Psicomotricidade na Formação Acadêmica de Professores de Educação Física / Psychomotricity in the Academic Formation of Physical Education Teachers
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v14i50.2447Keywords:
Psicomotricidade, Educação física, Docência na Educação física.Abstract
Os questionamentos que os profissionais da área de Educação Física, sempre se perguntaram durante os seus trabalhos docentes e que levam a dúvida em relação à finalidade do assunto psicomotricidade na disciplina que os mesmos atuam e também como avaliar as competências e habilidades dos discentes para o começo de um trabalho letivo anual, desenvolvendo o psicológico e o motor em um cidadão, melhorando sua capacidade crítica no exercício de sua cidadania. Por isso este estudo possui o objetivo de compreender a importância da área psicomotora para o desenvolvimento e aprendizagem escolar, tendo como referência os jogos, brincadeiras e atividades desenvolvidas no contexto escolar do ensino de todas as esferas educacionais. A população deste estudo são os professores da rede de ensino na cidade da região do crajubar, com uma amostra de professores de 2 à 5, regentes em salas de aulas, tendo como meta compreender a importância da psicomotricidade para o desenvolvimento e aprendizagem escolar, tendo como referência os jogos, brincadeiras e atividades no contexto escolar. Foram utilizados para as escolha deste estudo, os artigos que mais se adequam ao que se desejam questionar e levantar informações teóricas e práticas sobre o assunto, no intuito de ser o mais claro possível para não chegar as contradições que surgem em relação a um tema, buscando além disso a importância do tema pesquisado para a formação do profissional de Educação Física.
Downloads
References
BECKERT, E. A. Psicomotricidade Infantil: A arte de Brincar e Aprender através do Lúdico. Trabalho de conclusão de curso, apresentado como pré-requisito para obtenção do título de graduação em Psicologia, da Universidade do Oeste de Santa Catarina-UNDESC, Unidade de Pinhalzinho. Dezembro. 2015.
BEZERRA, L. H. A. Psicomotricidade: A importância de Trabalhar a Lateralidade e na Educação Física Escolar. Trabalho de Conclusão de Curso Apresentado como requisito parcial á obtenção do grau de Licenciatura em Educação Física pela UniCEUB. Novembro. 2013. Brasília-DF.
CAMPOS, A. C. SILVA, L. H. PEREIRA, K. ROCHA, N. A. C. F. TUDELLA, E. Intervenção Psicomotora em Crianças de Nível Socioeconômico Baixo. Estudo desenvolvido no Dep. De Fisioterapia da UFSCar, São Carlos, SP. Fisioter Pesq. 2008; 15(2): 188-93.
ENCARNAÇÃO, G. A. A. Avaliação dos Parâmetros Psicomotores de Equilíbrio e Coordenação Motora Apendicular em Crianças Obesas. Trabalho de conclusão de curso apresentado ao departamento de Educação Física da Faculdade da UNESP. Bauru. Novembro. 2011.
FERREIRA, T. L. MARTINEZ, A. B. CIASCA, S. M. Avaliação Psicomotora de Escolares do 1º Ano do Ensino Fundamental. Ver. Psicopedagogia. 2010: 27(83): 223-35.
SILVA, D. A. A Importância da Psicomotricidade na Educação Infantil. Trabalho de Conclusão de Curso Apresentado como requisito parcial á obtenção do grau de Licenciatura em Educação Física pela UniCEUB. Novembro. 2013. Brasília-DF.
SIQUEIRA, G. D. J. GUEDES, K. M. TOLENTINO, G. O. SILVA, I. O. PEREIRA, L. C. G. VENÃNCIO, P. E. M. Desempenho Psicomotor de Crianças de 05 a 06 anos de Cemeis da Cidade de Anápolis. GO. Revista do Departamento de Educação Física e Saúde e do Mestrado em Promoção da Saúde da Universidade de Santa Cruz do Sul/ Unisc. Setembro. 2015.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os autores detêm os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.