Impairment no Goodwill: Uma Análise Baseada na Divulgação Contábil de Empresas Brasileiras Listadas pela Revista Eletrônica Forbes
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v13i43.1497Abstract
Este estudo objetivou verificar o nível de divulgação das informações sobre o teste de Impairmentno goodwilldas empresas brasileiras de capital aberto, listadas na “Global 2000” pela revista eletrônica Forbes, no período de 2011 a 2016, em relação as exigências descritas e obrigatórias do CPC 01. Pretendeu-se dar continuidade ao estudo de Barbosa et al.(2014) seguindo a mesma métrica, utilizando os mesmo itens de divulgação, permitindo obter um índice de informações divulgadas por empresa. Para tanto, analisou-se as demonstrações contábeis no grupo de ativo intangível extraídas do siteda Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Após a captação de dados, foi feita uma análise nas empresas que realizaram o reconhecimento de perda por desvalorização em relação aos itens verificados das exigências obrigatórias para divulgação do teste de Impairmentno goodwill, de acordo com o CPC 01 (R1). Os resultados encontrados demonstraram uma divulgação positiva da grande maioria dos itens evidenciados durante os seis anos, com um número maior de exigências sobre o teste no último triênio. As companhias retrataram um percentual coeficiente de variação homogêneo,ou seja, houve pouca dispersão dos valores durante os anos,constatando-se uma evidenciação de média 80% das informações exigidas quanto ao teste de Impairment, de acordo com os itens da métrica designados.
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