Concordância Verbal: Uma Relação de intimidade ou um distanciamento entre sujeito e verbo? / Verbal Concordance: an intimity relationship or distance between subject and verb?

Authors

  • Elenita Alves Barbosa Instituto de Filosofia Nossa Senhora das Vitórias
  • Jorge Augusto Alves da Silva Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Valéria Viana Sousa Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i47.2069

Keywords:

Gramática. Variação. Concordância Verbal

Abstract

Nossa pesquisa buscará perceber como os alunos do 9º ano de uma escola rural quilombola de Vitória da Conquista realizam a concordância verbal nos textos escritos. Partimos da hipótese de que os falantes, cujos pais frequentaram pouco a escola, não conseguem reproduzir os padrões exigidos pela escola, nem percebem a “solidariedade que há entre o sujeito e o predicado”, tanto na oralidade quanto na escrita; ademais, o contato extraescolar desses alunos acaba por acontecer com pessoas de mesmo nível de escolaridade, ou até inferior, e a escola se torna o único espaço de contato com a língua formal. Somem-se os casos em que os discentes aprendem regras obsoletas. Através de atividades didático-pedagógicas monitoradas, procurará descortinar que fatores linguísticos (natureza e posição do sujeito, saliência fônica) e extralinguísticos (sexo, idade) condicionam a aplicação da regra de concordância. Este estudo será de grande relevância para o ensino de Língua Portuguesa, vez que apontará caminhos aos docentes que, diante de tantas discussões acerca do que deve e do que não deve ser ensinado, entraram em um conflito pedagógico e se perderam nos caminhos do ensinar e, aos discentes que poderão refletir as regras da língua (vernáculo) que realmente usam.

 

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Author Biographies

Elenita Alves Barbosa, Instituto de Filosofia Nossa Senhora das Vitórias

 

[2]Mestre em Letras – PROFLetras – pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB, membro do Grupo de pesquisa em Linguística Histórica e do Grupo de Pesquisa em Sociofuncionalismo – CNPq. E-mail: nitajord@hotmail.com.

Professora da Rede Municipal de Ensino de Vitória da Conquista e do Instituto de Filosofia Nossa Senhora das Vitórias.

Jorge Augusto Alves da Silva, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

[3]  Doutorado em Letras e Lingüística pela Universidade Federal da Bahia, Brasil. Professor Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia , Brasil;

Valéria Viana Sousa, Universidade Federal da Paraíba

4 Doutora em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (área de concentração em Linguística e em Língua Portuguesa). Professora titular do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários (DELL/UESB). Líder do grupo de Pesquisa em Linguística Histórica e do Grupo de Pesquisa em Sociofuncionalismo – CNPq. E-mail: valeriavianasousa@gmail.com.


 

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Published

2019-10-28

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Artigos