O Polo de Apoio Presencial de Juazeiro-BA e o desenvolvimento da educação a distância na Universidade Aberta do Brasil / The Polo Classroom Support of the Juazeiro-Bahia (Brazil) and the development of distance education at the Open University of Brazil
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v13i48.2175Keywords:
Educação a Distância, Universidade Aberta do Brasil, Apoio PedagógicoAbstract
A Educação a Distância caracteriza-se pela superação das distâncias física e geográfica e aproximação dos estudantes através da interação por meios tecnológicos. Os Polos de Apoio Presencial da Universidade Aberta do Brasil desempenham importante papel nesse processo de ensino-aprendizagem a distância, como unidades descentralizadas das Instituições de Ensino Superior. Esse trabalho tem como objetivo investigar a contribuição do Polo de Apoio Presencial de Juazeiro-BA para o desenvolvimento da EaD e formação de qualidade no ensino superior. Foi realizado através de uma pesquisa exploratória com a realização de entrevista feita à Coordenação do Polo, para a construção de um perfil estrutural e organizacional, e da contribuição do Polo no processo de ensino-aprendizagem. A contribuição do Polo estabelece-se pelo apoio e referência aos estudantes rompendo as barreiras da distância física e geográfica, proporcionando possibilidades de ensino, recursos didáticos e tecnológicos, espaços didáticos, orientação pedagógica e motivação para o desenvolvimento da EaD.Downloads
References
BRASIL. Decreto nº 5.800, de 08 de junho de 2006. Dispõe sobre o Sistema Universidade Aberta do Brasil – UAB. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/decreto/d5800.htm>. Acesso em: 15 ago. 2018.
BRASIL. Decreto nº 9.057, de 25 de maio de 2017. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Decreto/D9057.htm#art24>. Acesso em: 07 out. 2017.
GARCÍA ARETIO, L. Educación a distancia y virtual: calidad, disrupción, aprendizajes adaptativo y móvil. RIED. Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, Madri, v. 20, n. 2, p. 09-25, 2017.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA - INEP/MEC. Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Brasília, v. 5, 2015.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Secretaria de Educação a Distância. Referenciais de qualidade para educação superior a distância. Brasília, 2007. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/legislacao/refead1.pdf>. Acesso em 27 Jul. 2018.
MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL. Região integrada de desenvolvimento – RIDE Petrolina-Juazeiro. 2015. Disponível em: <http://www.mi.gov.br/regiao-integrada-de-desenvolvimento-do-polo-petrolina-e-juazeiro>. Acesso em: 07 Ago. 2018.
RIBAS, J. C. C.; MOREIRA, B. C. M.; CATAPAN, A. H. Construindo referenciais de qualidade para uma gestão eficaz no Sistema Universidade Aberta do Brasil: o ambiente virtual de ensino-aprendizagem e a capacitação dos coordenadores de polo de apoio presencial. In: CONGRESSO INTERNACIONAL ABED DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 17., 2011. Manaus. Anais... Florianópolis: ABED, 2011.
RUMBLE, G. A gestão dos sistemas de ensino a distância. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2003.
SANTOS, A. A. S.; FAGUNDES, A. I. J.; OLIVEIRA, C. G.; COSTA, S. G. Avaliação de pólos de apoio presencial de ead: um estudo comparado. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 3., 2016. São Carlos. Anais... São Carlos: UFSCar, 2016.
SILVA, E. R. G.; RIBAS, J. C. da C.; MOREIRA, B. C. de M.; BATTISTI, P.; PEREIRA, A. T. C. Gestão de polo de apoio presencial no sistema Universidade Aberta do Brasil: construindo referenciais de qualidade. CINTED-UFRGS. Novas Tecnologias na Educação, v. 8, n. 3, dezembro, 2010.
SILVA, G. M.; SOUZA; M. T. O papel dos polos de apoio presencial da Rede ETec Brasil no estado de Tocantins. In: CONGRESSO NORTE NORDESTE DE PESQUISA E INOVAÇÃO, 7., 2012. Palmas. Anais... Palmas: IFTO, 2012.
XAVIER, M. A. G. A gestão pública do sistema da Universidade Aberta do Brasil: estudo de caso no polo de apoio presencial em Resende. EaD em Foco, Rio de Janeiro, v. 6, n. 1, 2016.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os autores detêm os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.