Qualidade de Vida de Estudantes Pré-Universitários / Quality of Life of Pre-University Students
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v13i48.2222Keywords:
Qualidade de vida. Estudantes. SaúdeAbstract
a maioria dos jovens ao terminar o ensino médio buscam pelo ingresso no mercado de trabalho e realização profissional, se direcionam a estudar para os processos seletivos de vestibular e o Exame Nacional do Ensino Médio portas de entrada para ingresso nas Universidades públicas e da rede privada. Em contrapartida, a pressão e os múltiplos estímulos que o mesmo perpassa durante esse período levando a consequências graves como problemas de estresse, má qualidade de sono, alimentação inadequada, entre outros fatores prejudiciais à saúde. Objetivos: avaliar o nível de qualidade de vida de estudantes pré-universitários em uma instituição privada no interior da Bahia. Metodologia: trata-se de uma pesquisa quantitativa realizada em um cursinho pré-vestibular no polo educacional localizada no interior da Bahia. Como instrumentos de coleta foi aplicado inicialmente um questionário sócio demográfico e o questionário multidimensional SF-36. Resultados: mostrou predominância ruim no domínio limitações por aspectos emocionais (62,5%, n= 25), ruim no domínio vitalidade (32,5%, n=13), muito bom nos domínios estado geral de saúde (42,5%, n=17), aspectos sociais (30%, n= 12) e saúde mental (32,5%, n=13), e excelente nos domínios capacidade funcional (70%, n=28), limitações por aspectos físicos (30%, n=12) e dor (35%, n=14). Conclusão: os achados desse estudo sugerem a preocupação para os aspectos de tensão psicológica sofrida por estudantes pré-universitários expressos pelo estresse, ansiedade e preocupação com o ingresso no ensino superior.
Downloads
References
BARROSO, Marta F.; RUBINI, Gustavo; SILVA, Tatiana da. Dificuldades na aprendizagem de Física sob a ótica dos resultados do Enem. Rev. Bras. Ensino Fís., São Paulo , v. 40, n. 4, e4402, 2018
BELLINI, L. M.; RUIZ, A. R. Escola pública e conhecimento: avaliando caminhos Contraditórios na formação de professores e de seus alunos. Revista Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, n. 23, p. 154-155, 2001.
BRAGA, M.M; PEIXOTO, M.C; BOGUTCHI, T.F. Tendências da demanda pelo ensino superior: estudo de caso da UFMG. Cadernos de pesquisa. n.113. p. 129-152. Julho/2001.
BRASIL. MEC. Art., 7º da RESOLUÇÃO CNE/CES 4, 2002.
BUSS, P.M. Promoção da saúde e qualidade de vida. Ciência & Saúde Coletiva. v.5. n.1. p.163-177. 2000.
CAMPOS, L. F. L.; ROCHA, R. L. Da e CAMPOS, P. R. Estresse em Estudantes universitários: um estudo longitudinal.Anais do I Simpósio sobre Stress e suas implicações; um encontro internacional. nov. 1996.
CASTRO, C. M. Educação superior e equidade: inocente ou culpada? avaliação de políticas públicas em educação. Ensaio: Rio de Janeiro, v. 9, n. 30, p. 110-120, 2001.
CÉSAR, B. N.; PAZ, I. P.; NOVAES, M. R. C. G.. Aplicação do instrumento de avaliação da qualidade de vida do estudante de medicina em escola pública de Brasília. Rev. Ciênc. Méd., Campinas, v. 21, n.1-6, p.79-86, jan./dez., 2012.
CHROUSOS, G. P. The concepts of stress and stress system disorders. Overview of physical and behavioral homeostasis. JAMA J. Am. Med. Ass., Chicago, v. 267, n. 9, p. 1244-1252, 1992.
GERHARDT, T.E; SILVEIRA, D.T. Métodos de Pesquisa. Porto Alegre: Editóra da UFRGS, 2009, p.1-120.
IBGE. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/home/> Acesso em: 30 mai. 2019.
OLIVEIRA, J. A. Qualidade de vida e desempenho acadêmico de graduandos. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação: Universidade Estadual de Campinas.2006.
PAGGIARO P. B. S.; CALAIS, S. L. Estresse e escolha profi ssional: um difícil problema para alunos de curso pré-vestibular. Contextos Clínicos, vol. 2, n. 2, julho-dezembro 2009
RODRIGUES, D.G; PELISOLI, C. Ansiedade em vestibulandos: um estudo exploratório. Rev Psiq Clín. v.35. n.5.p.171-7. 2008.
ROLIM, S.F. Envelhecimento e atividade física: auxiliando na melhoria e manutenção da qualidade de vida. Campinas, SP: Alínia, 2004, p.57-73.
SILVA, R. C. D.; MELO, S. D. G. ENEM: propulsão ao mercado educacional brasileiro no século XXI. Educ. Real., Porto Alegre , v. 43, n. 4, p. 1385-1404, Oct. 2018 .
SPARTA, M; GOMES, W.B. Importância Atribuída ao Ingresso na Educação Superior por Alunos do Ensino Médio. Revista brasileira de orientação profissional, v. 6. n.2, pp. 45 – 53.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os autores detêm os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.