Análise da Eficácia da Ferramenta Merchandising: Um estudo com Consumidores de Supermercados na Cidade de Assaré

Authors

  • Yasmin Ferreira Dias Centro Universitário Dr. Leão Sampaio/Unileão
  • Gabriel José Andrade Oliveira Centro Universitário Dr. Leão Sampaio/Unileão
  • Maria Patrícia de Alencar entro Universitário Dr. Leão Sampaio/Unileão
  • Cristiano Viana Cavalcanti Castellão Tavares Universidade Federal do Cariri

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v12i40.1148

Keywords:

Marketing. Merchandising. Ponto de Venda

Abstract

O corrente estudo propõe uma análise mais aprofundada a respeito do merchandising e a utilização de suas ferramentas como mecanismo para ampliar as vendas. A presente pesquisa tem como objetivo investigar a percepção dos clientes sobre as técnicas de merchandising aplicadas nos supermercados da cidade de Assaré - CE, e a influência dessas técnicas sobre os consumidores. Para alcançar o objetivo exposto, a pesquisa se caracteriza como exploratória descritiva e quantitativa. Foram aplicados questionários com perguntas fechadas aos consumidores dos supermercados da cidade em pesquisa, com a finalidade de obter respostas significativas que estão expostas na conclusão desta pesquisa. Contatou-se nessa pesquisa que para uma parcela significativa da população entrevistada, as técnicas de merchandising têm se mostrado eficientes, e que apesar de muitas vezes o potencial dessas técnicas não seja utilizado por completo, é possível notar o grau de influências que essas possuem sobre as decisões finais de compra dos consumidores.

 

 

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Author Biographies

Yasmin Ferreira Dias, Centro Universitário Dr. Leão Sampaio/Unileão

 

Bacharel em Administração pelo Centro Universitário Dr. Leão Sampaio/Unileão, diasyasmim@gmail.com

 

4

 

 

Gabriel José Andrade Oliveira, Centro Universitário Dr. Leão Sampaio/Unileão

Bacharel em Administração pelo Centro Universitário Dr. Leão Sampaio/Unileão, gabrieloliveira.m12@gmail.com

Maria Patrícia de Alencar, entro Universitário Dr. Leão Sampaio/Unileão

Bacharel em Administração pelo Centro Universitário Dr. Leão Sampaio/Unileão, patriciaalencar133@gmail.com

Cristiano Viana Cavalcanti Castellão Tavares, Universidade Federal do Cariri

 Professor orientador do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio/Unileão, Doutorando em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília (UNB), Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Administrador na pró-reitoria de planejamento e orçamento da Universidade Federal do Cariri (UFCA),c.castellao@gmail.com

 

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Published

2018-05-30

How to Cite

Dias, Y. F., Oliveira, G. J. A., Alencar, M. P. de, & Tavares, C. V. C. C. (2018). Análise da Eficácia da Ferramenta Merchandising: Um estudo com Consumidores de Supermercados na Cidade de Assaré. ID on Line. Revista De Psicologia, 12(40), 660–679. https://doi.org/10.14295/idonline.v12i40.1148

Issue

Section

Artigos