Leituras Acerca do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova De 1932: Uma Análise para além da Educação

Authors

  • Edilânio Rodrigues Macário Universidade Regional do Cariri- URCA
  • Ítalo Ramom Santos Bandeira Universidade Regional do Cariri - URCA
  • Kátia Maria de Moura Universidade Regional do Cariri - URCA

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v12i41.1250

Keywords:

Educação Brasileira. Reforma Educacional. Educação Nova

Abstract

Este estudo é uma análise acerca do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova de 1932, documento que marca historicamente a educação num viés revolucionário. Nessa linha, para entender a elaboração e publicação deste documento, fez-se necessário resgatar o cenário sócio-histórico e político da época, pois sem esta compreensão inviabilizaria o real conhecimento dos motivos que culminaram no referido documento que marcou não só uma década, mas faz parte da história educacional brasileira.

 

 

 

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Author Biographies

Edilânio Rodrigues Macário, Universidade Regional do Cariri- URCA

 

1 Licenciado em História pela Universidade Regional do Cariri, Especialista em História do Brasil pela Universidade Regional do Cariri- URCA. Aluno do Programa de Mestrado Profissional em Educação – MPEDU da URCA.

Contato:  macario1500@gmail.com;

 

Ítalo Ramom Santos Bandeira, Universidade Regional do Cariri - URCA

Graduado em Geografia pela Universidade Regional do Cariri, Especialista em Práticas Docente do Ensino Superior pela Faculdades Integradas de Patos. Aluno do Programa de Mestrado Profissional em Educação – MPEDU da URCA.

Contato:  italo.geo20@gmail.com;


 

Kátia Maria de Moura, Universidade Regional do Cariri - URCA

3 Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí, Especialista em Gestão do Trabalho Pedagógico pela Faculdade Internacional de Curitiba. Aluna do Programa de Mestrado Profissional em Educação – MPEDU da URCA. Contato:  professorakatiamoura@gmail.com.

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Published

2018-07-29

Issue

Section

Artigos