14, p. 1-11, 2020. Disponívelem: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7216870/.Acessoem: 19 nov 2020.

FERNANDES, Amanda Dourado Souza Akahosiet al. Everydaychallengesandcaringpossibilities for childrenandadolescentswithAutistic Spectrum Disorder (ASD) in the face of COVID-19. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, Preprint, p. 1-17, 2020.Disponívelem: https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/955/1348. Acessoem: 19 nov 2020.

FONTANESI, Lilybeth et al. The effectofthe COVID-19 lockdownonparents: A calltoadopturgentmeasures. Psychological Trauma: Theory, Research, Practice, andPolicy, v. 12, n. 1, p. 79-81, 2020. Disponívelem: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/mdl-32525382.Acessoem: 19 nov 2020.

GOMES FILHO, Antoniel dos Santos; OLIVEIRA, Gislene Farias de. A Pandemia do novo Coronavírus (COVID-19) e a Divulgação da Ciência no Brasil. Id on Line Rev.Mult. Psic., Maio/2020,

vol.14, n.50, p. 509-512.

IMRAN, Nazish et al. Psychological burden of quarantine in children and adolescents: A rapid systematic review and proposed solutions. PakistanJournalof Medical Sciences, v. 36, n. 5, p. 1106-1116, 2020.Disponívelem: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7372688/. Acessoem: 19 nov 2020.

IMRAN, Nazish; ZESHAN, Muhammad; PERVAIZ, Zainab.Mental healthconsiderations for children&adolescents in COVID-19 Pandemic. PakistanJournalof Medical Sciences, v. 36, n. COVID19-S4, 2020.Disponívelem: http://www.pjms.org.pk/index.php/pjms/article/view/2759.Acessoem: 19 nov 2020.

LEE, Joyce. Mental healtheffectsofschoolclosuresduring COVID-19. The Lancet Child&Adolescent Health, v. 4, n. 6, p. 421, 2020.Disponívelem: https://www.thelancet.com/journals/lanchi/article/PIIS2352-4642(20)30109-7/fulltext.Acessoem: 19 nov 2020.

LINHARES, Maria Beatriz Martins; ENUMO, Sônia Regina Fiorim. ReflectionsbasedonPsychologyabouttheeffectsof COVID-19 pandemiconchilddevelopment. Estudos de Psicologia (Campinas), v. 37, p.1-14, 2020. Disponívelem: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103166X2020000100510&script=sci_arttext&tlng=t. Acessoem: 19 nov 2020.

LINHARES, Maria Beatriz Martins; ENUMO, Sônia Regina Fiorim. Reflexões baseadas na Psicologia sobre efeitos da pandemia COVID-19 no desenvolvimento infantil. Estud. psicol. (Campinas), Campinas, v. 37, e200089, 2020. Disponívelem: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2020000100510. Acessoem: 19 nov 2020.

LIU, JiaJia et al. Mental healthconsiderations for childrenquarantinedbecauseof COVID-19. The Lancet Child&Adolescent Health, v. 4, n. 5, p. 347-349, 2020. Disponívelem: https://www.thelancet.com/action/showPdf?pii=S2352-4642%2820%2930096-1. Acessoem: 19 nov 2020.

LOADES, Maria Elizabeth et al. RapidSystematicReview: The Impactof Social IsolationandLonelinessonthe Mental Health ofChildrenandAdolescents in theContextof COVID-19. Journalofthe American AcademyofChild&AdolescentPsychiatry, v. 59, n. 11, p. 1218-1239, 2020. Disponívelem: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0890856720303373.Acessoem: 19 nov 2020.

OLIVEIRA, Adriana Cristina de; LUCAS, ThabataCoaglio; IQUIAPAZA, Robert Aldo. O que a pandemia da COVID-19 tem nos ensinado sobre adoção de medidas de precaução?. Texto contexto - enferm., Florianópolis, v. 29, e20200106, 2020. Disponívelem: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-7072020000100201&script=sci_arttext&tlng=pt.Acessoem: 19 nov 2020.

ORBEN, Amy; TOMOVA, Livia; BLAKEMORE, Sarah-Jayne.The effectsof social deprivationonadolescentdevelopmentand mental health. The Lancet Child&AdolescentHealth,v. 4, n. 8, 634–640, 2020.Disponívelem: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2352464220301863.Acessoem: 19 nov 2020.

PHELPS, Chavez; SPERRY, Linda L. Children and the COVID-19 pandemic.Psychological Trauma: Theory, Research, Practice, and Policy, v. 12, n. S1, p. S73-S75, 2020. Disponívelem: https://psycnet.apa.org/fulltext/2020-39582-001.html.Acessoem: 19 nov 2020.

SOUZA, Marcela Tavares de; SILVA, Michelly Dias da; CARVALHO, Rachel de. Revisão integrativa: o que é e como fazer. Einstein (São Paulo), São Paulo, v. 8, n. 1, p. 102-106, Mar.2010. Disponívelem: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1679-5082010000100102&script=sci_arttext&tlng=pt. Acessoem: 19 nov 2020.

STARK, Abigail M. et al. Shifting from survival to supporting resilience in children and families in the COVID-19 pandemic: Lessons for informing US mental health priorities. Psychological Trauma: Theory, Research, Practice, and Policy, v. 12, S1, p. S133-S135, 2020. Disponívelem: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32525375/.Acessoem: 19 nov 2020.

USHER, Kim et al. Family violence and COVID‐19: Increased vulnerability and reduced options for support. International journal of mental health nursing, v. 29, n. 4, p. 549-552, 7 maio 2020. Disponívelem: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/inm.12735.Acessoem: 19 nov 2020.

ZHANG, Xiao-Bo et al. Response to children’s physical and mental needs during the COVID-19 outbreak. World Journal of Pediatrics, p. 1-2, 2020.Disponívelem: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7246957/pdf/12519_2020_Article_365.pdf. Acessoem: 19 nov 2020.

Published

2020-12-28

Issue

Section

Artigo de Revisão