Projeto Escola Sem Partido: Uma roupa velha que não nos serve mais /

Authors

  • Arnóbio Rodrigues de Sousa Júnior Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará Campus Crateús
  • Antonio Avelar Macedo Neri Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará Campus Crateús.
  • Maria das Dores Alexandre Maia Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará Campus Crateús.
  • Mayara Barros Bezerra Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará Campus Crateús.

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v14i50.2418

Keywords:

Projeto Escola Sem Partido, Identidade de Gênero-Orientação Sexual, Despolitização da Educação.

Abstract

A presente produção acadêmica tem como objetivo central problematizar o Projeto Escola Sem Partido e suas implicações no cerceamento da discussão de gênero e orientação sexual na sala de aula. Este Projeto usa os espaços educativos para protagonizar suas vertentes conservadoras em contraponto a dimensão de uma pedagogia libertadora. Nesse sentido, a pesquisa subsidia-se em natureza qualitativa de cunho bibliográfico além da pesquisa documental com base no Projeto de Lei n° 2474/14 do deputado Flávio Bolsonaro e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). É evidente o enfoque conservador e alienante do Projeto Escola Sem Partido que se contrapõe a liberdade de ensinar e a práxis pedagógica no sentido da formação crítica e do empoderamento dos educandos. Assim, nota-se a retórica a favor da educação neutra e das narrativas antigênero em um discurso contrariamente as escolas democráticas e a desbarbarização da educação.

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Author Biographies

Arnóbio Rodrigues de Sousa Júnior, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará Campus Crateús



Antonio Avelar Macedo Neri, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará Campus Crateús.


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Published

2020-05-30

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Artigos