A Psicopedagogia no Ensino Superior: Relato de Experiência sobre as Principais Queixas dos Acadêmicos em uma Instituição Universitária no Brasil / Psychopedagogy in Higher Education: Experience Report on the Main Complaints of Academics in a University Institution in Brazil
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v14i50.2519Keywords:
Psicopedagogia, Dificuldades de aprendizagem, Ensino SuperiorAbstract
Este artigo tem por intenção apresentar um relato de experiência vivenciada em uma Universidade sobre as principais queixas no acompanhamento de estudantes com dificuldades de aprendizagem. A Psicopedagogia se ocupa das dificuldades de aprendizagem humana e os fatores que interferem no processo de aprendizagem. Este texto propõe uma reflexão sobre os principais assuntos: Psicopedagogia no Ensino Superior e as principais queixas dos Universitários. Dialogando sobre as dificuldades de aprendizagem específicas. Demandas dos atendimentos. Encaminhamentos dos acadêmicos a outros profissionais. Inclusão de alunos com deficiências no Ensino Superior. O acompanhamento Psicopedagógico Universitário é visto pelo Ministério da Educação - MEC como exitoso nas Universidades. As dificuldades de Aprendizagem são muitas e a Psicopedagogia contribui amenizando esse quadro oferecendo apoio psicopedagógico aos estudantes.
Downloads
References
ANTUNES, Celso. Aprendendo o que jamais se ensina. Fortaleza: Edições livros técnicos, 2005.
ASSUNÇÃO, Elisabete da; COELHO, Maria Teresa. Problemas de aprendizagem. São Paulo, SP: Editora Ática, 2002.
BRUST, John C.M. A Prática da Neurociência: das Sinapses aos Sintomas. Rio de Janeiro: Reichmann & Affonso, 2000.
CAMPOS, Dinah Martins de Souza (2007). Psicologia da aprendizagem. Ed. 36ª Petrópolis-RJ. Vozes, 2007.
CARDOSO, Ana Paula Lima; MAGALHÃES, Rita de Cássia B. P. Inclusão no Ensino Superior: caminhos propostos por uma professora e seu aluno cego. In Encontro De Pesquisa E Pós-Graduação, 9, Fortaleza. 2009.
DAMÁSIO, A. O Erro de Descartes: Emoção, Razão e Cérebro Humano. Mem Martins: Publicações: Europa América, 2009.
DISTÚRBIOS / TRANSTORNOS / DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM http://www.mlspsicopedagogia.com/5.html#anc6 - Fonte: http://www.tdah.org.br
FONSECA, Vitor da: Dislexia, cognição e aprendizagem: uma abordagem neuropsicológica das dificuldades de aprendizagem da leitura. V Fonseca - Revista Psicopedagogia, 2009.
FONSECA, Vitor. Dificuldade de Aprendizagem, abordagem neuropsicológica e psicopedagógica ao insucesso escolar. Lisboa: Âncora editores, 2004.
FONSECA, Vitor. Escola. Quem és tu? Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.
MARTIN, D. O que é a Inteligência Emocional. Biblioteca Pergaminho, 1997.
PEREIRA, R. S. Dislexia e Disortografia – Programa de Intervenção e Reeducação (vol. I e II). Montijo: You!Books, 2009.
PIAGET, Jean. Seis estudos de Psicologia. 21ª ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995.
PINKER, Steven. O Instituto da Linguagem: Como a Mente Cria a Linguagem. São Paulo: Martins Fonte, 2002.
ROGER, Carl. Liberdade de Aprender em Nossa Década. Porto Alegre: Artes Médicas, 1980.
SÁNCHEZ-CANO, Manuel; Bonals, Joan. Org. Avaliação Psicopedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2008. Tradução Fátima Murad.
SARAVALI, E. G.; GUIMARÃES, K. P. As dificuldades de aprendizagem na visão de futuros educadores: o que dizem estudantes do curso de pedagogia? In: Congresso Estadual Paulista Sobre Formação De Educadores, 9, 2007, Águas de Lindóia. Anais. São Paulo: UNESP, 2007. v. 1, p. 94-104.
SILVA. D. M. A. Dificuldades de aprendizagem: dislalia e disgrafia. Brasília: Faculdade Albert Einstein, 2009.
SNOWLING, Margaret J. Dislexia. 2ª ed. Livraria Santos Editora Ltda. São Paulo, 2004.
TAVARES, J. et. al. Docência e Aprendizagem no Ensino Superior. In: Investigar em Educação. Revista da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, n.º 3, Junho. Lisboa: SPCE, 2008 p. 15 a 55.
VYGOTSKY, Lev S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os autores detêm os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.