Satisfação dos usuários de serviços públicos odontológicos: Revisão da literatura
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v12i42.1361Keywords:
Satisfação dos usuários, Odontologia, Sistema Único de Saúde (SUS)Abstract
A satisfação dos usuários vem sendo utilizada como ferramenta na melhoria dos serviços de saúde bucal: possibilita a Identificação de limitações e melhor entendimento do perfil do paciente; contribuindo para aprimoramento das práticas profissionais e garantindo a participação social. Objetivo: Avaliar a satisfação dos usuários de serviços públicos odontológicos. Metodologia: Revisão da literatura. Os artigos foram selecionados utilizando as bases de dados LILACS e SCIELO através das palavras-chave: satisfação dos usuários; Odontologia; SUS. Foram incluídos artigos da língua inglesa e portuguesa de 1988 a 2018. Resultados: Num total de nove artigos selecionados, observou-se elevado nível de satisfação pela humanização do atendimento. Por outro lado, 70% dos pacientes classificaram o acesso ao serviço como difícil ou muito difícil. A estrutura física foi categorizada como satisfatória, bem organizada e higienizada. Conclusão: A satisfação dos usuários pode ser citada como excelente, porém novos estudos são necessários para aprofundamento no tema.
Palavras-chave:
A satisfação dos usuários vem sendo utilizada como ferramenta na melhoria dos serviços de saúde bucal: possibilita a Identificação de limitações e melhor entendimento do perfil do paciente; contribuindo para aprimoramento das práticas profissionais e garantindo a participação social. Objetivo: Avaliar a satisfação dos usuários de serviços públicos odontológicos. Metodologia: Revisão da literatura. Os artigos foram selecionados utilizando as bases de dados LILACS e SCIELO através das palavras-chave: satisfação dos usuários; Odontologia; SUS. Foram incluídos artigos da língua inglesa e portuguesa de 1988 a 2018. Resultados: Num total de nove artigos selecionados, observou-se elevado nível de satisfação pela humanização do atendimento. Por outro lado, 70% dos pacientes classificaram o acesso ao serviço como difícil ou muito difícil. A estrutura física foi categorizada como satisfatória, bem organizada e higienizada. Conclusão: A satisfação dos usuários pode ser citada como excelente, porém novos estudos são necessários para aprofundamento no tema.
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