Viabilidade para Criação de uma Fábrica de Calçados em Missão Velha-CE

Authors

  • Manoel Barros Duarte Centro Universitário Doutor Leão Sampaio
  • Manoel Leal Costa Neto Centro Universitário Doutor Leão Sampaio

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v12i42.1434

Keywords:

Calçados. Empreendedorismo. Plano de negócio.

Abstract

O ramo calçadista vem crescendo exponencialmente na região do Cariri, com ênfase na cidade de Juazeiro do Norte-CE, sendo esta considerada um polo calçadista, surgindo oportunidades nas cidades circundantes. O presente trabalho tem como objetivo analisar a viabilidade da implantação de uma empresa calçadista na cidade de Missão velha CE. Para tal utilizou-se de metodologia quantitativa, exploratória e descritiva. Foi utilizado o GoogleForms e questionários. Tendo a opinião de 251 pessoas, foi observada a aceitação do público e motivação na hora de escolher um calçado. Como resultado observou-se a viabilidade na implantação do negócio, com o retorno aproximadamente em 12 messes trazendo benefícios para a cidade de Missão Velha-CE, bem como geração de renda.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Manoel Leal Costa Neto, Centro Universitário Doutor Leão Sampaio


[2] Especialista do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio, Juazeiro do Norte, Ceará, Brasil.

  Contato:manoel@leaosampaio.edu.br

References

ABICALÇADOS. Disponível em: <http://www.abicalcados.com.br/noticia/para-calcadistas-ano-de-2018-deve-consolidar-recuperacao>. Acesso em: 02 set. 2018.

CHIAVENATO, Idalberto: Empreendedorismo: Dando asas ao espírito empreendedor. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2007.

CHIBÁS, Ortiz, Felipe. Barreiras à Comunicação e Criatividade Organizacional: Um estudo em hotéis brasileiros e cubanos. São Paulo, 2000. Dissertação [Mestrado] - Programa Pós-Graduação em Integração da América Latina (PROLAM), Universidade de São Paulo.

DIARIO DO NORDESTE: 2011 disponível em: <http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/editorias/negocios/cariri-e-o-maior-polo-calcadista-do-nordeste-1.315364>. Acesso em: 15 set. 2018.

DORNELAS, J. C. A. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. 5 ed. Rio de Janeiro: Campus, 2001.

FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002.

KOTLER, P. Administração de marketing. 14. ed. São Paulo: Saraiva, 2012.

KOTLER, P. Administração de Marketing: a edição do novo milênio. São Paulo: Prentice Hall, 2000.

_________. Administração de Marketing. 12 ed. São Paulo: Pearson Prentice hall, 2006.

LACORTE, E. A microempresa e a empresa de pequeno porte no Direito Brasileiro. Anais do II Congresso de Direito e Administração da UNESP. Franca, SP. Ago. 2006.

LAMBIN, J. J. Marketing Estratégico. Lisboa: McGraw Hill, 2000.

MATOS, F. G. Visão e Ação Estratégica. São Paulo: Makron Books, 1999.

MAXIMIANO, A. C. A. Introdução à administração. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2006.

MÜLLER, Cláudio José. Planejamento estratégico, indicadores e processos. São Paulo: Atlas, 2014.

NASCIMENTO, D.P. Planejamento estratégico. Consultor em Programas de Qualidade. 2006. Acesso em: 24 set. 2016.

OLIVEIRA, D. P. R. Planejamento estratégico: conceitos, metodologias e práticas. 18ª edição. SP; ATLAS, 2002.

________________. Planejamento estratégico: conceitos, metodologia e prática. 26 ed. São Paulo: Atlas, 2009.

¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬________________. Planejamento Estratégico: Conceitos, Metodologia e Práticas. 33. Ed. São Paulo - AtlaS - 2015.

SEBRAE. disponível em: <http://www.sebraemercados.com.br/panorama-do-setor-de-calcados-no-brasil/>. Acesso em: 22 ago. 2018.

Published

2018-11-17