Contribuições Psicopedagógicas e a Intervenção Com Idosos / Psychopedagogy and its Contributions and Intervention with Elderly

Authors

  • Elaine Rodrigues Galvão Centro Universitário INTA
  • Léa Barbosa de Sousa Centro Universitário INTA

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v14i51.2631

Keywords:

Processo de envelhecimento, idoso, estimulação cognitiva, intervenção psicopedagógica e ludicidade

Abstract

Este artigo tem por objetivo evidenciar a relevância das contribuições psicopedagógicas na intervenção com idosos, bem como salientar sobre os benefícios da estimulação cognitiva para esses sujeitos. Considerando o extenso contingente de idosos nos últimos anos, torna-se imperativo o investimento em estudos e pesquisas que tenham como propósito investigar substancialmente o processo de envelhecimento e os métodos utilizados com a finalidade de minimizar os declínios cognitivos que afetam este público. A Psicopedagogia é um campo de conhecimento estruturado e configura-se a respeito dos métodos e processos de aprendizagem humana. Segue a perspectiva de que o homem é um ser dinâmico em constante evolução e desenvolvimento, interagindo de maneira participativa com aspectos físicos, sociais, emocionais e intelectuais. É uma área multidisciplinar direcionada a educação e a aprendizagem de todas as idades. Inicialmente este artigo dedica-se a intervenção psicopedagógica e sua contribuição no envelhecimento saudável. Posteriormente ressalta os benefícios da estimulação cognitiva através da ludicidade. Finalmente, apresenta a atuação do psicopedagogo no desenvolvimento cognitivo da pessoa na terceira idade, onde este profissional é visto como um intercessor entre a pessoa idosa e os processos de reestruturação e restauração do conhecimento, participando ativamente do progresso de superação das dificuldades descobertas, bem como dos momentos de interação, devendo estar atento e capacitado para a atuação reflexiva, bem como efetivar as práticas psicopedagógicas direcionadas ao idoso de forma coerente e precisa, visando sempre sua evolução e desempenho.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Elaine Rodrigues Galvão, Centro Universitário INTA

1  Licenciada em História, pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Graduanda em Psicologia, pela Faculdade Ieducare - FIED. Pós Graduada em LIBRAS pela Faculdade Latino Americana de Educação - FLATED. Pós Graduada em Educação e Direitos Humanos pela Universidade Federal do Ceará- UFC. Pós Graduanda em Psicopedagogia Institucional, Clínica e Hospitalar, Centro Universitário INTA. elainerodrigues8@gmail.com;

Léa Barbosa de Sousa, Centro Universitário INTA

2 Mestrado em Ciências da Educação pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal. Professora e Psicopedagoga Clínica do Centro Universitário INTA, Brasil. lea-b@hotmail.com.

References

ARGIMON, Irani I. de Lima. Aspectos cognitivos em idosos. Aval. psicol., Porto Alegre , v. 5, n. 2, p. 243-245, dez. 2006 . Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/ scielo.php?script=sci_arttext&pid=S167704712006000200015&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 06 jun. 2020.

BASTOS, E. M. A Relacão entre Psicopedagogia e o Idoso: Uma Revisão Sistemática. Revista AMAzônica, Ano 12, Vol XXIV, Número 2, jul-dez, 2019.

BOSSA, N. A. A psicopedagogia no Brasil: contribuições a partir da prática. Porto Alegre: Artes Médica, 2000.BRASIL, Lei n 10742, 1 de outubro de 2003. Estatuto do Idoso. Acesso em 15 de janeiro de 2019

BOSSA, N. A. A Psicopedagogia no Brasil: construção a partir da prática. 4ª ed, Wak editora, 2011.

CARTER, P.; RUSSELL, K;. Aumente o Poder do seu Cérebro: melhore sua criatividade, memória, agilidade mental e inteligência. São Paulo: Madras, 2009.

CARVALHO, N. C. Dinâmicas para Idosos. Petrópolis-RJ . Ed. Vozes. 2009.

CASEMIRO, F. G, RODRIGUES, I. A; DIAS, J. C; ALVES, L. C. de S. INOUYE, K. GRATÃO, A. C. M. Impacto da estimulação cognitiva sobre depressão, ansiedade, cognição e capacidade funcional em adultos e idosos de uma universidade aberta da terceira idade. Rev. bras. geriatr. gerontol. vol.19 no.4 Rio de Janeiro July/Aug. 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809- 98232016000400683&lng= en&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 21/05/2020

CLETO, M. R. Z; PENNA, J. dos S. Orientações psicopedagógicas no processo cognitivo do idoso . 2011. 13 p. Dissertação (Pós graduação em Psicopedagogia) UnG, [S.l.], 2011. Disponível em: <http://revistas.ung.br/index.php/3setor/article/view/1254>. Acesso em: 03 jul. 2020.

Código de Ética Profissional do Psicopedagogo. Associação Brasileira de Psicopedagogia. São Paulo, outubro de 2019.

COLELLA, T. L. A, RODRIGUES, J. M. C., OLIVEIRA, M. P. e CARVALHO, M. B.V. Escolarização de idosos na ótica da psicopedagogia: um relato de experiência. Revista psicopedagogia, São Paulo, 2018.

FERNANDES, A. F. R. Plasticidade Cognitiva: Um estudo de caso de estimulação cognitiva em idosos. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Psicologia e Educação, 2015. Disponível em: https://ubibliorum.ubi.pt/bitstream/10400 .6/6026/1/4636_8895.pdf. Acesso em: 21/05/2020

FERREIRA, P.C. S. et al. Características sociodemográficas, capacidade funcional e morbidades entre idosos com e sem declínio cognitivo. Acta paul enferm. 2011;24(1):29-35. [acesso em 26 out. 2013]. Disponível em: http:// www.scielo.br/pdf/ape/v24n1/v24n1a04.pdf

FREIRE, P. Educação e mudança. Coleção Educação e mudança. 9 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

LIMA, P. M. Gerontologia Educacional – Uma Pedagogia Específica para o Idoso – Uma Nova Concepção de Velhice. São Paulo: LTR, 2000.

LOUSA, E. F. C. F. (2016). Benefícios da Estimulação Cognitiva em Idosos: Um Estudo de Caso. Coimbra, 2016. Disponível em: http://repositorio.ismt.pt/bitstream/12345 6789/682/1/DISSERTA%C3%87%C3%83O.pdf. Acesso em: 13/03/2020

MATURANA H. Emoções e linguagem na educação e na política. Belo Horizonte:UFMG;2002.

MENESES, M. S. O Lúdico No Cotidiano Escolar Da Educação Infantil: Uma Experiência Nas Turmas De Grupo 5 Do Cei Juracy Magalhães. Salvador – 2009.

OLIVEIRA, A. S. de. SILVA, Vívian C. L. da, CONFORT, M. F. Benefícios da Estimulação Cognitiva Aplicada ao Envelhecimento. Rev. Episteme Transversalis, Volta Redonda-RJ, v.8, n.2, p.16-31, jul./dez.2017. Disponível em: www.revista.ugb.edu.br. Acesso em: 21/05/2020

PIAGET,J. Pisicologia da Inteligência. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura, 1974.

ROCHA, M.A.M. Envelhecimento saudável, através de intervenção Psicopedagógica, com enfoque neuropsicológico. Revista psicopedagogia, Salvador, 2018.

SANTOS, A. C. P. D. Jogos de mesa na terceira idade e sua importância para a Aprendizagem: um olhar psicopedagógico. Universidade Federal da Paraíba – UFPB. JOÃO PESSOA. 2016. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/ 123456789/1816/1/ACPS17062016. A Acesso em: 07/07/2020.

SANTOS B.I. Oficinas de estimulação cognitiva em idosos analfabetos com Transtorno do Cognitivo Leve [dissertação]. Brasília, DF: Universidade Católica de Brasília; 2010

SILVA, K. I. L.; GALDINO, S. H. COLELLA, T.L.A. Contribuições da psicopedagogia na prevenção e tratamento das dificuldades de aprendizagem do idoso no processo de alfabetização. Revista Psicopedagogia, São Paulo, 2018.

KISHIMOTO, T. M. O jogo e a educação infantil. In: Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 14.ed. São Paulo: Cortez Editora, 2011. p. 15-48

SOUSA, M. P. O lúdico na terceira idade [dissertação]. Campos dos Goytacazes: Universidade Cândido Mendes; 2013. [acesso em 26 mai. 2020]. Disponível em: http:// www.avm.edu.br/monopdf/7/MARCIO%20 PEREIRA%20DE%20SOUSA.pdf.

VISCA J. Psicopedagogia: novas contribuições. Rio de Janeiro: Nova Fronteira; 1991

VORKAPIC, C. F. Neurociência do Exercício, Saúde Mental e Aprendizagem. Caminhos da Educação Matemática em Revista Online. Universidade Federal de Sergipe – UFS. Vol. 4, N. 2, ano: 2015. Disponível em: https://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/ index.php/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/77. Acesso em: 21/05/2020.

Published

2020-07-30

Issue

Section

Comment