Indisciplina na Escola: Uma Análise dos fatores de Influência no interior do Ceará, Brasil

Authors

  • Rui Barreto da Silva Universidad San Carlos. Paraguay
  • Osvaldo Arsênio Villalba Universidad San Carlos – PY.

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v12i41.1244

Keywords:

Escola, Disciplina, Indisciplina, Construção, desconstrução

Abstract

A Indisciplina apresenta-se atualmente como um elemento importante dentro do espaço escolar, uma vez que toda a comunidade escolar, professores, alunos, pais e núcleo gestor percebem a sua presença, colocando-a, muitas vezes como um dos aspectos que dificulta o processo de ensino-aprendizagem. O objetivo foi analisar aspectos relacionados à indisciplina escolar no município de Banabuiú, no interior cearense – Brasil. Trata-se de um estudo de campo, exploratório e descritivo em escolas públicas do município ora pesquisado. A amostra envolveu o núcleo gestor, professores, alunos e pais. O instrumento de coleta de dados constou de um questionário com questões para caracterização da amostra e questões sobre a percepção do construto estudado. Os resultados levaram a crer que os professores e gestores escolares não se reconhecem com uma preparação adequada para lidar com a questão da indisciplina na escola. 

 

 

 

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Author Biographies

Rui Barreto da Silva, Universidad San Carlos. Paraguay

Graduação em História pela Universidade Estadual do Ceará. Mestre em Ciências da Educação pela Universidad San Carlos. Paraguay. Professor do Liceu de Banabuiú. Contato: ruim.ce@hotmail.com;

 


Osvaldo Arsênio Villalba, Universidad San Carlos – PY.

Docente no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Ediucação da Universidad San Carlos – PY.

Contato:  oavillalba@hotmail.com.

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Published

2018-07-29

Issue

Section

Artigos