Concepções do Multiletramento na Contemporaneidade / Conceptions of Multiliteracy in Contemporary
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v14i50.2451Keywords:
Multiletramento, Metodologias de ensino, Formação de professores.Abstract
O presente estudo objetivou uma discussão sobre as concepções do multiletramento na contemporaneidade. A metodologia consistiu em revisão integrativa com os seguintes aportes teóricos de autores como: Jonassen (2008), Diesel, Baldez e Martins (2017), Ortunes e Sousa (2018), Pereira, Schimitt e Dias (2007), Pretto e Silveira (2008), Santos e Lacerda (2019), Sousa (2018) e Staker e Horn (2015), dentre outros. Os resultados parecem indicar que as tecnologias da informação e conhecimento (TICs) disponíveis, assim como a internet possuem uma grande influência no processo de ensino e aprendizagem. Sendo assim, é necessária a conciliação do processo de constituição do saber com as novas tecnologias, ampliando o leque de possibilidades de aprender. E finalmente, os saberes que são construídos no cotidiano são indispensáveis para a construção do saber dos indivíduos, pois são referências, marcas e aspectos que constituem a identidade do aluno.
Downloads
References
ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini. Tecnologia na escola. n. 2 v, 2. 2011.
BARBOSA, Andrea et al. A experiência da imagem na etnografia. Editora Terceiro Nome, 2019.
BARBOSA, Jacqueline Peixoto. Trabalhando com os gêneros do discurso: Uma perspectiva enunciativa para o ensino de língua portuguesa, Tese (Doutorado em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas) - Universidade Católica de São Paulo, São Paulo: PUC/SP, 2001.
DIESEL, Aline; BALDEZ, Alda Leila Santos; MARTINS, Silvana Neumann. Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica. Revista Thema, v. 14, n. 1, p. 268-288, 2017.
FUGIMOTO, Sonia Maria Andreto; ALTOÉ, Anair. O Computador na sala de aula: o professor de educação básica e sua prática pedagógica. Maringá, PR, p. 21-71, 2010.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1996.
FREITAS, Maria Auxiliadora Silva; SANTOS, Vera Lucia Pontes; MERCADO, Luis Paulo Leopoldo. Avaliação para a aprendizagem em contextos híbridos de formação continuada: o potencial dos feedbacks na configuração de saberes didático-pedagógicos. Brazilian Journal of Development, v. 5, n. 10, p. 17695-17714, 2019.
JONASSEN, David. O uso das novas tecnologias na educação a distância e a aprendizagem construtivista. Em Aberto, v. 16, n. 70, 2008.
KAWAMOTO, Elisa Mári; CAMPOS, Luciana Maria Lunardi. Histórias em quadrinhos como recurso didático para o ensino do corpo humano em anos iniciais do Ensino Fundamental. Ciência & Educação, p. 147-158, 2014.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais emergentes no contexto da tecnologia digital. Hipertexto e gêneros digitais. Rio de Janeiro: Lucerna, p. 13-67, 2004.
MERIJE, Wagner. Mobimento: educação e comunicação mobile. Editora Peirópolis LTDA, 2012.
OLIVEIRA, Luciano Amaral. Coisas que todo professor de português precisa saber: a teoria na prática. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.
ORTUNES, Leandro; SOUSA, Francisco Alencar. Abordagem de ensino e as novas tecnologias de informação: uma aproximação da realidade do aluno. Revista Espaço Acadêmico, v. 18, n. 205, p. 62-75, 2018.
PEREIRA, Alice Theresinha Cybis; SCHMITT, Valdenise; DIAS, Maria Regina Álvares Correia. Ambientes virtuais de aprendizagem. AVA-Ambientes Virtuais de Aprendizagem em Diferentes Contextos. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna Ltda, p. 4-22, 2007.
PRETTO, Nelson De Luca; SILVEIRA, Sérgio Amadeu. Além das redes de colaboração: internet, diversidade cultural e tecnologias do poder. Edufba, p. 232, 2008.
SANTOS, Jaqueline Silva; LACERDA, Naziozênio Antonio. A linguagem dos alunos na escrita colaborativa em blog educacional para o ensino-aprendizagem de língua portuguesa. Letras, Linguística e Artes: Perspectivas Críticas e Teóricas, p. 108, 2019.
SIMÕES, Jéssica Priscila. Atividade de estudo e consciência crítica do professor: processo de intervenção formativa histórico-cultural. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” Presidente Prudente/SP 2019.
SOUSA, Marília Lima. A internet no processo ensino-aprendizagem como instrumento na construção do conhecimento. Monografia (licenciado em Licenciatura) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa/PB, 2018.
STAKER, Heather; HORN, Michael Blended. Usando a inovação disruptiva para aprimorar a educação. Porto Alegre: Penso, 2015.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os autores detêm os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.