O suicídio de Emma Bovary: Considerações sobre o morrer na obra de Gustave Flaubert
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v12i42.1293Keywords:
Suicídio, Morte, MorrerAbstract
Este artigo parte da análise literária e psicossocial sobre o suicídio, utilizando como objeto de estudo a personagem Emma Bovary, da obra-prima de Gustave Flaubert, publicado em 1856, na França. Designado como precursor da escola literária do realismo, Flaubert desenhou uma personagem com uma série de nuances que representam dignamente os costumes burgueses europeus da segunda metade do século XIX, bem como transparecem o lugar reservado à mulher neste contexto cultural. O realismo apresentado em Madame Bovary tornou o romance bastante discutido no decorrer dos séculos. Quando publicado em pleno século XIX, a obra erou impactos por toda sociedade, sendo proibida sua publicação na época. Entretanto, a história desenhada minuciosamente por Flaubert sustenta-se atual, pois refere-se tanto ao matar a si como refúgio de uma vida massacrante, como ao enigma da feminilidade ao longo da história, ambas percepções atemporais.
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