Os Novos Desafios dos Professores de IES no Pós Pandemia: Um Estudo Realizado Com Docentes das Instituições de Ensino Superior de Juazeiro do Norte - Ceará / The New Challenges of University Teachers in Post Pandemic: A Study Conducted with Teachers from Higher Education Institutions in Juazeiro do Norte – Ceará

Authors

  • Marcus Vinicius Cruz Cordeiro Universidade Regional do Cariri
  • Nágila Batista Coelho Universidade Regional do Cariri
  • Piedley Macedo Saraiva Faculdade Paraíso
  • Tayronne de Almeida Rodrigues Faculdade Entre Rios do Piauí
  • Adriana de Alencar Gomes Pinheiro Universidade Federal do Cariri

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v14i52.2749

Keywords:

Ensino Superior. Pandemia. COVID-19 Ensino Remoto

Abstract

Resumo: Este trabalho objetivou verificar os desafios encontrados pelo corpo docente para superar as dificuldades do ensino geradas na Pandemia da COVID-19, bem como os modelos adotados para uma melhoria na qualidade de ensino por meio de um grupo de professores das Instituições de Ensino Superior da rede pública e privada de Juazeiro do Norte-CE. Os professores relataram vários desafios enfrentados nas instituições com a retomada das aulas e diversas questões a serem discutidas no ensino pós Pandemia relacionado ao modelo semipresencial, remoto e EAD, entre eles a falta de recursos tecnológicos, treinamento específico e falta de domínio das ferramentas.  Os professores também colocaram que para um ensino pós Pandemia será necessário investir em recursos tecnológicos, capacitação de docentes e discente e mais investimento das instituições públicas e privadas. A Metodologia aplicada neste trabalho foi a pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa, descritiva, exploratória e entrevista com instrumento de coleta de dados.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Marcus Vinicius Cruz Cordeiro, Universidade Regional do Cariri

1 Mestrando em Desenvolvimento Regional Sustentável pela Universidade Federal do Cariri. Possui pós graduação em Educação Profissional Integrada a Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (2010). Graduado em Direito pela Universidade Regional do Cariri. marcus.vinicius@aluno.ufca.edu.br;

Nágila Batista Coelho, Universidade Regional do Cariri

2 Possui graduação em História pela Universidade Regional do Cariri. Pós Graduada em Arqueologia Social Inclusiva pela Universidade Regional do Cariri e Instituto de Arqueologia do Cariri (IAC) em parceria com a Fundação Casa Grande (FCG). Mestranda em Desenvolvimento Regional Sustentável pela Universidade Regional do Cariri (UFCA). nagela.rodrigues@aluno.ufca.edu.br;

Piedley Macedo Saraiva, Faculdade Paraíso

3 Cursando Mestrado em desenvolvimento regional na UFCA, Mestrado profissional em Administração de Empresas pela Uniamericas com concentração em Gestão estratégica. Especialista em Competências Gerenciais pela FALS (2005), em Formação de Professores do Ensino Superior pela Faculdade Católica do Cariri (2012) em Gestão estratégica pela Stella Maris (2014), MBA em Marketing digital pela Estácio de Sá, Cursando pós em Metodolodia de gestão em EAD. Graduado em Administração de empresas pela UFPB (2004). Técnico em transações imobiliárias pelo CETREDE. Atuação na área comercial e de marketing. Analista de Mercado do Senai CFP WCC. MInistra aulas desde 2004 em faculdades de Juazeiro do Norte e em cursos técnicos desde 2001. Leciona em cursos de graduação, especialização e MBA. Atualmente professor da Faculdade Paraíso em Juazeiro do Norte-Ce. piedley@aller.co.

Tayronne de Almeida Rodrigues, Faculdade Entre Rios do Piauí

4 Cursa Mestrado em Desenvolvimento Regional Sustentável pela Universidade Federal do Cariri (Proder/UFCA), na Linha de Pesquisa Saúde, Estado e Sociedade. É graduado em Filosofia, pela Faculdade Entre Rios do Piauí - FAERPI, especialista em Docência do Ensino Superior, Faculdade Entre Rios do Piauí, É Professor de História da EEFM Dona Carlota Távora em Araripe-CE. tayronnealmeid@gmail.com;

Adriana de Alencar Gomes Pinheiro, Universidade Federal do Cariri

5  Doutora em Psicologia pela Universidade de Fortaleza. Mestrado em Psicologia pela Universidade de Fortaleza. Graduação em Psicologia pela Universidade de Fortaleza. Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Católica de Pernambuco. Especialista em Psicologia Aplicada - Psicodiagnóstico Infantil, Psicopedagogia  pela Universidade Federal do Ceará. Título de Especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho e Neuropsicologia pelo Conselho Federal de Psicologia. Docente de Graduação e Pós-Graduação da Faculdade Paraíso do Ceará (FAP). Docente Colaboradora do PPG em Desenvolvimento Regional Sustentável da Universidade Federal do Cariri (UFCA). adriana.alencar@fapce.edu.br.


 

References

ALVES, J. R. MOREIRA. Universia Brasil. Educação superior a distância: uma análise de sua evolução no cenário brasileiro. Disponível em: http://www.universia.com.br/materia /materia.jsp?materia=9444. Acessado em: 02 de out. de 2020.

ARRUDA, E. P. Educação remota emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. EmRede-Revista de Educação a Distância, v. 7, n. 1, p. 257-275, 2020.

BRASIL. Decreto nº 9057, de 25 de maio de 2017. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Decreto/D9057.htm. Acesso em: 01 de out. de 2020.

BRASIL. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Disponível em: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376. Acesso em: 02 out. 2020.

CAVALCANTE, A. S. P.; MACHADO, L. D. S.; FARIAS, Q. L. T.; PEREIRA, W. M. G.; SILVA, M. R. F. Educação superior em saúde: a educação a distância em meio à crise do novo coronavírus no Brasil. Avances en Enfermería, n. 1supl, 2020.

CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A. Metodologia Científica. 5ªed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2002.

FREITAS, M. T. A. (2009) Cibercultura e formação de professores. Belo Horizonte: Autêntica. Editora. HODGES, Charles et al. The difference between emergency remote teaching and online learning. EDUCAUSE Review. 27 mar. 2020. Disponível em: https://er.educause.edu/ articles/2020/3/the-difference-between-emergency-remote-teaching-and-online-learning, 2020. Acesso em: 01 de outubro 2020.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2017.

GODOI, M.; KAWASHIMA, L. B.; GOMES, L. A.; CANEVA, C. O ensino remoto durante a pandemia de covid-19: desafios, aprendizagens e expectativas dos professores universitários de Educação Física. Research, Society and Development, v. 9, n. 10, p. e4309108734-e4309108734, 2020.

GONÇALVES, H. de A. Manual de artigos científicos. São Paulo: Avercamp, 2004.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Metodologia Científica. 5ªed. São Paulo: Atlas, 2010

LEITE, F. T. Metodologia Científica: métodos e técnicas de pesquisa - monografias, dissertações, teses e livros. Aparecida, São Paulo: Ideias e Letras, 2008.

LOPES, R. P.; FURKOTTER, M. Formação inicial de professores em tempos de TDIC: uma questão em aberto. Educ. rev., Belo Horizonte , v. 32, n. 4, p. 269-296, dez. 2016. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982016000400269&lng=pt& nrm=iso>. Acesso em 09 out. 2020. https://doi.org/10.1590/0102-4698150675.

MAIA, C.; MATTAR, J. ABC da EaD: a educação a distância hoje. Pearson Prentice Hall, 2008.

MALHOTRA, N. K. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. 4ª Ed. Porto Alegre: Bookman, 2004.

MARTINS, V.; ALMEIDA, J. Educação em tempos de pandemia no Brasil: saberes fazeres escolares em exposição nas redes e a educação on-line como perspectiva. Redoc, Rio de Janeiro, v. 4, n.2 p. 215-224, 2020. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2020.51026.

OLIVEIRA, H. V; SOUZA, F. S. Do conteúdo programático ao sistema de avaliação: reflexões educacionais em tempos de pandemia (COVID-19). Boletim de Conjuntura (BOCA), v. 2, n. 5, 2020.

RODRIGUES, T. de A.; CÂNDIDO, E. L.; SOUZA, F. L. M. Education and sustainability in times of Covid-19 pandemic. International Journal for Innovation Education and Research, [S. l.], v. 8, n. 9, p. 234-242, 2020. DOI: 10.31686/ijier.vol8.iss9.2623. Disponível em: https://ijier.net/ijier/article/view/2623. Acesso em: 10 out. 2020.

VALENTE, G. S. C.; MORAES, E. B.; SANCHEZ, M. C. O.; SOUZA, D. F.; PACHECO, M. C. M. D. O ensino remoto frente às exigências do contexto de pandemia: reflexões sobre a prática docente. Research, Society and Development, v. 9, n. 9, p. e843998153-e843998153, 2020.

Published

2020-10-30

Issue

Section

Artigos