Marketing Contábil: Um Estudo em Escritórios de Contabilidade do Município de Icó, Ceará-Brasil

Authors

  • Hernandes Adauto de Lima Faculdade Vale do Salgado
  • Antoniel dos Santos Gomes Filho Faculdade Vale do Salgado

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i43.1486

Keywords:

Marketing Contábil. Escritórios de Contabilidade. Icó-CE.

Abstract

Com o marketing as empresas, inclusive os escritórios de contabilidade, podem apresentar um padrão de responsabilidade com a criação, divulgação e manutenção da marca, produto ou serviço. Desse modo o presente estudo tem como objetivo verificar como acontece uso do marketing pelos escritórios de contabilidade no município de Icó no Estado do Ceará. Metodologicamente a investigação possui uma abordagem qualitativa, e quanto aos objetivos a investigação é de nível exploratória e descritiva. Foi realizada uma pesquisa de campo junto a escritórios contábeis. Foram critérios de inclusão: (01) o escritório ter sede no município de Icó-CE, e, (02) o contador responsável possuir registro ativo no Conselho Regional de Contabilidade (CRC-CE). Frente aos critérios apresentados, foram incluídos na pesquisa 12 escritórios, e para a coleta de dados foi desenvolvido com base na literatura especifica do tema marketing contábil um questionário estruturado contendo 5 questões especificas, as respostas foram analisadas com base na análise do conteúdo. Considera-se diante da pesquisa que: os contadores responsáveis pelos escritórios de contabilidade do município de Icó no Estado do Ceará apresentam um nível satisfatório de conhecimento sobre o marketing; os contadores participantes da pesquisa apontaram que era necessário e importante a introdução e/ou efetivação da disciplina de marketing na formação do profissional contábil durante a graduação; e, que os escritório de contabilidade do município de Icó-CE seguem estratégias de marketing pois, os mesmos buscam um relacionamento com seus clientes seja de modo presencial ou virtual.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Hernandes Adauto de Lima, Faculdade Vale do Salgado

Concludente do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Vale do Salgado (FVS).

Antoniel dos Santos Gomes Filho, Faculdade Vale do Salgado

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor da Faculdade Vale do Salgado (FVS). Coordenador do Laboratório Interdisciplinar em Estudos Organizacionais e do Trabalho (LIEOT-FVS).  Pesquisador do Laboratório Interdisciplinar em Estudos da Violência no Centro Universitário Dr. Leão Sampaio (LIEV-UNILEÃO).  

References

BATISTA. J. P. Marketing contábil: um estudo realizado com os gestores dos escritórios de contabilidade da cidade de Cacoal/RO. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia de Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2014.

BRASÍLIA. Conselho Federal de Contabilidade Lei nº. 12.249/10. Altera o Decreto-Lei nº. 9.295/46, que se dispõe sobre o código de Ética Profissional que se aplica aos Contadores e Técnicos em Contabilidade. Disponível em: <http://www1.cfc.org.br/sisweb/SRE/docs/RES_803.pdf>. Acesso em: 20 Out. 2017.

Conselho Federal de Contabilidade. Código de Ética Profissional do Contador - RESOLUÇÃO CFC Nº 803/96. 1996. Disponível em: <http://www.crc-ce.org.br/legislacao/codigo-de-etica/>. Acesso em: 10 Out. 2018.

DEDONATTO, O. et al. Marketing contábil: um instrumento de comunicação na estratégia competitiva profissional. Revista Catarinense da Ciência Contábil, v. 3, n. 9, 2004.

FAHL, A. C.; MANHANI, L. P. S. As perspectivas do profissional contábil e o ensino da contabilidade. Revista de Ciências Gerenciais. v.13, n. 18, 2009.

FARIAS, W L. O uso de ferramentas de marketing como estratégia competitiva para escritórios de contabilidade. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia de Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.

FLICK, U. Desenho da pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009a.

FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

HERNANDES. Anderson. Conceitos de marketing aplicado ao mercado contábil. 2011, Disponível em: <http://www.andersonhernandes.com.br/2011/05/16/conceitos-de-marketing-aplicado-ao-mercado-contabil/>.

HERNANDES. Anderson. O marketing contábil e os profissionais de contabilidade. 2009, Disponível em: <http://www.andersonhernandes.com.br/2009/08/31/o-marketing-contabil-e-os-profissionais-de-contabilidade/>.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Populacional 2010. 2010. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ce/ico/panorama>.

KOTLER. Philip. Administração de marketing: análise, planejamento implementação e controle. 5. Ed. São Paulo: Atlas, 1998.

LAS CASAS, A. L. Administração de marketing: conceitos, planejamento e aplicações a realidade. São Paulo: Atlas, 2010.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 8.ed. São Paulo: Atlas, 2017.

MARTINS, A. F. C. AS PERSPECTIVAS PROFISSIONAIS DOS ALUNOS DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia de Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2017.

MESQUITA. Renato. O que é marketing. 2015. Disponível em <https://marketingdeconteudo.com/o-que-e-marketing/>.

NUNES, G. P. UM ESTUDO SOBRE A RETENÇÃO DE CLIENTES NOS ESCRITÓRIOS CONTÁBEIS DE CAXIAS DO SUL – RS. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia de Ciências Contábeis) – Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2013.

Peleias, I. R. et al. Marketing Contábil: pesquisa com escritórios de contabilidade no Estado de São Paulo. UnB Contábil, v. 10, n. 71, 2007.

Pereira, E, S.; Leite Filho, G. A. A influência do marketing no perfil do profissional contábil. Pensar Contábil, Fev-Abr, 2002.

SEBRAE. Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Como Elaborar um Plano de Marketing. 2017. Disponível em: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/bis/como-elaborar-um-plano-de-marketing>.

SILVA, R. B.; VIEIRA, L. B. A importância do planejamento estratégico de marketing na formulação do plano de negócios. Revista da FAC, v.6, 2012.

Published

2018-12-18

Issue

Section

Artigos