Gestão Pública Educacional: A Importância da Afetividade no Processo Educativo Infantil / Public Educational Management: The Importance of Affectivity in the Children's Educational Process

Authors

  • Cláudio Alencar Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Auriélia Coelho Isaque Floriano Faculdade Regional do Jacuípe - FARJ
  • Aparecida Vieira Souza Eugênio Universidade Norte do Paraná
  • Inalda Maria de Sá Carvalho Teles Universidade Norte do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i44.1672

Keywords:

Educação, Afetividade, Ensino x Aprendizagem

Abstract

A Educação Infantil é uma das fases do desenvolvimento humano que requer mais atenção e dedicação, tanto nos aspectos intelectual, emocional, social como motor da criança. O Objetivo do presente estudo foi discutir a importância da afetividade no desenvolvimento da criança, baseando-se sobre as concepções de Piaget, Wallon e Vygotsky acerca do desenvolvimento cognitivo e da afetividade. Concluiu-se que  a escola deve valorizar a criança e compreende-la em sua totalidade. Há uma indissociabilidade entre educar e cuidar, que deve ser valorizada, para que seja possível perceber a relação entre cognição e afetividade.


 

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Cláudio Alencar, Universidade Federal do Vale do São Francisco


 

1 Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social – UFPE. Especialização em Gestão Pública – UNIVASF. Licenciatura Plena em Pedagogia – FARJ. Bacharelado em Ciências Contábeis – FACISA.

E-mail: claudio_ralencar@hotmail.com

Auriélia Coelho Isaque Floriano, Faculdade Regional do Jacuípe - FARJ

2 Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional – FARJ. Licenciatura Plena em Pedagogia – FARJ.

E-mail: aurielia2014@bol.com.br

Aparecida Vieira Souza Eugênio, Universidade Norte do Paraná

3 Bacharelado em Serviço Social – UNOPAR.

E-mail: cidasandro@oi.com.br

Inalda Maria de Sá Carvalho Teles, Universidade Norte do Paraná

4 Especialista em História (UPE). Licenciatura Plena em História (AESA/CESA). Bacharelado em Assistência Social (UNOPAR). E-mail: inaldacarvalhocarvalho@hotmail.com


4

References

ANTUNES, Celso: A afetividade na escola. educando com firmeza. Londrina: Maxiprint, 2006.

BRASIL, MEC. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. — Brasília: MEC/SEF, 1998. 3v.

CORIA – SABINI, Maria Aparecida; Oliveira, Valdir Kessamiguimande. Construindo valores humanos na escola. Campinas, SP: Papirus, 2002.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessário a prática educativa. Ed. Rio de janeiro: paz e terra, 2013.

LOPES, R. C. S. A Relação professor aluno e processo ensino aprendizagem. 2009.

WADSWORTH, B.J. Inteligência e afetividade da criança na teoria de Piaget. São Paulo: Pioneira, 1996.

Published

2019-02-27

Issue

Section

Comment