O Livro Didático de Matemática no Ensino Fundamental do Cariri (1960-1980): Uma Pesquisa Documental

Authors

  • Margarida Maria de Souza Santos Albuquerque Universidade Regional do Cariri - URCA
  • Ariza Maria Rocha Universidade Regional do Cariri - URCA

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v12i41.1248

Keywords:

Livro didático. Ensino-aprendizagem da matemática. Pesquisa documental

Abstract

Esta comunicação tem o intuito de analisar o Livro Didático de Matemática no Ensino Fundamental (1960-1980). Para tanto, nos nortearemos pela seguinte indagação: Quais eram os conteúdos dos livros didáticos de matemática empregados no processo de aprendizagem dos educandos? Como suporte teórico-metodológico utilizaremos a pesquisa documental. Para efetuar a análise tomamos as seguintes categorias: a) prefácio; b) formatação; c) ilustrações e imagens; d) conteúdo pedagógico; e) os autores e suas formações acadêmicas. Esperamos com este estudo contribuir para o ensino da matemática no Cariri.

 


Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Margarida Maria de Souza Santos Albuquerque, Universidade Regional do Cariri - URCA

 1 Graduação em Matemática pela Universidade Regional do Cariri, Especialista em Gestão Escolar pela Faculdade de Juazeiro do Norte, Especialista em Matemática do Ensino Médio pela Universidade Regional do Cariri e Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade de Juazeiro do Norte – CE. Aluna do Programa de Mestrado Profissional em Educação – MPEDU da URCA. Contato: margaridamssa@gmail.com

Ariza Maria Rocha, Universidade Regional do Cariri - URCA

2 Pós-doutorado em História pela Faculdade de Letras/ Universidade de Lisboa-FLUL Doutora em Educação Brasileira, Universidade Federal do Ceará-UFC. Docente permanente no Mestrado Profissional em Educação da URCA.

Contato: ariza.rocha@urca.br;


 

 

 

References

ALVES, A. M. M. Livro didático de matemática: uma abordagem histórica; orientadora, Eliane Teresinha Peres. – Pelotas, 2005. 178f. Disponível em: www.educadores.diadia.pr.gov.br. Acesso em: 04 de novembro de 2017.

BATISTA, A. A. Um objeto variável e instável: textos, impressos e livros didáticos. In: ABREU, Márcia (org.). Leitura, História e História da Leitura. São Paulo: Mercado das Letras, 1999.

BEZERRA, H. G. LUCA, T. R. Em busca da Qualidade PNLD – História – 1996 – 2004. In: SPOSITO, M. E. B (org.). Livros Didáticos de História e Geografia. Avaliação e Pesquisa. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2006. p. 27 – 53.

BRASIL. Parâmetro curriculares nacionais: ensino médio. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Brasília: MEC/SEMTEC, 1999. v. 4.

______. Coleção Explorando o Ensino, v. 17. Ministério da Educação, Secretária da Educação Básica, Brasília, 2010. 248p.

______. Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). 2016. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br>. Acesso: 14 nov. 2016.

BÚRIGO, E. Z. Matemática moderna: progresso e democracia na visão de educadores brasileiros nos anos 60. Teoria & Educação. Porto Alegre: Pannonica, número 2, p. 177 – 229, 1990.

CLARET, M. Dicionário Filosófico – Voltaire. São Paulo: Martin Claret, 2002.

FACHIN, O. Fundamentos de Metodologias. 5. ed. [rev.] – São Paulo: Saraiva, 2006. P. 210

FERREIRA, R. C. C. A comissão nacional do livro didático durante o estado novo (1937 - 1945). Assis 2008.

GATTI JÚNIOR, D. A escrita escolar da história: livro didático e ensino no Brasil. Bauru, SP: Edusc; Uberlândia, MG: Edufu, 2004.

GOMES, R. Análise e interpretação de dados de pesquisa qualitativa. In.: DESLANDES, S. F; MINAYO, M. C. S.(org). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 26 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007. P. 108.

HOUAISS, A. Et al. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

LAKATOS, E.M; MARCONI, M.A. Fundamentos de metodologia científica. 8 ed. São Paulo: Atlas, 2017.

MIRANDA, S. R.; LUCA, T. R. O livro didático de história hoje: um panorama a partir do PNLD. Revista Brasileira de História, São Paulo, v.24, n.48, 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbh/v24n48/a06v24n48.pdf/>. Acessado em 25 de novembro de 2017.

PÁDUA, E. M. M. Metodologia da pesquisa: Abordagem teórico-prática. 17ª ed. Campinas, SP: Papirus, 2012. 127 páginas. (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).

SAVIANI, D. Histórias das Ideias Pedagógicas no Brasil. 2. ed. Campinas/SP: Autores associados, 2008. (Coleção Memória da Educação).

Published

2018-07-29

Issue

Section

Artigos