Resultado das Vivências Realizadas no Processo de Ambientação e Imersão do Programa de Residência Pedagógica na Escola Campo / Result of Experiences Carried out in the Environmental Process and Immersion of the Pedagogical Residence Program at Campo School
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v13i48.2298Keywords:
Programa de Residência Pedagógica, Imersão, Ambientação, Aperfeiçoamento, PráticasAbstract
Este artigo vem abordar as etapas observadas e vivenciadas do PRP - Programa de Residência Pedagógica, através do olhar e das práticas do residente, demonstrando aspectos positivos e negativos sobre o processo de ensino aprendizagem. Pretende-se mostrar a estrutura física e administrativa que compõe a escola campo Dom Malan no município de Salgueiro-PE, refletindo sobre algumas dificuldades encontradas desde o período da ambientação, até à fase de Imersão. A participação do residente nessa trajetória torna-se imprescindível, estabelecendo interação social, habilidades e sobretudo colaborando para o crescimento do acadêmico através da união entre o escrito e o vivido. O trabalho vem discutir a respeito de alguns temas importantes que devem ser revistos e considerados tais como; a prática da Educação Física nesse espaço de forma constante para melhorar o desempenho desses alunos, incentivo ao corpo docente para aperfeiçoamento de suas ações, além de melhoramento no contexto da inclusão de alunos com necessidades especiais. Fez-se necessário o uso de várias pesquisas bibliográficas através de nomes como: Pimenta e Lima (2004), Kunz, (2001), e outras fontes. Este trabalho tem natureza qualitativa, quantitativa, descritiva, aplicada, levantamento e estudo de caso, para compreender alguns fatores existentes e ausentes no âmbito educacional. Alguns mediadores e residentes atuantes dentro desse sistema foram convidados a participarem desse trabalho através de questionamentos onde puderam fornecer opiniões e sugestões relativas ao processo inclusivo em cada setor, corroborando de maneira positiva.Palavras-Chave: Programa de Residência Pedagógica; Imersão; Ambientação; Aperfeiçoamento; Práticas
Downloads
References
BRASIL. Constituição Federal, 1988. Art. 206. Inc.I)
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional- LDBN – Lei nº 9394/96, art. 58.
BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA, Lei nº 8.069/90.
KUNZ, Elenor. Didática da educação física 2. Ijuí: Ed. Unijuí, 160p. Coleção educação física. (2001)
PIMENTA S. G.; LIMA, M. S. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2004.
VILLARDI, Raquel. Ensinando a gostar de ler e formando leitores para a vida inteira. Rio de Janeiro: Qualitymark/Dunya Ed. 1999.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os autores detêm os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.