Relações pertinentes entre as políticas educacionais brasileiras na atualidade e as políticas econômicas neoliberais / Relevant relations between Brazilian educational policies nowadays and neoliberal economic policies

Authors

  • Cícera Cíntia Morais Pinheiro Secretaria Municipal de Educação de Juazeiro do Norte , Brasil;
  • Maria de Fátima Teixeira Lima Universidade Atenas

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i48.2285

Keywords:

Política Pública, neoliberalismo, escola e exclusão

Abstract

O presente artigo aborda a temática em relação a pertinência entre a política educacional brasileira e o neoliberalismo,  tendo em vista as leituras comparativas feitas pelas autoras aferindo, confrontando e assemelhando as concepções pró e divergentes defendidas nos textos. Objetiva-se refletir as políticas educacionais e suas intencionalidades no âmbito escolar e na vida social em parceria com os pares evidenciado o modelo neoliberal e possíveis ações transformadoras na prática educacional. O cenário da Educação brasileira sempre foi um caso a se refletir, em especial, se o que está na teoria tão presente nas universidades, também se encontra na prática das escolas. Portanto o referido artigo possibilita refletir sobre o processo mais ampliado do sistema econômico neoliberal, viabilizando compreender os modelos adotados de políticas públicas educacionais vigentes no Brasil de forma mais rigorosa, permitindo a capacidade de avaliar suas relevâncias, bem como, suas insignificâncias, atendendo apenas aos caprichos do capital.

 

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Author Biographies

Cícera Cíntia Morais Pinheiro, Secretaria Municipal de Educação de Juazeiro do Norte , Brasil;

1 Especialização em Educação Especial - Formação Continuada de Professores para o Atendimento e pela Universidade Federal do Ceará, Brasil. Professora Especialista do Secretaria Municipal de Educação de Juazeiro do Norte , Brasil;

Maria de Fátima Teixeira Lima, Universidade Atenas

2 Mestranda em Ciências da Educação pela Universidade Atenas. petecajua@gmail.com.


 

References

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Published

2019-12-30