A Importância da Gestão de Pessoas nas Escolas Privadas: Um Estudo Bibliográfico / The Importance of People Management in Private Schools: A Bibliographical Study
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v13i48.2240Abstract
Na atualidade as organizações não enxergam os colaboradores simplesmente como um servidor de recursos, mas, sim como a engrenagem principal para o de qualquer empresa, tanto para o crescimento profissional de cada colaborador como para o crescimento da empresa. Nesse cenário as escolas privadas se destacam no mercado competitivo tanto pelos serviços prestados, como também pelo desempenho nas atividades desenvolvidas pelos gestores, que buscam as melhores formas para que os colaboradores, professores possam desenvolver suas atividades, e os discentes possam desenvolver suas atividades de aprendizagem. O objetivo do presente estudo é apresentar e discutir a partir de uma revisão bibliográfica sobre a importância da gestão de pessoas para as escolas privadas. Este estudo baseou-se em uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, por meio de uma pesquisa de tipo bibliográfica. Considera-se que as práticas de gestão escolar estão correlacionadas a processos que visam o ensino e aprendizagem dos alunos, assim o gestor escolar deve buscar meios cooperativos para o gerenciamento, pois os processos de ensino-aprendizagem não envolvem apenas a sala de aula, mas a escola de modo geral.
Palavras-Chaves: Gestão de Pessoas. Gestão Escolar. Escolas.
Downloads
References
ABDIAN, G.Z.; NASCIMENTO, P.H.C.; SILVA, N.D.N. Desafios teórico-metodológicos para as pesquisas em administração/gestão educacional/escolar. Educ. Soc. Campinas, v. 37, nº. 135, p.465-480. 2016.
CARBONE, P. P. Gestão por competências e gestão do conhecimento. Rio de Janeiro, Editora FGV, 2009.
COSTA,I.S.G;COSTA,J.A.F;NOBREGA,K.C. Desenvolvimento de modelo de balanced scorecard para instituições privadas de ensino fundamental e médio. Revista Produção Online. Florianópolis, SC, v. 18, n. 4, p. 1181-1205, 2018.
DUTRA. J. Gestão de carreiras. GV executivo. p. 58-60 vol.7, nº1. 2008.
FISCHER A.L. Um resgate conceitual e histórico dos modelos de Gestão de Pessoas. Ed 4. São Paulo. 2002.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. - 6. ed. - São Paulo : Atlas, 2016.
PARO. V.H. O caráter político e administrativo das práticas. Brasília. n.53. 1992.
SILVA A.P.B. MARQUES C.S. PIRAN R. BUENO R.A.P. De recursos humanos à gestão de pessoas: na era dos talentos. 2015.
SOUZA, A.R. Explorando e construindo um conceito de gestão escolar democrática. Educação em Revista. Belo Horizinte, v. 25, n.03, p. 123-140. 2009.
VASCONCELOS, I.F.G, MACARENHAS, A.O; VASCONCELOS, F.C. Gestão do paradoxo “passado versus futuro”: uma visão transformacional da gestão de pessoas. RAE-eletrônica. v. 5, n. 1. 2006.
VIEIRA, J. M. D. Funcionários da educação: Revista Retratos da Escola, Brasilia, v. 3, n.5, p.325-338, jul./dez. 2009 .
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os autores detêm os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.