A expansão do ensino a distância e os desafios para assegurar a qualidade na graduação: Um estudo realizado com Instituições de Ensino Superior em Juazeiro do Norte-CE / The Expansion of distance education and the challenges to ensure quality in graduation: A study carried out with Higher Education Institutions in Juazeiro do Norte-CE
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v14i50.2431Keywords:
Ensino a Distância. Recursos. Desafios.Abstract
Este trabalho pretende analisar o ensino a distância na graduação a partir da formação dos professores, como isso pode ter influência no preconceito com essa modalidade e a garantia de sua qualidade. Expondo, assim, os desafios que estão presentes para esses tipos de curso, mesmo com o avanço tecnológico, face a necessidade da preparação dos educadores para a especificidade desse tipo de ensino. Trata-se de uma pesquisa em que foi utilizado o método histórico-crítico, além da utilização da técnica de revisão bibliográfica para avaliar como se deu o avanço do Ensino a Distância e sua receptividade, relacionando com a formação docente. Dessa forma, foram utilizadas produções acadêmicas atualizadas versando sobre o tema, priorizando as que tenham sido produzidas nos últimos cinco anos, visando assim acompanhar a situação atual da sociedade e da tecnologia existente. Para alcançar o objetivo pretendido por essa pesquisa foi realizada pesquisa descritiva e os dados foram obtidos através de entrevista realizada com alunos de quatro instituições de ensino superior da cidade de Juazeiro do Norte – CE. Para melhor análise, os dados foram apresentados em gráficos. Como resultado, pode-se verificar a percepção dos alunos sobre a realização do curso de graduação à distância, identificando as características desejáveis, os recursos tecnológicos que mais contribuem para a aprendizagem, e ainda citar as principais vantagens e as dificuldades encontradas ao longo do curso.
Downloads
References
ARETIO, L.G. Bases, mediaciones y futuro de la Educación a distancia em la sociedade digital. Madrid: Editorial Síntesis, 2014.
CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A. Metodologia Científica. 5ªed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2002.
GIL, A. C. Como elaborar projeto de pesquisa. 6ªed. Atlas, 2017.
GONÇALVES, H. de A. Manual de artigos científicos. São Paulo: Avercamp, 2004. INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO
TEIXEIRA (INEP). Resumo Técnico do Censo da Educação Superior. 2013. Disponível em http://download.inep.gov.br/download/superior/censo/2013/resumo_tecnico_censo_edu cacao_superior_2013.pdf. Acesso em: agosto 2019.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO
TEIXEIRA (INEP). Indicadores de Fluxo do Ensino Superior. 2017. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/ artigo/-/asset_publisher/B4AQV9zFY7Bv/content/inep- disponibiliza-indicadores-de-fluxo-da-educacao-superior/21206. Acesso em: março 2019.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M.A. Metodologia Científica. 5ªed. São Paulo: Atlas, 2010.
LEITE, F. T. Metodologia Científica: métodos e técnicas de pesquisa - monografias, dissertações, teses e livros. Aparecida, São Paulo: Ideias e Letras, 2008.
LEITE, S.S.F; ROSA, M.B. O comportamento autônomo dos alunos da educação à distância e a construção do conhecimento. São Paulo: v. 1, n.2, 2017
LOBO NETO, F.J da S. Educação à Distância – Referências e Trajetórias. 1ªed. ABT
– Associação Brasileira de Tecnologia Educacional, 2002.
MALHOTRA, N. K. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. 4ª Ed. Porto Alegre: Bookman, 2004.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC). Regulamentação da EAD no Brasil. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/index.php. Acesso em: 28 de julho de 2019.
PINO, A. S. Educação à distância: propostas pedagógicas e tendências dos cursos de graduação. Tese (doutorado) – Universidade Nove de Julho. São Paulo. 2017.
RIBAS, C. O profissional da informação: rumos e desafios para uma sociedade inclusiva. Informação & Sociedade, João Pessoa, v. 17, n. 3, set./dez. 2007, p47-57.SANTOS, P. K.; SANTOS, E. R. dos; OLIVEIRA, H. de. Educação e Tecnologias. Porto Alegre: SAGAH, 2017.
VALENTE, J.A. O ensino híbrido veio para ficar. In: BACICH, L; TANZI NETO, A; TREVISANI, F. De M. (Org). Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.
VIANNEY, J; TORRES, P.; SILVA, E. A Universidade virtual no Brasil: o ensino superior à distância no país. Tubarão, SC: Unisul, 2003.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os autores detêm os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.