Processo de alfabetização por meio das Literaturas Infantis / Literacy process through Children's Literatures
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v15i57.2267Keywords:
Estratégia de Leitura, Literatura Infantil, letramento literário.Abstract
Resumo: A presente pesquisa tem sua origem nos desafios experimentados como professora de alfabetização e na tarefa de formar leitores, o que motivou a busca de soluções por meio de estudos e de investigações. Tendo como ideia, que a leitura é um processo um tanto complexo a ser desenvolvido e não pode ser reduzido à mera decodificação de textos, mas sim, levar os alunos a serem investigadores e letrados. Em face a essa constatação adveio o interesse em desenvolver uma prática de professora/mediadora/multiplicadora, envolvendo as estratégias de leitura com livros infantis de um autor capixaba, na premissa de suscitar a apreciação literária com os alunos, do nível 1 da Educação Infantil de uma escola particular de Vila Velha/ES, na qual a pesquisadora atua em sala de aula, como alfabetizadora. A metodologia utilizada no estudo, foi a da pesquisa-ação, contemplando as Oficinas de Estratégias de Leitura com a Literatura Infantil, direcionadas aos alunos mencionados, sob a tutela dessa investigadora, em que consolidou-se uma experiência significativa de letramento literário, explicitado no estudo de caso. Dentre os teóricos que nos embasaram, têm como destaque Coelho,2010, Souza ,2012, Junqueira, 2012, Solé, 1998 e Zilberman, 2003 e outros autores que refletem a literatura infantil, a compreensão e a autonomia leitora, resultando em fruição. Os resultados nas compreensão das estratégias proporcionaram formas que levaram os alunos a se tornarem leitores, nos ajudando no processo de alfabetização.
Downloads
References
REFERÊNCIAS
ABRAMOVICH, Fanny. Literatura infantil:gostosuras e bobices. 5 .ed. São Paulo: Scipicione,1997. 174p.
ANTUNES CUNHA, Maria Antonieta. Literatura infantil: Teoria e Prática. 18. Edição. São Paulo: Ática, 1999.
ARAÚJO,M.C. de C.S. Perspectivas históricas da alfabetização. Viçosa: Universidade Federal de Viçosa, 1996.
BAMBERGER, Richard. Como incentivar o hábito da leitura. 7. ed. São Paulo: Ática/UNESCO, 2000.
BRASIL. Ministério da Educação. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998.
CARVALHO, Ana Carolina e Baroukh, Joska Ailine. Ler antes de saber ler – oito mitos escolares sobre a leitura literária. Editora Panda Educação, 2018.
CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. Vários escritos. São Paulo: Duas Cidades, 1995.
COELHO, N. N. Panorama histórico da literatura infantil/juvenil: das origens indo europeias ao Brasil contemporâneo. Barueri, SP: Manole, 2010.
_______. Literatura Infantil:teoria, análise, didática. 1 Ed. São Paulo: Moderna, 2000.p.30.
COSSON,Rildo. Letramento Literário – teoria e prática. São Paulo, Editora Contexto, 2011.
GIROTTO, Cyntia Graziella Guizelim Simões e SOUZA, Renata Junqueira de (org.). Literatura e Educação Infantil – livros, imagens e práticas de leitura. Campinas, Mercado das Letras, 2016.
HUNT,Peter. Crítica, teoria e literatura infantil. São Paulo: Cosac Naif, 2010.
KLEIMAN, A B. (org). Os significados do Letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social daescrita. Campinas: Mercado das Letras, 1995
LIMA, Lauro de Oliveira. Estórias da educação no Brasil: de Pombal a Passarinho. 3. ed. Rio de Janeiro: Brasília, 1969. 363 p.
LIMA, VenícioArtu de. Comunicação e cultura: as idéias de Paulo Freire. Rio de Janeiro: paz e terra,1981
LOURENÇO FILHO, M.B. Introdução ao estudo da escola nova; bases, sistemas e diretrizes da pedagogia contemporânea. 9. ed. Numero de. São Paulo: Editora Melhoramentos, 1967.
LÜDKE, M. A profissionalização do magistério vista em duas perspectivas. Educação Brasileira, Brasília, DF, v. 21, n. 42, p. 239-253, jan./jun. 1999.
MAIA, Joseane. Literatura na formação de leitores e professores. São Paulo: Paulinas, 2007.
MAURICIO, Aline Cristina Lofrese. Psicologia da aprendizagem. 1. ed. São Paulo: Know Know, 2010. 122p.
MENIN, Ana Maria da C.S., GIROTTO, Cyntia Graziella Guizelim Simões e SOUZA, ARENA, Dagoberto Buim, Renata Junqueira de. Ler e compreender estratégias de leitura. Campinas, Mercado das Letras, 2010.
OLIVEIRA, Ivana Esteves Passos de. A indústria criativa da literatura infantil – história de autores e livros. Vitória, Editora Diálogo Comunicação e Marketing, 2018.
OLIVEIRA FILHO, Ilvan Guimarães de, 1967. O mosquito malvadão e a Gatinha dengosa/ Ilvan Guimarães de Oliveira Filho; ilustrações, Ilvan Guimarães de Oliveira Filho. Vitória, ES: Gráfica e Editora GSA,2015;
SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. Porto Alegre: Artmed, 1998.
SOUZA, Renata Junqueira e LIMA, Elieuza Aparecida de. Leitura e Cidadania. Campinas, Mercado das Letras, 2012.
STRECK, Danilo. Educação básica e o básico na educação. Porto Alegre: Sulina/Unisinos,1996.
_______. Alfabetização e Letramento. 5ª ed., São Paulo: Contexto, 2008
_______. Letramento: um tema em três gêneros. 4ª Ed., Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010 RIBEIRO, V. M. (org) Letramento no Brasil. São Paulo: Global, 2003.
________ . História da educação no Brasil. 6. ed. São Paulo: Ática, 1996a.
_________. Educação na Primeira República. 2. ed. Rio de Janeiro: EPE/MEC, 1976.
VERSIANI, Daniela B; YUNES, Eliana e CARVALHO, Gilda. Manual de reflexões sobre boas práticas de leitura. São Paulo, Editora da Unesp, 2012.
VIGOTSKY, L. S. Imaginação e criação na infância: ensaio psicológico: livro para professores. Trad. Zoia Prestes e Voobrajenie e tvortchestvo v detskomvozraste. São Paulo: Ática, 2009.p.14,15.
_______. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
ZILBERMAN, Regina. A literatura Infantil na Escola. 11ª ed. São Paulo: Ed. Global, 2003.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os autores detêm os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.