Os Saberes Docentes dos Professores da Educação Infantil: A Prática Pedagógica entre o Educar e o Cuidar

Authors

  • Jessica Alves Landim Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC).
  • Marta Callou Barros Coutinho Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUS).
  • Maria do Socorro Cecílio Sobral Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC).

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i43.1517

Keywords:

Educação Infantil. Prática Pedagógica. Saberes docentes

Abstract

A Educação Infantil exige do professor, não só formação na área, que ele possa dispor de diversos saberes que contribuirão para uma boa atuação em sala de aula. O objetivo do estudo em questão foi identificar os saberes necessários à atuação dos professores da educação infantil. Estudo qualitativo, que contou com entrevista semiestruturada com três educadores da área, dentro do contexto empírico de uma escola do município de Salgueiro-PE. As respostas foram agrupadas em categorias, a saber: 1) As trajetórias e os percursos dos professores da educação infantil; 2) Saberes Docentes que emergem na prática pedagógica da Educação Infantil os resultados levaram a crer que, é necessário repensar em uma prática pedagógica dada por diferentes saberes que atendam com precisão as necessidades das crianças. Espera-se com os resultados desta investigação contribuir para uma prática educativa de qualidade para os professores da Educação Infantil, quanto ao seu fazer pedagógico.

 

 

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Author Biographies

Jessica Alves Landim, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC).

1 Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC). jessicaenqt@hotmail.com;

 

Marta Callou Barros Coutinho, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUS).

Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUS). Cmcallou@hotmail.com;

 

Maria do Socorro Cecílio Sobral, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC).

Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC). socorrosobral@bol.com.br.

 

 

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Published

2018-12-18

Issue

Section

Artigos