Desafios Logísticos dos “Novos” Modelos de Negócios frente a evolução das Mídias Sociais
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v12i41.1223Keywords:
Novos Negócios. Logística. Mídias SociaisAbstract
Diante de um cenário mercadológico cada vez mais acirrado, onde o consumidor está cada dia mais informado e conectado através das mídias sociais, é preciso que os gestores estejam atentos aos negócios que pretendem desenvolver. Possuir uma logística que garanta, não apenas a satisfação do consumidor, mas o abastecimento de produtos/serviços de maneira ininterrupta, com a finalidade de manter um negócio inovador e lucrativo pode ser considerado um entrave a empresas que possuem suas atividades recentes e voltadas a nichos específicos de consumidores. Diante disso, o presente trabalho tem a finalidade de analisar quais os desafios logísticos enfrentados pelas organizações frente a ascensão das mídias sociais. A presente pesquisa é de natureza básica, quanto aos objetivos, foram classificados como exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa, baseada em fontes bibliográficas, livros, artigos e revistas acerca do tema estudado. O procedimento se deu através de um estudo multicascos. No que se refere ao instrumento da coleta de dados, foram desenvolvidas entrevistas, bem como as observações do pesquisador acerca do ambiente analisado. Observou-se que os gestores, mesmo sem conhecimentos técnicos praticam os processos logísticos em suas atividades e utilizam as mídias sociais para obter dados que auxiliem no desenvolvimento logístico como diferencial competitivo.
Downloads
References
ADNEWS. F/Nazca diz que Brasil tem 81,3 milhões de internautas. Disponível em: <http://www.adnews.com.br/internet/110788.html>. Acesso em:15 set. 2017.
AMARAL, R. C. G do; OLIVEIRA, L. B. de. Os Desafios da Primeira Gestão: Uma Pesquisa com Jovens Gestores. Disponível em:< file:///C:/Users/maria/Downloads/Amaral_Oliveira_2017_Os-Desafios-da-Primeira-Gestao_45100.pdf>. Acesso em: 16 set. 2017.
BALLOU, R. H. (2006). Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos / Logística Empresarial. Porto Alegre: Bookman.
¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬_____________. (2010). Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos / Logística Empresarial. Porto Alegre: Bookman.
BENEDETTI, M. H.; GHOBRIL, A. N.; ALBARELLO, E. B. Possíveis interações entre conhecimentos externos e internos nos processos de inovações de micro e pequenas empresas, 2017. Disponível em:< file:///C:/Users/maria/Downloads/Benedetti_Ghobril_Albarello_2017_Possiveis-Interacoes-entre-Con_45929.pdf>. Acesso em: 15 set. 2017.
BENEVIDES, G.; ANTONIOLLI, P. D.; PIZZINATTO, Andrea Kassouf; ARGOUD, Ana Rita Tiradentes Terra. A logística como fonte de vantagem competitiva: análise comparativa de estruturas tradicionais versus operador logístico, (2014). Disponível em:< file:///C:/Users/maria/Downloads/Benevides_Domingos_Kassouf_Argoud_2014_A-logistica-como-fonte-de-vant_36704.pdf>. Acesso em: 17 set. 2017.
BORELLA, M. R. de C.; BARCELLOS, P. F. P.; SACHDEV, H.; MERZ, G. R.; GALELLI, A. Estrutura organizacional, capacidade dos serviços e impacto sobre o desempenho de fornecedores logísticos no contexto B2B, 2017. Disponível em:< http://www.scielo.br/pdf/gp/v24n2/0104-530X-gp-0104-530X1538-16.pdf>. Acesso em: 05 set. 2017.
BOWERSOX, D. J. e CLOSS, D. J. Logística empresarial: o processo de integração da cadeia de suprimento. São Paulo: Atlas, 2001.
BRANSKI, R. M.; LAURINDO, F. J. B. (2013). Tecnologia da informação e integração das redes logísticas. Gestão & Produção, 20(2), 255-270.
BRANSKI, R. M.; LAURINDO, F. J. B. Tecnologia da informação e integração das redes logísticas, (2012). Disponível em:< http://www.scielo.br/pdf/gp/v20n2/v20n2a02.pdf>. Acesso em: 17 set. 2017.
BUENO, B. Inovação colaborativa: Uma abordagem aberta no desenvolvimento de novos produtos, (2012). Disponível em:< file:///C:/Users/maria/Documents/Novos%20produtos.pdf>. Acesso em: 14 set. 2017.
CARVALHO, G. J. de.; PEREIRA, J. F. de O.; NUNES, R. de S. A influência das redes sociais no comportamento de compra, 2013. Disponível em:< http://blog.newtonpaiva.br/pos/wp-content/uploads/2013/04/PDF-E6-RP54.pdf>. Acesso em: 06 set. 2017.
CERETA, G. F.; REIS, D. R. dos; ROCHA, A. C. da. Inovação e modelos de negócio: Um estudo bibliométrico da produção científica na base Web of Science. Disponível em:< file:///C:/Users/maria/Documents/iNOVAÇÃO%20NOS%20NEGÓCIOS.pdf>. Acesso em: 06 set. 2017.
CONCEIÇÃO, S. V.; QUINTÃO, R. T. Avaliação do desempenho Logístico da cadeia Brasileira de Suprimentos e Refrigerantes, 2004. Disponível em:< http://www.scielo.br/pdf/%0D/gp/v11n3/a15v11n3.pdf>. Acesso em: 05 set. 2017.
CORREIA, E. B. Marketing one to one, (2010). Disponível em:< https://mgeiscee.files.wordpress.com/2010/01/marketing-one-to-one-intro1.pdf>. Acesso em: 10 nov. 2017.
CUNHA, N. M. M. da.; MACÊDO, I. I. de.; RODRIGUES, D. F.; JOHANN, M. E. P. Aspectos Comportamentais da Gestão de Pessoas. Rio de Janeiro, Editora FGV, 2007.
DI SERIO, L. C.; SAMPAIO, M.; FARIAS PEREIRA, S. C. A evolução dos conceitos de logística: um estudo na cadeia automobilística no Brasil - Revista de Administração e Inovação [en linea] 2007, 4 (Sin mes). Disponível em:< http://www.redalyc.org/pdf/973/97317205009.pdf>. Acesso em: 06 set. 2017.
DIAS, M. P. Administração de materiais: princípios, conceitos e gestão. 6. Ed. 7. reimpr. São Paulo: Atlas, 2012.
DUARTE, T. Entenda a importância do feedback do seu cliente, (2015). Disponível em:< https://satisfacaodeclientes.com/entenda-a-importancia-do-feedback-do-seu-cliente/>. Acesso em:10 nov. 2017.
FERNANDES, D.; PEDRO , J. G.; COUTINHO, D. dos S.; VASCONCELOS, D. T. de; SILVA,; REIS ,R. S. dos; SARAIVA, R. de L. O papel da logística nas organizações: um estudo de caso em uma distribuidora de alimentos, (2013). Disponível em:< http://www.unoeste.br/site/enepe/2013/suplementos/area/Humanarum/Economia/O%20PAPEL%20DA%20LOG%C3%8DSTICA%20NAS%20ORGANIZA%C3%87%C3%95ES%20UM%20ESTUDO%20DE%20CASO%20EM%20UMA%20DISTRIBUIDORA%20DE%20ALIMENTOS.pdf>. Acesso em: 10 nov. 2017.
FIGUEIREDO, P. N. Aprendizagem tecnológica e inovação industrial em economias emergentes: uma breve contribuição para o desenho e implementação de estudos empíricos e estratégias no Brasil. Revista Brasileira de Inovação, v. 3, n. 2, p. 323-361, 2004.
GLOBO, O. Publicidade na internet já movimenta R$ 1,2 bilhão. Disponível em:<http://oglobo.globo.com/tecnologia/mat/2011/02/12/ publicidade-na-internet-ja-movimenta-1-2- bilhao-923791125.asp>. Acesso em: 06 set. 2017.
HAMEL, G. Liderando a Revolução. 2.ed. Rio de Janeiro: Campus, 2000.
IBRAMEC. 65% das empresas já apostam na internet já apostam nas redes sociais. Disponível em <http://www.ibramerc.org.br/itemBiblioteca.aspx?id=20 20>. Acesso em: 06 set. 2017.
LEITE, P. R. Logística Reversa: Meio ambiente e Competitividade. 2 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.
LUDWIG, A. C. W. Fundamentos e prática de metodologia científica. 2. Ed. – Petrópolis, RJ: Vozes 2012.
MALAQUIAS, F. F. de O.; MALAQUIAS, R. F. Gestão De Custos E Gestão Logística: O Papel Dos Sistemas De Informação, (2014). Disponível em:< file:///C:/Users/maria/Downloads/Malaquias_Malaquias_2014_Gestao-de-custos-e-gestao-logi_37752.pdf>. Acesso em: 17 set. 2017.
MARQUES, F. Guia prático da excelência em serviços: como conquistar clientes, aumentar os lucros e viver melhor. São Paulo: Nobel, 2006.
MENEZES, V.; OLIVEIRA, S. F. de. (Organizadora). Qualidade total: Os princípios do dr. Deming frente à realidade brasileira – São Paulo/SP – Ed. Ixtlan, 2015.
MESQUITA, A. M.; MARTINS, R. S. Desafios logísticos às redes de negócios no Brasil: o que podem as parcerias público-privadas (PPPs). Disponível em:< file:///C:/Users/maria/Documents/Desafios%20logísticos%20no%20brasil.pdf>. Acesso em: 16 set. 2017.
MOIA, R. P.; CONSTANT, D. M. A.; SILVA, J. A.; SOUZA, T. S.; BUENO, T. R.; ROQUE FILHO, M. P. Logística de abastecimento: os gargalos na gestão de suprimentos de uma franquia, (2013). Disponível em:< http://www.unigran.br/ciencias_exatas/conteudo/ed6/artigos/01.pdf>. Acesso em: 10 nov. 2017.
MUZZIO, H. Indivíduo, Liderança e Cultura: Evidências de uma Gestão da Criatividade, (2016). Disponível em:< file:///C:/Users/maria/Downloads/Muzzio_2017_Individuo,-Lideranca-e-Cultura_43681.pdf>. Acesso em: 16 de set. 2017.
NEREU, C. O. E-commerce e suas vantagens para uma microempresa de vestuário em Brasília, (2013). Disponível em:< http://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/4969/1/20945990.pdf>. Acesso em: 10 nov. 2017.
NOVAES, A. G. Logística e Gerenciamento da Cadeia de Distribuição. Rio de Janeiro: Campus, 2001.
NOVAES, A. G. Logística e gerenciamento da cadeia de distribuição. 3. reimpressão. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.
OLIVEIRA, J. B., & LEITE, M. S. A. (2010). Modelo analítico de suporte à configuração e integração da cadeia de suprimentos. Gestão & Produção, 17(3), 447-463.
OROFINO, M. A. R. Técnicas de criação do conhecimento no desenvolvimento de modelos de negócio. 2011. 233 Dissertação (Mestrado). Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento., Universidade Federal de Santa Catarina.
PACHECO, F. B.; KLEIN, A. Z.; RIGHI, R. da R. Modelos de negócios para produtos e serviços baseados em internet das coisas: uma revisão da literatura e oportunidade de pesquisas futuras, (2015). Disponível em:<http://ac.els-cdn.com/S1809227616300054/1-s2.0-S1809227616300054-main.pdf?_tid=54728a10-91dd-11e7-b650-00000aab0f01&acdnat=1504576725_105e9c12315174891dbeffc6d02d937b>. Acesso em: 04 set. 2017.
PALADINE, E. P. Gestão Estratégica da Qualidade: princípios, métodos e processos. Sãp Paulo: Atlas, 2008.
PEREIRA, M. G. Artigos Científicos: Como redigir, publicar e avaliar [Reimpr.]. – Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013.
QUAINO, L. Metade da população brasileira está incluída no mundo digital, diz FGV. Disponível em: http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2012/07/metade-da-populacao-brasileira-esta-incluida-no-mundo-digital-diz-fgv.html>. Acesso em: nov. 2017.
RAZZOLINI FILHO, E. Logística: evolução na administração – desempenho e flexibilidade. 1ª ed. (ano 2006), 4ª reimpr./ Curitiba: Juruá, 2011.
RINCAWESKI, Isaac. A importância das parcerias nos negócios, (2012). Disponível em:< http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/a-importancia-das-parcerias-nos-negocios/64242/>. Acesso em: 10 nov. 2017.
SEVERO, J.; F. Administração de Logística Integrada, PCP e Marketing, 2ª edição, E-Pappers, 2006.
SILVA, R. M. da.; SENNA, E. T. P.; SENNA, L. A. dos S.; JÚNIOR, O. F. L. Plataformas Logísticas: uma abordagem sobre as tipologias e características através de uma revisão sistemática, (2013). Disponível em:< file:///C:/Users/maria/Documents/PLATAFORMAR%20LOGÍSTICAS.pdf>. Acesso em: 16 set. 2017.
SOLOMON, M. R. O comportamento do consumidor: Comprando, possuindo e sendo, (2016). Disponível em:< https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=n-1zCwAAQBAJ&oi=fnd&pg=PR1&dq=consumidores+conscientes&ots=JV4J3uKq6L&sig=DUYaekEePK9WOOIA8cfPjrJzY9U#v=onepage&q=consumidores%20conscientes&f=false>. Acesso em: 09 nov. 2017.
SOUSA, L. M. M. de.; AZEVEDO, L. E. O Uso de Mídias Sociais nas Empresas: Adequação para Cultura, Identidade e Públicos, (2010). Disponível em:< http://www.intercom.org.br/papers/regionais/norte2010/resumos/R22-0015-1.pdf>. Acesso em: 09 nov. 2017.
SOUSA, W. C. de.; OLIVEIRA NETO, G. C. Análise da influência da tecnologia da informação na qualidade do serviço logístico, (2013). Disponível em:< http://www.abepro.org.br/biblioteca/enegep2013_TN_STO_177_009_23193.pdf>. Acesso em: 17 set. 2017.
SOUSA, L. M. M. de. AZEVEDO, L. E. O Uso de Mídias Sociais nas Empresas: Adequação para Cultura, Identidade e Públicos, (2010). Disponível em:< http://www.intercom.org.br/papers/regionais/norte2010/resumos/R22-0015-1.pdf>. Acesso em: 09 nov. 2017.
SOUZA, M. A. de.; WEBER, E. L.; CAMPOS, R. H. Práticas de gestão de custos logísticos internos: estudo de caso em empresa moveleira do sul do Brasil, (2015). Disponívelem:< file:///C:/Users/maria/Downloads/Souza_Weber_Campos_2015_Praticas-de-gestao-de-custos-l_35527.pdf>. Acesso em: 10 nov. 2017.
THEIS, V.; SCHREIBER, D. Inovação de produtos e processos sob a perspectiva da gestão ambiental. Disponível em:< file:///C:/Users/maria/Downloads/Theis_Schreiber_2017_Inovacao-de-Produtos-e-Process_45720.pdf>. Acesso em 19 set. 2017.
TIGRE, P. B.; NORONHA, V. B. Do mainframe à nuvem: inovações, estrutura industrial e modelos de negócios nas tecnologias da informação e da comunicação, (2011). Disponível em:< http://www.scielo.br/pdf/rausp/v48n1/09.pdf>. Acesso em: 14 set. 2017.
VARANDAS JUNIOR, A.; SALERNO, M. S.; MIGUEL, P. A. C. Análise da gestão da cadeia de valor da inovação em uma empresa do setor siderúrgico, (2013). Disponível em:< http://www.scielo.br/pdf/gp/v21n1/a01v21n1.pdf>. Acesso em: 14 set. 2017.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os autores detêm os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.