Relação Escola e Familia: Expectativa de Uma Educação de Sucesso / School and Family Relationship: Expectation of Successful Education

Authors

  • Stefânia da Silva Oliveira Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central - FACHUSC
  • João Felix da Silva Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central - FACHUSC
  • Maria das Graças Bento Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i48.2275

Abstract

A parceria entre família e escola é um dos principais elementos para o sucesso da educação. É comum acreditar que cada um deve cumprir seu papel separadamente. No entanto, os pais e a instituição de ensino devem estar em constante sintonia, tendo como objetivo final o pleno desenvolvimento infantil. Diferentes motivos levam a essa separação. Os pais deixam de se envolver no ambiente escolar e nas atividades e estratégias pedagógicas que envolvem a sua participação. Por outro lado, a família não sente que as suas demandas são acolhidas pelos gestores escolares. Uma das formas para reverter esse cenário é compreender que a educação não é responsabilidade restrita da escola, assim como não está confinada aos muros da instituição. A sociedade como um todo, a escola, a família e outros ambientes estão envolvidos no desenvolvimento humano. Também é importante que a família permita ao aluno resolver questões relacionadas a socialização com outros colegas no ambiente escolar, sem interferir de maneira direta.   Já a escola deve possuir uma gestão democrática, capaz de incentivar a participação constante dos pais no ambiente escolar. Essa relação deve ir além dos encontros para discussão de questões burocrática, como reclamações, boletins, reuniões, etc. É importante estar à disposição em horários mais acessíveis e demonstrar que a escola está aberta para  o diálogo e novas sugestões. Tanto escola quanto família exercem papéis diferentes na construção de conhecimento e formação de uma pessoa. É preciso entender que cada parte está afetando diretamente a formação da criança. O que acontece, em muitos casos, é o desentendimento de qual o papel de cada um no processo de formação da criança, deixando o aluno à margem desse impasse. Entretanto, o objetivo é o contrário: a melhoria da relação entre escola e família objetiva o desenvolvimento do aluno. É a família que ajuda a criança a se descobrir como indivíduo e fazer com que ela interaja com o meio, absorvendo o que for benéfico e importante. Ela pode colaborar com o processo de desenvolvimento do saber e com o desenvolvimento de hábitos para a socialização e comportamento do aluno. Cabe a família incentivar o estudo, a leitura e a construção de conhecimentos diversos e aplicados ao dia a dia, a escola deve também construir relacionamento com a família, demarcando a importância da participação ativa.

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Author Biographies

Stefânia da Silva Oliveira, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central - FACHUSC

1 Graduanda em pedagogia, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central - FACHUSC. stefaniaoliver111@gmail.com;

João Felix da Silva, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central - FACHUSC

2 Graduação em Pedagogia pela Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central - FACHUSC, Pós graduado em Psicopedagogia Institucional pela FIP/PB e PSICOPEDAGOGIA CLINICA pela INESP. Atualmente é professor efetivo da Escola Municipal Menino Jesus e preceptor do PRP/CAPES na FACHUSC. joaofelixserrita@hotmail.com;

Maria das Graças Bento, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central

[3] Mestrado em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, Brasil. Professora Universitária Efetiva Concursada da Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central. professoragracabento@hotmail.com

Published

2019-12-30