A Interdisplicinariedade da Mediação para uma Justiça Efetiva / Interdisciplinary Mediation for an Effective Justice

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i46.1923

Keywords:

Mediação. Multidisciplinaridade. Conflito. Justiça.

Abstract

Através de um processo simplificado e moldável, diferente do comum sistema de perde-ganha, a mediação traz a figura de um terceiro imparcial – mediador – para que não haja perdedores ou ganhadores, mas sim uma solução formulada pelas partes encaixando-se a estas, efetivando uma real justiça. De caráter transformador, ensinando novas formas de se relacionar, tal método amplia a responsabilidade dos envolvidos no conflito, buscando e analisando suas causas e efeitos, assim modificando a forma de encarar e agir diante de novos conflitos. Por isto, a mediação se faz de extrema importância para o melhor convívio em sociedade, voltada para uma comunicação não violência, o aprendizado de humanidade e olhar para o próximo.  

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Marina Paiva Arraes de Carvalho, Faculdade Paraíso

Graduação em Direito pela Faculdade Paraíso do Ceará, Brasil



References

AGUIAR, Carla Zamith Boin. Mediação e Justiça Restaurativa: A Humanização do Sistema Processual como forma de Realização de Princípios Constitucionais. São Paulo: Quartier Latin, 2009.

BACELLAR, Roberto Portugal. Mediação e Arbitragem. São Paulo: Saraiva 2012.

BARBOSA, Águida Arruda. Mediação Familiar Interdisciplinar. São Paulo: Atlas Jurídico, 2015.

BRASIL, Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado, 1988.

CHRISPINO, Álvaro. A Mediação do Conflito Escolar. São Paulo: Saraiva. 2011

CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA. Manual de mediação judicial. Disponível em: <http://www.cnj.jus.br/images/stories/docs_cnj/resolucao/arquivo_integral_republicacao_resolucao_n_125.pdf>. Acesso em: 15 fev. 2019.

CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA. Mediação de conflitos nas escolas em busca da pacificação social. Artigo. Disponível em: <http://www.cnj.jus.br/noticias/cnj/85116-mediacao-de-conflitos-nas-escolas-em-busca-da-pacificacao-social>. Acesso em: 25 jan. 2019.

DERMARCH, Juliana. Mediação Proposta de Implementação no Processo Civil Brasileiro. Tese (Doutorado) – Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.

GORCZEVSKI, Clovis. Jurisdição paraestatal: solução de conflitos com respeito à cidadania e aos direitos humanos na sociedade multicultural. Porto Alegre: Imprensa Livre, 2010.

GUIMARÃES, Marcelo Rezende. Cidadãos do Presente – Crianças e Jovens na luta pela paz. Saraiva, 2009.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

NAÇÕES UNIDAS. Declaração Universal dos Direitos Humanos. Disponível em: <https://nacoesunidas.org/wp-content/uploads/2018/10/DUDH.pdf>. Acesso em: 23 fev. 2019.

RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa social: Métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2012.

RODRIGUES, Maria Victória Braz Borja. A mediação escolar como experiência preventiva e de redução da violência: a vivência do Observatório da Pacificação Social da Universidade Federal da Bahia. 2014. 162 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado Profissional em Segurança Pública, Justiça e Cidadania, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2014. Disponível em: <https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/ 19757/1/Disserta%C3%A7%C3%A3o%20Final%20%20Maria%20Vict%C3%B3ria%20Braz%20Borja%20Rodrigues.pdf>. Acesso em: 10 fev. 2019.

SICA, Leonardo. Justiça Restaurativa e Mediação Penal. O Novo Modelo de Justiça Criminal e de Gestão do Crime. Rio de Janeiro: Editora Lumen Juris, 2007.

SINGLY, François de. Sociologia da família contemporânea. Trad. Clarice TOALDO, Adriane Medianeira; OLIVEIRA, Fernanda Rech de. Mediação familiar: novo desafio do Direito de Família contemporâneo. Disponível em: Acesso em: 23 fev 2019.

SPENGLER, Fabiana Marion; NETO, Theobaldo Spengler. Mediação enquanto política pública [recurso eletrônico]: a teoria, a prática e o projeto de lei. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2010.

VASCONCELOS, Carlos Eduardo de. Mediação de conflitos e práticas restaurativas. São Paulo: Método, 2008.

Published

2019-07-29

Issue

Section

Artigos