Professor e Coordenador: Parceiros no Trabalho Pedagógico

Authors

  • Maria Irisdene Batista Barreto Faculdade de Ciências e Letras de Cajazeiras
  • Sayonara Abrantes de Oliveira Uchoa Universidade Federal da Paraíba
  • Symara Abrantes Albuquerque de Oliveira Cabral
  • Hermes Melo Teixeira Batista Hospital Universitário Júlio Bandeira, Cajazeiras – PB e Faculdade de Medicina Estácio do Juazeiro do Norte.

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v12i41.1256

Keywords:

Ensino. Pedagogia. Relações de ensino

Abstract

Apresenta as reflexões acerca da construção do conceito de trabalho docente, situação que, nos últimos anos, tem levado em conta uma abordagem discursiva e, vários elementos constitutivos da atividade educacional. Partimos então do pressuposto de que a prática docente realizada de forma satisfatória deve ser construída com base na investigação. Assim, objetiva analisar as representações que uma professora e uma coordenadora têm acerca das prescrições que são determinadas para orientar o agir de ambas. Os dados que compõem o corpus foram coletados a partir de uma entrevista semiestruturada com uma professora recém-formada que leciona língua portuguesa em uma escola do estado da cidade de Cajazeiras e outra que é psicopedagoga e atua como coordenadora pedagógica no IFPB, na cidade de Princesa Isabel no estado da Paraíba. Sob a ótica da linha teórica do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) (BRONCKART, 2008) e, em especial, à luz dos conceitos oriundos das Ciências do trabalho (SAUJAT 2004; BUENO, 2009) estabelecemos a ponte entre linguagem e trabalho educacional a fim de compreender a atividade docente,  ancora-se, ainda, em Bronckart e Machado (2004), Saujat (2004), Bueno (2009), Machado (2009), entre outros. Contribui, pois, para a reflexão sobre parcerias necessárias ao ensino.

 

 

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Author Biographies

Maria Irisdene Batista Barreto, Faculdade de Ciências e Letras de Cajazeiras

[1] Doutora e Mestre em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba – PROLING. Participou do Programa de Desenvolvimento Profissional para professores de Língua Inglesa na University Central of Florida (2013). Atualmente é docente na Faculdade de Ciências e Letras de Cajazeiras ministrando as disciplinas de Inglês Instrumental e Português Instrumental. Contato: yris_pb@hotmail.com


 

Sayonara Abrantes de Oliveira Uchoa, Universidade Federal da Paraíba

Symara Abrantes Albuquerque de Oliveira Cabral

Graduanda em Letras pelo IFPB. Graduada em Enfermagem pela UFCG, Mestre em Sistemas Agroindustriais pela UFCF e Doutorado em andamento em Ciências da Saúde pela FMSCMSP. Contato: symara_abrantes@hotmail.com

Hermes Melo Teixeira Batista, Hospital Universitário Júlio Bandeira, Cajazeiras – PB e Faculdade de Medicina Estácio do Juazeiro do Norte.

Médico pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Médico do Hospital Universitário Júlio Bandeira, Cajazeiras – PB. Docente na Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte. Mestrado e Doutorado em Ciências da saúde pela Faculdade de Medicina do ABC. Santo André-SP.

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Published

2018-07-29

Issue

Section

Artigos