Necessidades de qualificação do processo de trabalho da Enfermagem em UTI Pediátrica
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v13i43.1524Keywords:
Processo de Trabalho, Unidade de Terapia Intensiva, Educação PermanenteAbstract
A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) é o local que se destina ao acolhimento de pacientes em estado grave com chances de sobrevida que requerem monitoramento constante e cuidados complexos. Neste sentido, a assistência ao paciente em unidade de terapia intensiva exige dos profissionais de enfermagem um aprofundamento teórico específico, bem como a tomada de decisões adequadas, uma vez que irão interagir diretamente na sobrevida do paciente. O estudo tem como objetivo identificar as principais necessidades de qualificação da equipe de enfermagem quanto ao seu processo de trabalho na Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica. A pesquisa é do tipo exploratório-descritivo, com abordagem qualitativa, desenvolvida no período de fevereiro a março de 2017, com 29 profissionais de enfermagem, sendo 25 enfermeiros e 04 técnicos de enfermagem. Para a coleta de dados adotou-se um questionário estruturado cujos resultados foram sistematizados a partir do agrupamento em tabela e analisados à luz do referencial de Minayo. Os resultados apontam que em relação às necessidades assistenciais, os profissionais destacaram como prioritárias a administração de medicamentos e suas interações, a assistência ao paciente na Parada Cardiorrespiratória (RCP) e na Ventilação Mecânica (VM). Quanto às necessidades gerenciais, a equipe de enfermagem apontou como práticas importantes para o aprimoramento dos conhecimentos: a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), implementação dos protocolos de procedimentos e da rotina admissional na UTI e, para as ações ético-sociais, a equipe de enfermagem propôs a qualificação em humanização e cuidados paliativos. Evidenciou-se que o processo de qualificação da equipe de enfermagem da Unidade de Terapia Intensiva tem sido uma relevante estratégia para melhoria da qualidade da assistência ao paciente crítico. Nesta perspectiva, a realização da educação continuada dos profissionais de saúde é de grande importância, uma vez que capacitar os mesmos gera impacto direto na qualidade dos serviços prestados à população, além de garantir, aos trabalhadores, valorização profissional.
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