Auditoria Operacional: Operação Técnica do Aterro Sanitário do Município de Maceió / Operational Auditing: Technical Operation of the Landfill of the Municipality of Maceió
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v13i44.1648Keywords:
Auditoria Operacional, Tribunal de Contas, Aterro SanitárioAbstract
A Auditoria Operacional é um instrumento de controle externo adotado pelo Tribunal de Contas, e tem o objetivo de contribuir para a melhor gestão dos recursos públicos aplicados e destinados a melhoria da qualidade de vida da população, minimizando falhas que penalizam toda uma coletividade. Surge então a necessidade de gerenciar estes procedimentos utilizando como ferramenta a fiscalização, o que permite a apuração de todos os aspectos de uma ação ou programa governamental, desde sua concepção até os resultados efetivos que eles trouxeram à sociedade. Assim, o presente trabalho pretendeu desenvolver um estudo da Auditoria Operacional, relativo à Operação Técnica do Aterro Sanitário do Município de Maceió no Estado de Alagoas, nos anos de 2010, e 2014 – 2016, foram analisadas às células domiciliares (espalhamento, a compactação e a cobertura com argila dos resíduos sólidos, o chorume gerado pelos resíduos na célula que devem ser captados através de drenos e direcionados para a Estação de Tratamento); as podas e compostagem; a estação de beneficiamento de entulhos; os taludes; e a estação de tratamento do percolado, com a finalidade de pontuar os achados (pontos a serem corrigidos) e explicitar as devidas recomendações.
Downloads
References
ALBUQUERQUE, Roberto de Freitas Tenório de. A evolução da auditoria operacional em programas de governo no Tribunal de Contas do Estado da Bahia e suas perspectivas. Universidade Salvador – UNIFACS, Bahia, 2009.
ALAGOAS. Plano Estadual de Resíduos Sólidos do Estado de Alagoas. Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hidricos, Alagoas, 2015.
__________. Situação do sistema de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, de resíduos da construção civil e dos serviços de saúde. Produto 2.6. Plano Municipal de Saneamento Básico de Maceió. Prefeitura Municipal de Maceió, Maceió, 2016.
ALVAREZ, M.C.V.; RIVERA, Z. La auditoría como proceso de control: concepto y tipología. Ciencias de la Información. Havana, 2006.
BELÉM, Deusdete Cardoso. Auditoria governamental: controle ou transparência? Disponível em: <http://www.classecontabil.com.br/artigos/auditoria-governamental-controle-ou-transparencia>. Acesso em: 23 de junho de 2016.
BRASIL. Base Cartográfica. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em: < http://www.ibge.gov.br/home/>. Acesso em: 08 de fevereiro de 2016.
__________. Constituição Federal, de 3 de outubro de 1988. Imprensa Nacional, Brasília, 1988.
__________. Censo 2010. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/home/>. Acesso em: 07 de janeiro de 2017.
__________. Instrução Normativa 01/2001 da Secretaria Federal de Controle. Imprensa Nacional, Brasília, 2001.
__________. Lei n.o 12.305, de 02 de agosto de 2010, Política Nacional dos Resíduos Sólidos. Câmara dos Deputados, Brasília, 2010.
__________. Manual de Auditoria de Natureza Operacional – Tribunal de Contas da União. Coordenadoria de Fiscalização e Controle - TCU, Brasília, 2010.
JUND, Sérgio. Auditoria - Conceitos, Normas Técnicas e Procedimentos. Campus Elsevier, Rio de Janeiro, 2006.
MACEIÓ. Lei n.o 4.301, de 14 de abril de 1994, Código de Limpeza Urbana do Município de Maceió. Prefeitura Municipal de Maceió, Maceió, 1994.
__________. Lei n.o 5.118, de 31 de dezembro de 2000, Organização Administrativa da Prefeitura Municipal de Maceió e dos Órgãos e Entidades que compõem sua Estrutura Organizacional. Prefeitura Municipal de Maceió, Maceió, 2000.
__________. Lei Complementar n.o 5.648, de 23 de novembro de 2007, Código de Limpeza Urbana do Município de Maceió. Prefeitura Municipal de Maceió, Maceió, 2007.
__________. Decreto n.o 6.088, de 09 maio de 2001, Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió. Prefeitura Municipal de Maceió, Maceió, 2001.
__________. Gerenciamento integrado para Transferência e Destino Final dos Resíduos Sólidos Urbanos de Maceió. Universidade Federal de Alagoas – UFAL, Maceió, 2004.
POLLITT, Christopher; GIRRE, Xavier; LONSDALE, Jeremy; MUL, Robert; SUMMA, Hilkka; WAERNESS, Marit. Performance or compliance? Performance audit and public management in five countries. Oxford University Press, Londres, 2002. Reimpressão do original de 1999. ISBN 0-19-829600-2.
SILVA, Lino Martins. Contabilidade Governamental: um enfoque administrativo. Atlas, S.Paulo, 2011.
VASCONCELOS, Bergson de Mendonça. Proposta de Modelo de Relatório para Fiscalização de Obras e Serviços de Engenharia pelo Tribunal de Contas do Estado de Alagoas. Tribunal de Contas do Estado de Alagoas, Alagoas, 2005.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os autores detêm os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.