Estudos Nacionais sobre as Assistências de Enfermagem e de Psicologia ao Idoso Residente em Instituição de Longa Permanência

Authors

  • Andreane Nathalia Pereira de Almeida Monteiro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPE) - Departamento de Enfermagem.
  • Juliane da Silva Pereira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPE)-Departamento de Enfermagem.
  • Mércia Alcântara Feitosa Valença Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPE)-Departamento de Enfermagem.
  • Maria Amanda Lima Batista Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPE)-Departamento de Enfermagem.
  • Luciclaudio da Silva Barbosa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPE)-Departamento de Enfermagem.
  • Silvana Cavalcanti dos Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPE)-Departamento de Enfermagem.
  • Ana Carla Silva Alexandre Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPE)-Departamento de Enfermagem.
  • Claudia Daniele Barros Leite-Salgueiro 1-Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). 2- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPE)-Departamento de Enfermagem. https://orcid.org/0000-0002-8384-4254

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v12i41.1214

Keywords:

Envelhecimento, assistência de enfermagem, psicologia, cuidado, ILPI.

Abstract

Este é um estudo de revisão integrativa sobre a produção científica brasileira, englobando a práxis do enfermeiro e do psicólogo na assistência prestada à saúde do idoso residente em Instituição de Longa Permanência para Idosos, que expõe o perfil dos trabalhos publicados em âmbito nacional, no período de 2010 a 2015, indexados nas bases de dados: da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), SciELO, LILACS, Portal Capes e Google Acadêmico. Foram encontrados 47 trabalhos publicados em português. Vinte e sete artigos foram selecionados, sendo a maioria publicada em 2012, em periódicos de enfermagem e gerontologia. A amostra foi apresentada em um quadro com a distribuição dos artigos (n=27), com descrição de indicadores como ano de publicação, título, autor (es), modalidade, área de atuação e objetivos dos artigos selecionados. Os critérios de classificação dos artigos do presente estudo foram descritos por modalidade: artigo de revisão, estudos teóricos e publicação original. Verificou-se ampla discussão na literatura, especialmente com enfoque na assistência prestada pela enfermagem, ao idoso residente em ILPI. Entretanto, escassez de pesquisas nacionais evidenciando as duas atuações profissionais relacionadas na prestação de assistência ao público alvo em questão.

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Author Biographies

Andreane Nathalia Pereira de Almeida Monteiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPE) - Departamento de Enfermagem.

Enfermeira formada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) – Campus Pesqueira. Pesquisadora Colaboradora de Projetos de Pesquisa e Extensão, na linha de Cuidado à Pessoa Idosa, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) – Campus Pesqueira

Juliane da Silva Pereira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPE)-Departamento de Enfermagem.

Enfermeira formada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) – Campus Pesqueira. Pesquisadora Colaboradora de Projetos de Pesquisa e Extensão, na linha de Cuidado à Pessoa Idosa, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) – Campus Pesqueira. Assistente de saúde da Prefeitura Municipal de Pesqueira-Pe.

Mércia Alcântara Feitosa Valença, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPE)-Departamento de Enfermagem.

Enfermeira formada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) – Campus Pesqueira.

Maria Amanda Lima Batista, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPE)-Departamento de Enfermagem.

Enfermeira formada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) – Campus Pesqueira. Residente em Saúde da Família /Atenção Básica

Luciclaudio da Silva Barbosa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPE)-Departamento de Enfermagem.

Mestre em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Biólogo formado pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Docente do Curso de Bacharelado em Enfermagem do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) – Campus Pesqueira. Coordenador dos laboratórios de morfofisiologias dos processos vitais em enfermagem do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE)–Campus Pesqueira.

Silvana Cavalcanti dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPE)-Departamento de Enfermagem.

Mestra em Saúde Pública pelo Centro de Pesquisa Aggeu Magalhaes (CPqAM/FIOCRUZ), Pós Graduada (Lato Sensu) em Saúde Pública pela Associação Caruaruense de Ensino Superior (ASCES). Enfermeira formada pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Docente do curso Bacharelado em Enfermagem do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) – Campus Pesqueira. Coordenadora de Projetos de Pesquisa e Extensão no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) – Campus Pesqueira.

Ana Carla Silva Alexandre, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPE)-Departamento de Enfermagem.

6Doutora em Ciências da Saúde pelo Instituto Universitário Italiano de Rosário, Argentina (IUNIR), Pós Graduada (Lato Sensu) em Unidade de Terapia Intensiva pelo Centro \universitário Internacional (UNINTER) e em Emergência e Urgência (SES). Enfermeira formada pela Faculdade de Enfermagem de Arcoverde (FENFA). Docente do curso Bacharelado em Enfermagem do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) – Campus Pesqueira. Coordenadora de Projetos de Pesquisa e Extensão no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) – Campus Pesqueira.

Claudia Daniele Barros Leite-Salgueiro, 1-Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). 2- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPE)-Departamento de Enfermagem.

Doutora em Psicologia Clínica pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), Mestra em Ciências da Saúde pela Universidade de Pernambuco (UPE), Pós Graduada em Saúde Coletiva pela mesma Universidade Psicóloga formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Professora do curso Bacharelado em Enfermagem do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) – Campus Pesqueira. Coordenadora de Projetos de Pesquisa e Extensão, na linha de Cuidado à Pessoa Idosa e em Educação do IFPE. Professora Convidada do Curso de Pós Graduação Lato Sensu em Gerontologia da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP).

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Published

2018-08-02

Issue

Section

Artigo de Revisão