Contextualizando o ensino de Microbiologia na Educação Básica e suas contribuições no processo de Ensino-Aprendizagem / Contextualizing the Teaching of Microbiology in Basic Education and its Contributions in the Teaching-Learning Process
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v13i45.1738Keywords:
Abordagens Metodológicas. Educação Básica. Microbiologia.Abstract
A microbiologia é uma ciência que tem como finalidade estudar os seres microscópicos, como bactérias, fungos, protozoários, algas e vírus, estando eles distribuídos por toda parte do planeta. Esse estudo permite ampliar o conhecimento sobre os microrganismos destacando a sua importância para a saúde humana, manutenção do equilíbrio ecológico, além de suas diversas contribuições industriais advertindo sua presença constantemente no cotidiano do ser humano. A realidade observada nas escolas, hoje, é de um aprendizado deficiente por parte dos alunos, muitas vezes associada à construção de um conhecimento equivocado e ou pela falta do aprendizado sobre a microbiologia. Desta forma é importante o desenvolvimento de metodologias didáticas que possibilite a absorção das informações de forma eficaz. O presente trabalho tem como objetivo contextualizar o ensino de microbiologia na educação básica brasileira, abordando novas possibilidades metodológicas como alternativas para auxiliar os docentes no planejamento das aulas facilitando o processo de ensino-aprendizagem.
Downloads
References
ANTUNES, Carlos Henrique; PILEGGI, Marcos; PAZDA, Ana Karla. Por que a visão científica da microbiologia não tem o mesmo foco na percepção da microbiologia no ensino médio. SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, Ponta grossa – PR, v. 3, 2012.
BARBÊDO, Gizele Tiago; MONERAT, Carlos Alberto Andrade. Microbiologia no ensino fundamental: como os livros didáticos abordam essa temática. Ensino, Saude e Ambiente, v. 7, n. 1, p. 1-12, mai. 2014.
BARBOSA, Flávio Henrique Ferreira; BARBOSA, Larissa Paula Jardim de Lima. Alternativas metodológicas em Microbiologia-viabilizando atividades práticas. Revista de biologia e Ciências da Terra, Paraíba, v. 10, n. 2, p. 134-143, 2010.
BARBOSA, Fernando Gomes; OLIVEIRA, Natalia Carvalhaes de. Estratégias para o Ensino de Microbiologia: uma Experiência com Alunos do Ensino Fundamental em uma Escola de Anápolis-GO. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, Londrina – PR, v. 16, n. 1, p. 5-13, jan. 2015.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 1996. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm>. Acesso em: 20 Fev. 2019.
BRUM, Wanderley Pivatto; SILVA, Sani de Carvalho Rutz da. As concepções de estudantes do ensino fundamental sobre bactérias e suas relações com a saúde humana. Revista Ciências & Ideias, v. 6, n. 2, p. 60-70, jul./dez. 2015.
CARNEIRO, Maria Regina Pires et al. Percepção dos alunos do ensino fundamental da rede pública de Aracaju sobre a relação da Microbiologia no cotidiano. Scientia Plena, v. 8, n. 4, p. 1-4, 2012.
CARVALHO, Irineide Teixeira de. Microbiologia Básica. Recife: EDUFRPE, 2010, 111 p.
CASSANTI, Ana Cláudia et al. Microbiologia democrática: estratégias de ensino-aprendizagem e formação de professores. Revista Conhecer, v. 9, n. 1, p. 84-93, 2008.
CORAZZA-NUNES, Maria Júlia et al. Implicações da mediação docente nos processos de ensino e aprendizagem de biologia no ensino médio. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 5, n. 3, p. 522-533, 2006.
FARIAS, Maria Eloisa; BANDEIRA, Karoline. O uso das analogias no ensino de ciências e de biologia. Ensino, Saude e Ambiente Backup, v. 2, n. 3, p. 60-71, 2009.
GITTI, Viviane Louback et al. Aprendendo com os microrganismos: uma proposta prática. Ensino, Saude e Ambiente, v. 7, n. 1, p. 1-10, mai. 2014.
GOUVEIA, Fernando Bernardo Pinto; CORREIA, Edvânia Santos. Propostas para a prática de microbiologia utilizando recursos de baixo custo. Maiêutica-Ciências Biológicas, v. 1, n. 1, jul./dez. 2011.
KARAS, Mariane Beatriz; HERMEL, Erica do Espirito Santo; GULLICH, Roque Ismael da Costa. Modalidades didáticas: o ensino de virologia na educação básica. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, v. 11, n. 1, p. 73-87, 2018.
KIMURA, Angela Hitomi et al. Microbiologia para o ensino médio e técnico: contribuição da extensão ao ensino e aplicação da ciência. Revista Conexão UEPG, Londrina – PR, v. 9, n. 2, p. 254-267, 2013.
MADIGAN, Michael T. et al. Microbiologia de Brock.14ª Edição. Porto Alegre: Artmed Editora, 2016, 1006 p.
OLIVEIRA, Natalia Carvalhaes de et al. A produção de jogos didáticos para o ensino de biologia: contribuições e perspectivas. Ciclo Revista, v. 1, n. 2, 2016.
PALHETA, Rosana Antunes; SAMPAIO, Ana Patrícia Lima. Atividades Práticas sobre Microrganismos no Aprendizado do Ensino Médio. Revista Igapó - Revista de Educação Ciência e Tecnologia do IFAM, v. 10, n. 1, p. 72-87, jun. 2016.
PEDRANCINI, Vanessa Daiana et al. Saber científico e conhecimento espontâneo: opiniões de alunos do ensino médio sobre transgênicos. Ciência & Educação, v. 14, n. 1, p. 135-146, 2008.
PEDROSO, Carla Vargas; ROSA, Rosane Teresinha Nascimento da; AMORIM, Mary Angela Leivas. Uso de jogos didáticos no ensino de biologia: um estudo exploratório nas publicações veiculadas em eventos. Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Florianópolis, nov. 2009.
SILVA, Francisco Mendes da. Aspectos relevantes das novas tecnologias aplicadas à educação e os desafios impostos para a atuação dos docentes. Akrópolis - Revista de Ciências Humanas da UNIPAR, Umuarama – PR, v. 11, n. 2, abr./jun. 2003.
SILVA, Franco Renildo; CORREIA, Sena Emilce. Novas tecnologias e educação: a evolução do processo de ensino e aprendizagem na sociedade contemporânea. Educação e Linguagem, ano, v. 1, n. 1, p. 23-25, jun. 2014.
TORTORA, Gerard J.; CASE, Christine L.; FUNKE, Berdell R. Microbiologia-12ª Edição. Porto Alegre: Artmed Editora, 2016, 939 p.
VILAS BÔAS; Rogério Custódio; MOREIRA, Fatima Maria de Souza. Microbiologia do solo no ensino médio de Lavras, MG. Revista Brasileira de Ciência do Solo, v. 36, n. 1, p. 295-306, 2012.
VILAS BÔAS, Rogério Custódio et al. Microbiologia do solo em curso de formação continuada de professores de Biologia do Ensino Médio. Revista Ciências & Ideias, v. 5, n. 1, p. 51-66, jul./dez. 2015.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os autores detêm os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.