Considerações Epistemológicas sobre Dislexia: Uma Abordagem das Consequências para a Aprendizagem

Authors

  • Maria Aldenora Alves de Sá Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)
  • Aurelania Maria de Carvalho Menezes Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC).
  • Maria do Socorro Cecílio Sobral Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v12i42.1472

Keywords:

Dislexia. Consequências. Aprendizagem

Abstract

Este artigo científico teve por objetivo abordar a partir de uma discussão teórica sobre a questão da dislexia suas consequências dentro do processo de ensino e aprendizagem. A justificativa consistiu em oportunizar o conhecimento de caminhos pedagógicos para vencer tais obstáculos na escola,  explicitando de forma primeira o conceito de dislexia, suas possíveis causas, criando um aprofundamento discursivo do tema sobre as consequências que ele cria no campo da formação intelectual do aluno, tudo isso condensado a partir de produções científicas de autores que debruçaram-se sobre o tema, em artigos científicos, uma vez que a proposta metodológica deste artigo baseia-se em uma escavação teórica do assunto, possibilitando a criação de uma discussão maior, tendo por fim, a produção de um novo ponto discursivo no ambiente acadêmico e científico acerca deste amplo e tão abrangente tema que se configura nesse entrelaçamento da questão da dislexia e educação.

 


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Author Biographies

Maria Aldenora Alves de Sá, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

1 Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC).  marialinda-tn@hotmail.com;

Aurelania Maria de Carvalho Menezes, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC).

2 Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC).  lelamenezesluiza@yahoo.com.br;

Maria do Socorro Cecílio Sobral, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

3 Mestrado em Educação em Ciências pela Fundação de Apoio à Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil. Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC).  socorrosobral@bol.com.br



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Published

2018-11-17